Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7583
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Geografia econômica do SUS brasileiro: avanços, crises e o papel do Estado |
Other Titles: | Economic geography of the Brazilian SUS: advances, crises, and the role of the state |
Autor: | Heimann, Moacir Roberto ![]() |
Primeiro orientador: | Medeiros, Marlon Clovis |
Primeiro membro da banca: | Medeiros, Marlon Clovis |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Fernando dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Leme, Ricardo Carvalho |
Quarto membro da banca: | Lacerda, Josimari Telino de |
Quinto membro da banca: | Casaril, Carlos Cassemiro |
Resumo: | A presente tese analisa a relação entre as políticas de Estado, economia e avanços e crises no Sistema Único de Saúde entre os anos de 2000 a 2024. O papel do Estado na criação das condições propicias a organização produtiva industrial e na criação dos sistemas públicos de saúde são centrais na análise. A hipótese central é que o Estado, ao organizar a conjunção de fatores como descobertas tecno científicas na produção industrial química como a produção de medicamentos e equipamentos de saúde, juntamente com a criação de sistemas de saúde para implementar políticas de controle de doenças, foi e é o principal responsável pelo desenvolvimento do setor da indústria da saúde. A tese com base em ampla bibliografia e uso de dados sobre a saúde, foi possível demonstrar que os Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por um conjunto de melhorias sociais que podem ser medidas com diferentes variáveis;1- redução de doenças; aumento na expectativa de vida; redução da taxa de mortalidade infantil; redução de doenças; controle sanitário; 2- ampliação de infraestrutura física em saúde sendo as Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, Hospitais, leitos: ampliação do SUS pelo território e cobertura da atenção básica, média e alta complexidade; 3- em educação e saúde: aumento e cobertura assistencial de saúde; de profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem que permite a criação de novas Equipes de saúde da Família (ESF); 4- em políticas industriais do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS); expandir a produção nacional de itens prioritários para o SUS, reduzindo a dependência de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros; na economia: gerando empregos e aumentando a produção nacional. Também refletimos sobre os efeitos da crise política econômica que se iniciou em 2014 afetou os investimentos em saúde, mostrando que entre 2015 a 2022, período no qual os governos adotaram políticas de austeridade com a redução do gasto público per capita diminuiu, afetando a capacidade do SUS de atender à população, aumentando as disparidades no acesso aos serviços de saúde, aprofundado com a aprovação do Teto de Gastos. Entre 2016 a 2022, os investimentos em saúde pública caíram 64%, passando de R$ 16,8 bilhões para R$ 6,4 bilhões. Pandemia de COVID-19: desabastecimento desde itens básicos aos mais complexos para o enfrentamento da pandemia. Durante a pandemia, medidas foram tomadas e houve um aumento temporário dos recursos destinados à saúde, no entanto, esses recursos, fruto de medidas extraordinárias, perderam efeito tão logo foi declarado o fim da emergência pandêmica. Esses fatores combinados mostram como a crise política e econômica afetou negativamente os investimentos em saúde no Brasil, resultando em desafios significativos para o sistema de saúde pública. Com a mudança política ocorrida em 2022/23, inaugura-se um novo projeto de Estado, voltado a retomada e a criação de novos projetos para a saúde; O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, que visam investimentos de R$ 42 bilhões até 2026 na área de saúde. |
Abstract: | This thesis analyzes the relationship between State policies, the economy, and advances and crises in the Unified Health System between the years 2000 and 2024. The role of the State in creating conditions conducive to the industrial productive organization and in the creation of public health systems health is central to the analysis. The central hypothesis is that the State, by organizing the conjunction of factors such as techno-scientific discoveries in chemical industrial production such as the production of medicines and health equipment, together with the creation of health systems to implement disease control policies, was and is mainly responsible for the development of the health industry sector. The thesis, based on extensive bibliography and use of health data, was able to demonstrate that the Unified Health System (UHS) is responsible for a set of social improvements that can be measured with different variables; 1- reduction of diseases; increase in life expectancy; reduction in the infant mortality rate; disease reduction; sanitary control; 2- expansion of physical health infrastructure, including Basic Health Units, Health Posts, Hospitals, and beds: expansion of the UHS across the territory and coverage of basic, medium, and high-complexity care; 3- in education and health: increase and health care coverage; of health professionals, doctors, nurses, dentists, pharmacists, and nursing technicians that allows the creation of new Family Health Teams (FHTs); 4- in industrial policies of the Health Industrial Economic Complex (HIEC); expand national production of priority items for the UHS reducing dependence on foreign inputs, medicines, vaccines, and other health products; in the economy: generating jobs and increasing national production. We also reflect on the effects of the political-economic crisis that began in 2014, affecting investments in health, showing that between 2015 and 2022, a period in which governments adopted austerity policies with a reduction in public spending per capita, it decreased, affecting the capacity of UHS to serve the population, increasing disparities in access to health services, deepened with the approval of the Spending Ceiling. Between 2016 and 2022, investments in public health fell 64%, from R$16.8 billion to R$6.4 billion. COVID 19 pandemic: shortages ranging from basic to more complex items to combat the pandemic. During the pandemic, measures were taken, and there was a temporary increase in resources allocated to health, however, these resources, the result of extraordinary measures, lost their effect as soon as the end of the pandemic emergency was declared. These factors combined show how the political and economic crisis negatively affected investments in health in Brazil, resulting in significant challenges for the public health system. With the political change that occurred in 2022/23, a new State project was inaugurated, aimed at resuming and creating new health projects; The New PAC and the National Strategy for the Development of the Health Economic-Industrial Complex, which aim for investments of R$42 billion by 2026 in the health area. |
Keywords: | Estado Indústria da saúde Sistema Único de Saúde Políticas públicas de saúde State Health industry Unified health system; Public health policies |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | HEIMANN, Moacir Roberto. Geografia econômica do SUS brasileiro: avanços, crises e o papel do Estado. 2024. 149 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7583 |
Issue Date: | 21-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Moacir Roberto Heimann 24.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.