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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6675
Tipo do documento: Dissertação
Title: Representações de quilombos e quilombolas na literatura infantil e juvenil brasileira: formação de leitores no Ensino Fundamental – anos finais.
Other Titles: Representaciones de quilombos y quilombolas en la literatura infantil y juvenil brasileña: formación de lectores en la Enseñanza Fundamental – últimos años
Autor: Corrêa, Raimundo Nonato Duarte 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro coorientador: Lopez, Cristian Javier
Primeiro membro da banca: Fleck, Gilmei Francisco
Segundo membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Terceiro membro da banca: Sales, Laurenia Souto
Quarto membro da banca: Lopez, Cristian Javier
Resumo: Nesta dissertação, propomos uma prática de leitura literária sistematizada, voltada à formação do leitor literário, por meio de narrativas híbridas de história e ficção que ressignificam a história, a cultura e a identidade dos quilombolas. Tal prática está organizada em forma de uma Oficina Literária Temática para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, especialmente de escolas de quilombos, para a valorização identitária dos estudantes. Apresentamos as possíveis ressignificações de quilombos e quilombolas presentes na literatura infantil e juvenil brasileira, amalgamadas com outras textualidades que possibilitam uma formação leitora integral ao sujeito. Frente a essa temática, surge a nossa questão básica: Como os professores de Língua Portuguesa de escolas em quilombos podem, por meio do texto literário – mais especificamente as narrativas híbridas de história e ficção –, proporcionar a seus alunos um encontro com as ressignificações de quilombos e quilombolas na literatura? Objetivamos, pois, por um lado, mostrar exemplos de práticas de leitura de narrativas híbridas de história e ficção e outras artes a alunos do 8º ano, por meio de uma Oficina Literária Temática, e, por outro, oportunizar aos professores do Ensino Fundamental – anos finais – o acesso a um conjunto de procedimentos metodológicos, didáticos e analíticos direcionados à formação do leitor literário no Ensino Fundamental. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que busca valorizar a axiologia dos quilombolas por meio do amálgama de diversas textualidades significativas para eles, reunidos em temáticas que os levem a refletir sobre suas origens e os enfrentamentos que vivenciaram seus antecedentes. Esta pesquisa apresenta-se sob um viés propositivo, no qual são sugeridas ações para amenizar a problemática constada em sala de aula. Como base teórica, recorremos a autores que tratam do ensino de leitura, tais como Martins (1994) e Koch e Elias (2017). Para a organização da Oficina Literária Temática, buscamos os estudos de Zucki (2015), Santos (2018), Sant’Ana (2019), Souza (2019) e Fant (2021). Já sobre a literatura híbrida de história e ficção, destacamos os pressupostos de Coelho (2010), Luft (2011) e Fleck (2017). Sobre a concepção de quilombo, buscamos as reflexões de Souza (2012), Mattos (2012) e Rocha (2018). A realização desta pesquisa permitiu-nos conceber que uma educação voltada aos saberes da cultura local, que respeite os valores e fortaleça o interesse dos discentes em participar das atividades de leitura, é uma ação possível aos professores de Língua Portuguesa com a implementação de Oficinas Literárias Temáticas. Essa metodologia auxilia os alunos a aprenderem a ler de forma significativa e a se interessarem pelos conteúdos ministrados, de forma a associá los à sua realidade, história e cultura.
Abstract: En esta disertación, proponemos una práctica de lectura literaria sistematizada, dirigida a la formación del lector literario, a través de narrativas híbridas de historia y ficción que replantean la historia, la cultura y la identidad de los quilombolas. Esta práctica se organiza bajo la forma de un Taller Literario Temático para estudiantes de 8º año de la Enseñanza Fundamental, especialmente en las escuelas de quilombos, para potenciar la identidad de los estudiantes. Presentamos las posibles resignificaciones de quilombos y quilombolas presentes en la literatura infantil y juvenil brasileña, amalgamadas con otras textualidades que posibilitan una formación lectora integral del sujeto. Frente a este tema, surge nuestra pregunta básica: ¿Cómo pueden los profesores de lengua portuguesa de las escuelas de los quilombos, a través del texto literario, más específicamente las narrativas híbridas de historia y ficción, proporcionar a sus estudiantes un encuentro con las resignificaciones de los quilombos y las quilombolas en literatura? Pretendemos, por tanto, por un lado, mostrar ejemplos de prácticas de lectura de narrativas híbridas de historia y ficción y otras artes a alumnos de 8º grado, a través de un Taller Literario Temático, y, por otro lado, facilitar a profesores de la Enseñanza Fundamental – últimos años – el acceso a un conjunto de procedimientos metodológicos, didácticos y analíticos destinados a la formación de lectores literarios en la Enseñanza Fundamental. Realizamos una investigación bibliográfica y documental que busca poner en valor la axiología de los quilombolas a través de la amalgama de varias textualidades significativas para ellos, reunidas en temas que los llevan a reflexionar sobre sus orígenes y los enfrentamientos que vivieron en sus antecedentes. Esta investigación se presenta bajo una perspectiva propositiva, en el que se sugieren acciones para paliar los problemas encontrados en el aula. Como base teórica, recurrimos a autores que se ocupan de la enseñanza de la lectura, como Martins (1994) y Koch y Elías (2017). Para la organización del Taller Literario Temático, buscamos los estudios de Zucki (2015), Santos (2018), Sant’Ana (2019), Souza (2019) y Fant (2021). En cuanto a la literatura híbrida de historia y ficción, destacamos los presupuestos de Coelho (2010), Luft (2011) y Fleck (2017a). En cuanto a la concepción de quilombo, buscamos las reflexiones de Souza (2012), Mattos (2012) y Rocha (2018). La realización de esta investigación permitió concebir que una educación centrada en el conocimiento de la cultura local, que respeta los valores y fortalece el interés de los estudiantes en participar en actividades de lectura, es una acción posible para los profesores de Lengua Portuguesa con la implementación de Talleres Literarios Temáticos. Esta metodología ayuda a los estudiantes a aprender a leer de forma significativa y a interesarse por los contenidos impartidos, para asociarlos a su realidad, historia y cultura.
Keywords: Formação do Leitor Literário
Literatura Híbrida de História e Ficção
Oficina Literária Temática
Quilombos e Quilombolas
Formación del lector literario
Literatura híbrida de historia y ficción
aller Literario Temático
Quilombos y quilombolas
CNPq areas: LINGUAGENS E LETRAMENTO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Corrêa, Raimundo Nonato Duarte. Representações de quilombos e quilombolas na literatura infantil e juvenil brasileira: formação de leitores no Ensino Fundamental – anos finais.. 2023. 78 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6675
Issue Date: 5-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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