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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7400
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão |
Other Titles: | La licenciatura en educación campo, agua y forestal en el fortalecimiento del territorio: del derecho a la formación docente al reto del reconocimiento profesional |
Autor: | Farias, Maria Isabel ![]() |
Primeiro orientador: | Bauab, Fabrício Pedroso |
Primeiro coorientador: | Gehrke, Marcos |
Primeiro membro da banca: | Janata, Natacha Eugenia |
Segundo membro da banca: | Ghedini, Cecilia Maria |
Terceiro membro da banca: | Flávio, Luiz Carlos |
Quarto membro da banca: | Santos, Roseli Alves dos |
Quinto membro da banca: | Finatto, Roberto Antonio |
Resumo: | Esta é uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, na área de concentração Produção do Espaço e Meio Ambiente, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, e abrangeu cinco cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área do conhecimento no Paraná: Unioeste – campus Cascavel, Unicentro – campus Guarapuava, UTFPR – campus Dois Vizinhos, UFPR – Setor Litoral e UFFS – campus Laranjeiras do Sul. Com os programas Pronera e Procampo, implementaram Políticas Públicas de formação de professores/as, em parceria com movimentos sociais, para as escolas do campo, quilombolas, indígenas, nas ilhas, em assentamentos e acampamentos, em comunidades caiçaras, caboclas e de agricultura familiar e camponesa. As dificuldades, limites e contradições são constantes, exigindo uma análise dos diferentes momentos históricos e dos territórios para pensar a educação e a formação de maneira eficaz e com potencial transformador. O fortalecimento do território da Educação do Campo surge da luta pelo direito à educação e pela manutenção das escolas, bem como da necessidade de formar professores/as em uma trajetória que acumula mais de duas décadas de experiências. Esta tese teve como objetivo geral reconhecer e analisar a relação entre a implementação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e o fortalecimento do território da Educação do Campo, das Águas e das Florestas, caracterizando o impacto sobre o lugar e a escola. Os objetivos específicos foram verificar como as categorias teóricas da Ciência Geográfica contribuem para a construção da Educação do Campo; compreender a Geografia da Educação do Campo no Brasil e a construção das Políticas Públicas de Educação para o campo; discutir a práxis da formação de professores no Paraná; analisar a política de formação de professores em Educação do Campo nas cinco Instituições Públicas no Paraná; verificar se ocorre o fortalecimento do território da Educação do Campo a partir das Licenciaturas em Educação do Campo; apresentar os limites do reconhecimento profissional no Paraná e as estratégias para avançar nessa questão. Optamos pela abordagem dialética do conhecimento, reconhecendo as contradições inerentes à realidade estudada. Utilizamos dados qualitativos e quantitativos, vistos como complementares e fundamentais para a investigação, e a pesquisa bibliográfica como base teórica tanto da Geografia quanto da Educação do Campo. Outros recursos importantes incluíram bancos de dados e questionários. Quanto às conclusões: as licenciaturas têm contribuído para o fortalecimento do território do campo, das águas e das florestas; as Notas Técnicas da Secadi são importantes, mas não suficientes; precisamos avançar para a construção de uma resolução estadual via Conselho Estadual de Educação sobre o reconhecimento profissional dos egressos; fica evidente o caráter coletivo nas licenciaturas quando o curso tem potencial de fortalecer a unidade de classe; há uma relação estreita entre o reconhecimento profissional e o fechamento de escolas do campo; o MST tem força e pode ajudar na resolução da questão do reconhecimento profissional; a formação de professores na modalidade a distância precisa ser vista com preocupação; a formação nas licenciaturas em Educação do Campo contribui significativamente para o desenvolvimento humano e profissional, promovendo a consciência crítica e o maior engajamento com as comunidades e os territórios. A qualificação profissional e a valorização da Educação do Campo são instrumentos fundamentais para a transformação social |
Abstract: | Esta es una investigación del Programa de Posgrado en Geografía de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão, en el área de concentración Producción del Espacio y Medio Ambiente, en la línea de investigación Educación y Enseñanza de Geografía, y abarcó cinco carreras de Licenciatura en Educación del Campo por área de conocimiento en Paraná: Unioeste - Campus Cascavel, Unicentro - Campus Guarapuava, UTFPR - Campus Dois Vizinhos, UFPR - Sector Litoral y UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. A través de los programas Pronera y Procampo, se implementaron Políticas Públicas de formación de profesores/as, en colaboración con movimientos sociales, para escuelas del campo, quilombolas, indígenas, en islas, en asentamientos y campamentos, en comunidades caiçaras, caboclas y de agricultura familiar y campesina. Las dificultades, límites y contradicciones son constantes, requiriendo un análisis de los diferentes momentos históricos y de los territorios para pensar en la educación y la formación de manera efectiva y con potencial transformador. El fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo surge de la lucha por el derecho a la educación y el mantenimiento de las escuelas, así como de la necesidad de formar profesores/as en una trayectoria que acumula más de dos décadas de experiencias. El objetivo general de esta tesis fue reconocer y analizar la relación entre la implementación de las carreras de Licenciatura en Educación del Campo y el fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo, de las Aguas y de los Bosques, caracterizando el impacto sobre el lugar y la escuela. Los objetivos específicos fueron verificar cómo las categorías teóricas de la Ciencia Geográfica contribuyen a la construcción de la Educación del Campo; comprender la Geografía de la Educación del Campo en Brasil y la construcción de las Políticas Públicas de Educación para el campo; discutir la praxis de la formación de profesores en Paraná; analizar la política de formación de profesores en Educación del Campo en las cinco Instituciones Públicas de Paraná; verificar si se produce el fortalecimiento del territorio de la Educación del Campo a partir de las Licenciaturas en Educación del Campo; presentar los límites del reconocimiento profesional en Paraná y las estrategias para avanzar en esta cuestión. Optamos por el enfoque dialéctico del conocimiento, reconociendo las contradicciones inherentes a la realidad estudiada. Utilizamos datos cualitativos y cuantitativos, vistos como complementarios y fundamentales para la investigación, y la investigación bibliográfica como base teórica tanto de la Geografía como de la Educación del Campo. Otros recursos importantes incluyeron bases de datos y cuestionarios. En cuanto a las conclusiones: las licenciaturas han contribuido al fortalecimiento del territorio del campo, de las aguas y de los bosques; las Notas Técnicas de Secadi son importantes, pero no suficientes; se necesita avanzar hacia la construcción de una resolución estatal a través del Consejo Estatal de Educación sobre el reconocimiento profesional de los egresados; queda evidente el carácter colectivo en las licenciaturas cuando el curso tiene potencial para fortalecer la unidad de clase; hay una relación estrecha entre el reconocimiento profesional y el cierre de escuelas del campo; el MST tiene fuerza y puede ayudar en la resolución de la cuestión del reconocimiento profesional; la formación de profesores en la modalidad a distancia necesita ser vista con preocupación; la formación en las licenciaturas en Educación del Campo contribuye significativamente al desarrollo humano y profesional, promoviendo la conciencia crítica y un mayor compromiso con las comunidades y los territorios. La cualificación profesional y la valoración de la Educación del Campo son instrumentos fundamentales para la transformación social. |
Keywords: | Formação de professores Licenciatura em educação do campo Área de conhecimento Território Formación de profesores Licenciatura en educación del campo Área de conocimiento Territorio. |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | FARIAS, Maria Isabel. Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão. 2024. 401 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7400 |
Issue Date: | 28-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Geografia (FBE) |
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