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Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma proposta de leitura para o 7º ano do Ensino Fundamental II
Other Titles: Una propuesta de lectura para el 7º grado de la Enseñanza Fundamental II.
Autor: Callegari, Bruna Regina 
Primeiro orientador: Bottega, Rita Maria Decarli
Primeiro membro da banca: Bottega, Rita Maria Decarli
Segundo membro da banca: Martiny, Franciele Maria
Terceiro membro da banca: Torrentes, Greice Castela
Quarto membro da banca: Guizzo, Antonio Rediver
Resumo: Tendo em vista as observações realizadas no cotidiano escolar das aulas de Língua Portuguesa, onde é evidente que a maioria dos alunos não vai além de uma leitura superficial durante as atividades, surge o questionamento: como proporcionar um trabalho de ensino de leitura – estudo do texto para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver leitores críticos de textos literários e não literários? Esta dissertação, motivada pelo questionamento exposto, tem por objetivo elaborar uma proposta didática de leitura, na modalidade estudo do texto (GERALDI, 2012) e utilizando as etapas de leitura (MENEGASSI, 2010), para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, visando à formação de leitores críticos de textos literários e não literários. Para alcançar esse objetivo, buscamos aliar o trabalho da leitura a textos que abordem temas relevantes para os alunos adolescentes, como convivência familiar, saúde física e mental, expressão de sentimentos e emoções, uso excessivo de tecnologias, entre outros. Pretendemos, assim, promover reflexões sobre aspectos importantes para a formação pessoal dos alunos, levando em consideração também o lado humano e a realidade em que muitos deles vivem, em ambientes familiares desafiadores. A fundamentação teórica desta pesquisa se baseia na concepção interacionista de linguagem, com os pressupostos de Bakhtin (2006) e a abordagem proposta por Geraldi (2012, 2013) em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Também utilizamos a perspectiva teórica e metodológica da Linguística Aplicada, abordada por Lopes (2009), que embasa nosso trabalho. Além disso, incorporamos as etapas de leitura propostas por Menegassi (2010a) e (2010b), que são: decodificação, compreensão, interpretação e retenção para o trabalho com a leitura – estudo do texto (GERALDI, 2012). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter interpretativista (ANDRÉ, 2009), (BORTONI-RICARDO, 2008) e se enquadra parcialmente no tipo de pesquisa-ação (ENGEL, 2000). Devido à pandemia do SARS CoV-2, que resultou na suspensão das aulas presenciais a partir de 2020, nossa proposta didática, desenvolvida como requisito para a conclusão do mestrado no Programa Profletras, não pôde ser aplicada em sala de aula. Portanto, nosso trabalho mantém um caráter propositivo (BONAT, 2009), e não apresentamos resultados relacionados às produções ou desempenho dos alunos, porém, acreditamos que por meio das atividades propostas, os alunos poderiam aprimorar sua compreensão leitora, desenvolver habilidades de interpretação e análise textuais, bem como aplicar essas habilidades em suas próprias produções de texto no futuro. Além disso, os temas abordados permitem que os alunos reflitam sobre questões relevantes em suas vidas, tornando a leitura ainda mais significativa. Embora a proposta não tenha sido aplicada, esperamos que ela possa servir como base e inspiração para professores que desejam promover uma leitura mais aprofundada e crítica em suas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Cada professor pode adaptar as atividades de acordo com as necessidades e características de sua sala de aula, levando em consideração o contexto específico dos alunos. Com a integração da leitura – estudo do texto, as etapas de leitura e uma abordagem propositiva, acreditamos que seja possível contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e dos alunos, preparando-os para se tornarem leitores capazes de entenderem e se posicionarem diante dos textos que se oferecem à leitura em sala de aula, e fora dela.
Abstract: Teniendo en cuenta las observaciones realizadas en el entorno escolar durante las clases de Lengua Portuguesa, donde es evidente que la mayoría de los alumnos se queda en una lectura superficial durante las actividades, surge la pregunta: ¿cómo brindar una enseñanza de la lectura - estudio del texto para los alumnos de séptimo grado de la Educación Básica, con el objetivo de desarrollar lectores críticos de textos literarios y no literarios? Esta disertación, motivada por la pregunta planteada, tiene como objetivo elaborar una propuesta didáctica de lectura, en la modalidad de estudio del texto (GERALDI, 2012) y utilizando las etapas de lectura (MENEGASSI, 2010), para alumnos de séptimo grado de la Enseñanza Fundamental, con el fin de formar lectores críticos de textos literarios y no literarios. Para lograr este objetivo, buscamos combinar el trabajo de la lectura con textos que aborden temas relevantes para los adolescentes, como la convivencia familiar, la salud física y mental, la expresión de sentimientos y emociones, el uso excesivo de la tecnología, entre otros. De esta manera, pretendemos fomentar la reflexión sobre aspectos importantes para la formación personal de los alumnos, teniendo en cuenta también el aspecto humano y la realidad en la que muchos de ellos viven, en entornos familiares desafiantes. El marco teórico de esta investigación se basa en la concepción interaccionista del lenguaje, con los presupuestos de Bakhtin (2006) y el enfoque propuesto por Geraldi (2012, 2013) en relación con el proceso de enseñanza y aprendizaje. También utilizamos la perspectiva teórica y metodológica de la Lingüística Aplicada, abordada por Lopes (2009), que fundamenta nuestro trabajo. Además, incorporamos las etapas de lectura propuestas por Menegassi (2010a) y (2010b), que son: decodificación, comprensión, interpretación y retención, así como la lectura - estudio del texto (GERALDI, 2012). La investigación adopta un enfoque cualitativo de carácter interpretativo (ANDRÉ, 2009), (BORTONI-RICARDO, 2008) y se enmarca en el tipo de investigación-acción (ENGEL, 2000). Debido a la pandemia del SARS-CoV-2, que resultó en la suspensión de las clases presenciales a partir de 2020, nuestra propuesta didáctica, desarrollada como requisito para la conclusión de la maestría en el Programa Profletras, no pudo ser implementada en el aula. Por lo tanto, nuestro trabajo mantiene un carácter propositivo (BONAT, 2009) y no presentamos resultados relacionados con las producciones o el rendimiento de los alumnos, sin embargo, creemos que a través de las actividades propuestas, los alumnos podrían mejorar su comprensión lectora, desarrollar habilidades de interpretación y análisis crítico, así como aplicar estas habilidades en sus propias producciones de texto en el futuro. Además, los temas abordados permitirían a los alumnos reflexionar sobre cuestiones relevantes en sus vidas, lo que haría que la lectura sea aún más significativa. Aunque la propuesta no se haya implementado, esperamos que pueda servir de base e inspiración para los profesores que deseen fomentar una lectura más profunda y crítica en sus clases de séptimo grado de la Educación Básica. Cada profesor puede adaptar las actividades según las necesidades y características de su aula, teniendo en cuenta el contexto específico de los alumnos. Con la integración de la lectura - estudio del texto, las etapas de lectura y un enfoque propositivo, creemos que es posible contribuir al desarrollo de las habilidades lingüísticas y cognitivas de los alumnos, preparándolos para convertirse en lectores críticos y reflexivos.
Keywords: Leitura crítica
Interacionismo
Proposta didática de leitura
Ensino Fundamental
Lectura Crítica
Interaccionismo
Investigación para la acción
Propuesta didáctica de lectura
Enseñanza Fundamental
CNPq areas: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Callegari, Bruna Regina. Uma proposta de leitura para o 7º ano do Ensino Fundamental II. 2023. 118 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6769
Issue Date: 9-May-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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