Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7382
Tipo do documento: Dissertação
Title: Dificuldades na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma proposta de trabalho com a ortografia
Other Titles: Difficulties in the writing for sixth fundamental grade student: a work withthe orthography
Autor: Roza, Maria Bernadete da 
Primeiro orientador: Busse, Sanimar
Primeiro membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Segundo membro da banca: Horst, Cristiane
Resumo: A disciplina de Língua Portuguesa tem como objeto de ensino-aprendizagem o ensino da língua oral e escrita no interior dos processos de interação. Nesse contexto, a linguagem abarca aspectos sociais, históricos, culturais e também ideológicos. Na perspectiva de contribuir com a disciplina é foco desta pesquisa, reflexões e análise envolvendo o contexto das regularidades e arbitrariedades do código escrito, a ortografia. Por meio da observação no contexto de sala de aula e estudos indagamos: Como podemos ensinar ortografia, para alunos que sabem ler e escrever, que frequentam o 6ºano do Ensino Fundamental, mas que ainda concebem a escrita como transposição da fala, desconhecendo as convenções de regularidades e de arbitrariedades que constituem a linguagem na modalidade escrita? Com o intuito de encontrar respostas a essa problematização, objetivamos verificar quais são as inadequações ortográficas mais recorrentes nas produções espontâneas dos alunos de 6ºano do Ensino Fundamental para então aplicar proposta pedagógica com atividades voltadas à ortografia, que proporcionasse ao aluno chegar ao domínio do código escrito. Atividades pautadas na reflexão sobre o uso da língua falada em detrimento da língua escrita, de modo que os alunos pudessem refletir sobre a língua em uso, sua relação fala e escrita, regularidades e arbitrariedades. Tomando como base teórica os estudos de Oliveira (2005), para a categorização das dificuldades ortográficas, refletimos e analisamos esses problemas sob a luz da teoria de autores como: Kato (1987), Lemle (1990), Cagliari (1992; 1998; 1999; 2002), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2006), Morais (2009, 2012), Mollica (2011), Reis e Tenani (2011), Faraco (2012), Busse (2013; 2015) e Nóbrega (2013). Trata-se, portanto, de uma pesquisa pautada na Linguística Aplicada de cunho etnográfico (qualitativo interpretativista), na modalidade de pesquisa-ação, que se propôs a analisar a escrita ortográfica dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O levantamento de dados foi possível por meio de produção textual diagnóstica, categorização de Oliveira (2005) e aplicação da sequência didática: gênero causo com foco na ortografia. Como resultado desse processo de investigação, entendemos que somente a leitura não dá conta da aprendizagem da ortografia e que ela necessita ser sistematizada e ensinada nas escolas para que os alunos compreendam que a fala e a escrita se diferenciam nas suas práticas cotidianas, assim como perceber as regularidades e arbitrariedades que envolvem o código escrito, buscando sempre que a dúvida aparecer na escrita, o dicionário.
Abstract: Portuguese subject has as a purpose of teaching-learning the oral and written language teaching inside of the interaction processes. In this context, the language includes social, historical, cultural and also ideological aspects. In order to contribute to the discipline, the focus of this research are reflections and analysis involving the context of regularities and arbitrariness of the written code, orthography. By studies and classroom observation we inquire: How can we teach orthography for students of the 6th grade of elementary school, who can read and write, but still conceive writing as transposition of speech, unknowing the conventions of regularities and arbitrariness that constitute the language in written form? In order to find answers to this questioning, we aim to check which are the most frequent spelling inadequacies in the spontaneous text productions of the students of 6th grade of elementary school and apply a pedagogical proposal with activities focused on orthographic, providing the student get to writing code domain. Activities guided by reflection on the use of spoken language over the written language, so students can reflect about language in use, and about the relation between speech and writing, regularities and arbitrariness. Taking as theoretical basis Oliveira studies (2005), for the categorization of misspellings, we reflect and analyze these errors based on author as: Kato (1987), Lemle (1990), Cagliari (1992; 1998; 1999; 2002), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2006), Mitchell (2009, 2012), Mollica (2011), Kings and Tenani (2011), Faraco (2012), Busse (2013; 2015) e Nobrega (2013). It is, therefore, a guided research in Applied Linguistics ethnographic nature (qualitative interpretative), following the research-action model, which aimed to analyze the orthographic writing of the students of 6th grade of elementary school. The data collection was possible through textual diagnostic production, Oliveira (2005) characterization, and application of didactic sequence: gender “causo” focused on orthography. As a result of this research process, we understand that only the reading is not enough to the orthography learning and it needs to be systematized and taught on schools so that the students understand that speech and writing are different in their everyday practices, as well understand the regularities and arbitrariness that involve writing code, always searching in the dictionary, always searching the dictionary whenever a doubt appear in writing.
Keywords: Variação linguística
Aprendizagem
Fala e escrita
linguistic variation
learning
Speaking and writing
CNPq areas: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Roza, Maria Bernadete da. Dificuldades na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma proposta de trabalho com a ortografia. 2016. 169 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7382
Issue Date: 8-Nov-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Bernadete da Roza.pdfARQUIVO COMPLETO3.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.