Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7702
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Aulas Paraná e o registro de classe online (RCO) no ensino de geografia em Marechal Cândido Rondon, Pr: elementos para a análise |
Other Titles: | Paraná classes and online class registration (RCO) in geography teaching In Marechal Cândido Rondon, Pr: elements for analysis |
Autor: | Schreiner, Simony ![]() |
Primeiro orientador: | Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
Primeiro membro da banca: | Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
Segundo membro da banca: | Leme, Rosana Cristina Biral |
Terceiro membro da banca: | Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas |
Resumo: | O docente de Geografia enfrenta desafios diários na construção da aprendizagem, o que pode gerar desinteresse pelo ensino da disciplina e pela escolarização. Essas dificuldades se tornaram ainda mais evidentes com a chegada do SARS-CoV-2. Nesse cenário, adotou-se o sistema de aulas remotas no estado do Paraná, utilizando a plataforma Google Sala de Aula, ferramenta oficial de ensino-aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Tal contexto impactou diretamente a organização do trabalho docente e o desempenho de suas funções, a exemplo da utilização de slides fornecidos pelo Registro de Classe Online (RCO). Para compreender a interação dos professores com esses materiais, foram coletados dados do site da APP Sindicato e realizadas conversas com docentes sobre o uso dos slides do RCO. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de professores de Geografia da rede estadual do município de Marechal Cândido Rondon, que contribuíram por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Os resultados da dissertação indicam que a prática educacional no Paraná, mediada por plataformas digitais, fundamenta-se em uma abordagem neotecnicista, com forte supervisão e padronização instrumental. Além disso, os achados evidenciam de que modo a tecnologia atua como um mecanismo ideológico e de que forma a educação é influenciada por corporações internacionais no cenário educacional. |
Abstract: | Geography teachers face daily challenges in building learning, which can lead to a lack of interest in teaching the subject and schooling. These difficulties have become even more evident with the arrival of SARS-CoV-2. Hence, the remote learning system was adopted in the state of Paraná, using Google Classroom as the official teaching and learning platform of the Paraná State Department of Education (SEED, acronym in Portuguese). This scenario has directly impacted on the work organization and performance of teachers, as seen in the slides provided by the Online Class Register. To understand how teachers interact with these materials, data were collected from the APP Sindicato website, and conversations were held with teachers regarding their use of the Online Class Register slides. This qualitative research involved Geography teachers from the state school system in the municipality of Marechal Cândido Rondon, who contributed through interviews and semi-structured questionnaires. The dissertation results indicate that educational practices in Paraná, mediated by digital platforms, are based on a neotechnicist approach, with strong supervision and instrumental standardization. Furthermore, the findings highlight how technology functions as an ideological mechanism and how education is influenced by international corporations within the educational landscape. |
Keywords: | Ensino de Geografia Recursos Plataformização das escolas Geography teaching Resources School platformization. |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | SCHREINER, Simony. Aulas Paraná e o registro de classe online (RCO) no ensino de geografia em Marechal Cândido Rondon, Pr: elementos para a análise. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7702 |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Simony Schreiner 24.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.