Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7364
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | “Desvendando o universo da leitura”: Uma proposta didática para o 3º ano no Nível Fundamental |
Other Titles: | “Descubriendo el universo de la lectura”: Una propuesta didáctica para el 3º de Educación Primaria. |
Autor: | Griebeler, Tania Salete Fuhr ![]() |
Primeiro orientador: | Bottega, Rita Maria Decarli |
Primeiro membro da banca: | Martiny, Franciele Maria |
Segundo membro da banca: | Torrentes, Greice Castela |
Resumo: | A leitura e a intepretação de textos são consideradas um grande desafio em todos os anos escolares, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, pois a partir da Educação Infantil, segundo a BNCC (2017), o aluno deverá ser alfabetizado na perspectiva do letramento até o final do 2º ano, sendo capaz de compreender o sistema de leitura e escrita e a partir do domínio desse processo, possa compreender e se posicionar diante do que lhe é apresentado. Por isso, o tema dessa pesquisa engloba a leitura e a interpretação de textos fundamentada na seguinte questão: De que forma apresentar uma proposta didática pautada na leitura e interpretação de textos para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I? O objetivo geral desse estudo é, elaborar uma proposta didática de leitura e interpretação de textos literários e não literários, consonante com a concepção interacionista de linguagem e aplicável em turmas do 3° ano do Ensino Fundamental I. Para tanto, os objetivos específicos são: a) discutir o arcabouço teórico que fundamente a construção das atividades que serão elaboradas, bem como realizar revisão bibliográfica sobre concepções de língua, leitura e alfabetização e letramento; b) caracterizar os níveis de leitura para a elaboração da proposta de trabalho (decodificação, compreensão, interpretação e retenção nos textos selecionados para a unidade didática); c) elaborar atividades de leitura, enquanto prática de letramento, a partir de textos de diferentes gêneros textuais. Os aspectos metodológicos atenderam aos pressupostos da Linguística Aplicada, correlacionados à pesquisa qualitativa e aos métodos de investigação da pesquisa-ação. O aporte teórico abordou a concepção de linguagem interacionista (BAKHTIN, 1988) em sua relação com o ensino e com a concepção de leitura (GERALDI, 2002, RIOLFI et al., 2014), os objetivos e os níveis de leitura (GERALDI, 2002), as perspectivas de alfabetização e letramento (SOARES, 2007) e a função do docente como mediador das práticas de leitura e interpretação de textos no ambiente escolar (KOCH; ELIAS, 2010). Para cumprir com os objetivos e exigências do PROFLETRAS, a pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de leitura e interpretação de textos intitulada “Desvendando o universo da leitura” que é composta de 11 textos, sendo todos relacionados com os gêneros textuais previstos no currículo da AMOP (2019) (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para o período de aproximadamente 22 aulas. Como proposta, é passível de ser adaptada para outros anos escolares, considerando o ano e o desenvolvimento dos alunos. |
Abstract: | La lectura e interpretación de textos es considerada un gran desafío en todos los años escolares, especialmente en los primeros años de la Escuela Primaria I, ya que desde la Educación Infantil en adelante, según BNCC (2017), el estudiante debe estar alfabetizado desde la perspectiva del letramiento al finalizar el segundo año, siendo capaces de comprender el sistema de lectoescritura y a partir del dominio de este proceso, siendo capaz de comprender y posicionarse frente a lo que se les presenta. Por ello, la temática de esta investigación abarca la lectura e interpretación de textos a partir de la siguiente pregunta: ¿Cómo presentar una propuesta didáctica basada en la lectura y la interpretación de textos para estudiantes de tercer año de Educación Primaria I? El objetivo general de este estudio es desarrollar una propuesta didáctica para la lectura e interpretación de textos literarios y no literarios, acorde con la concepción interaccionista del lenguaje y aplicable en las clases de tercer año de Educación Primaria I. Para ello, los objetivos específicos son: a) discutir el marco teórico que sustenta la construcción de las actividades que se desarrollarán, así como realizar una revisión bibliográfica sobre conceptos de lengua, lectura, alfabetización y letramiento; b) caracterizar los niveles de lectura para la elaboración de la propuesta de trabajo (decodificación, comprensión, interpretación y retención en los textos seleccionados para la unidad didáctica); c) desarrollar actividades de lectura, como práctica de letramiento, a partir de textos de diferentes géneros textuales. Los aspectos metodológicos respondieron a los supuestos de la Lingüística Aplicada, correlacionados con los métodos de investigación cualitativos y de investigación acción. El aporte teórico abordó la concepción del lenguaje interaccionista (BAKHTIN, 1988) en su relación con la enseñanza y la concepción de la lectura (GERALDI, 2002, RIOLFI et al., 2014), los objetivos y niveles lectores (GERALDI, 2002) y los niveles lectores, alfabetización y perspectivas de la alfabetización y letramiento (SOARES, 2007) y el papel del docente como mediador de las prácticas de lectura e interpretación de textos en el entorno escolar (KOCH; ELIAS, 2010). Para cumplir con los objetivos y requerimientos del PROFLETRAS, la investigación presenta una propuesta pedagógica de lectura e interpretación de textos titulada “Desvelando el universo de la lectura” la cual está compuesta por 11 textos, todos ellos relacionados con los géneros textuales previstos en el Plan de estudios AMOP (2019) (Asociación de Municipios del Oeste de Paraná) por un período de aproximadamente 22 clases. Como propuesta, se puede adaptar a otros años escolares, considerando el año y el desarrollo de los estudiantes. |
Keywords: | Ensino Fundamental I Leitura Interpretação textual Proposta didática Educación Primaria I Lectura Interpretación textual Propuesta didáctica |
CNPq areas: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Griebeler, Tania Salete Fuhr. “Desvendando o universo da leitura”: Uma proposta didática para o 3º ano no Nível Fundamental. 2024. 103 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7364 |
Issue Date: | 4-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tania Fhur Griebeler.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.