Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7229
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação do leitor literário no Ensino Fundamental – anos finais: Leituras de romances históricos em Oficinas Literárias Temáticas
Other Titles: La formación del lector literario en la enseñanza primaria – últimos años: Lecturas de novelas históricas en Talleres Literarios Temáticos
Autor: Schmidt, Robson Rosa 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro coorientador: Cella, Thiana Nunes
Primeiro membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Segundo membro da banca: Lopez, Cristian Javier
Terceiro membro da banca: Corsi, Margarida da Silveira
Resumo: Esta dissertação – inserida nos estudos do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” – focaliza-se em práticas de leitura para a formação do leitor literário, em especial, aqueles que vivem em realidades onde ocorreram eventos históricos que estão ficcionalizados em romances históricos. Essas práticas podem contribuir para que o aluno do Ensino Fundamental – anos finais, ao ver a representação do passado de seu entorno transformado em arte literária, adquira o gosto pela leitura literária e, concomitantemente, construa-se como um leitor decolonial, avisado sobre as manipulações estéticas, discursivas e ideológicas da linguagem. Assim, nosso objetivo principal é a propor Oficinas Literárias Temáticas (Zucki, 2015) a partir da leitura dos romances históricos contemporâneos de mediação: Retrato no entardecer de agosto, de Luiz Manfredini, e A Utópica Teresevile, de André Jorge Catalan Casagrande, ambos de 2016, amalgamados a outras textualidades. Para ajudar a potencializar essa formação de leitor literário decolonial na escola, cremos que a instrumentalização pedagógica de ensino-aprendizagem aos docentes por meio de Oficinas Literárias Temáticas (Zucki, 2015) – adaptáveis a diferentes públicos – seja uma opção didático metodológica adequada. Acreditamos que ao unir um evento histórico que se passou no contexto geográfico em que o aluno vive às ressignificações deste fato pela sua releitura ficcional, poderemos despertar a curiosidade do leitor, a busca por textos que aludam a esses encontros entre história e ficção, e, assim, com a medição do docente, o aluno pode começar a reconhecer as manipulações ideológicas presentes nos discursos histórico e ficcional. Esta é, pois, uma pesquisa, qualitativa interpretativista (Gil, 2002) na qual procedemos a uma revisão bibliográfica e documental, com um enfoque didático-metodológico propositivo. Baseamo-nos na concepção sociointeracionista de leitura, como definem Kleiman (2004), Orlandi (2015) Foucambert (1994) Freire (1989), Fleck (2019), Martins (2006) e Periseé (2005), dentre outros. Sobre a importância da literatura, ancoramo-nos em Dalvi (2021), Petit (2009), Fleck (2019) Jouve (2012), Vargas Llosa (2015) e Candido (1995). As práticas de leitura em forma de Oficinas Literárias Temáticas têm como base a Estética da Recepção, de Jauss (2002) e Iser (1996), e a concepção de Literatura Comparada, de Mendoza Fillola (1994), bem como as abordagens aos objetos culturais conforme didatizadas por Zucki (2015), Fant (2022) e Côrrea (2023). Com essa proposta metodológica, cremos que haja um caminho que pode auxiliar o professor-pesquisador e os alunos para que se tornem mais reflexivos em suas leituras. As pesquisas realizadas pelo grupo Ressignificações, acima mencionado, mostram que um ensino de literatura em Oficinas Literárias oferecem se como um recurso potencializador ao aprendizado decolonial aos alunos, e nesta dissertação com romances históricos que ressignifiquem as raízes culturais do público-alvo, é uma oportunidade metodológica para o aprendizado
Abstract: Esta disertación – inserta en los estudios del Grupo de Investigación “Resignificaciones del pasado en América: procesos de lectura, escritura y traducción de géneros híbridos de historia y ficción – caminos hacia la descolonización – se enfoca en prácticas lectoras para la formación del lector literario, especialmente aquellos que viven en realidades donde hay hechos históricos que fueron ficcionados en novelas históricas. Estas prácticas pueden ayudar a los estudiantes de los años finales de la primaria, al ver transformada en arte literaria la representación del pasado de su entorno, a adquirir el gusto por la lectura literaria y, así, ser un lector ciente de las manipulaciones estéticas, discursivas y aspectos ideológicos del lenguaje. Así, nuestro principal objetivo es la propuesta de Talleres Literarios Temáticos (Zucki, 2015) a partir de la lectura de novelas históricas contemporáneas de mediación: Retrato no entardecer de agosto, de Manfredini y A Utópica Teresevile, de Casagrande, ambas de 2016, fusionadas con otras textualidades. Para contribuir con la potencialización de esta formación lectora literaria en la escuela, creemos que la instrumentalización pedagógica de la enseñanza y el aprendizaje de los docentes a través de Talleres Literarios Temáticos (Zucki, 2015) –adaptables a diferentes públicos– es una opción didáctico metodológica adecuada. Creemos que al unirse un hecho histórico cercano al estudiante a las resignificaciones de este hecho a través de su lectura ficcional, podremos despertar en el lector la curiosidad, la búsqueda por textos que aludan a estos encuentros entre historia y ficción y, así, con la mediación del docente, el estudiante puede comenzar a reconocer las manipulaciones estéticas e ideológicas presentes en los discursos históricos y ficcionales. Se trata, por tanto, de una investigación cualitativa, interpretativa (Gil, 2002) en la que realizamos una revisión bibliográfica y documental, con un enfoque didáctico-metodológico proposicional. Nuestros supuestos teóricos sobre la lectura son sociointeraccionistas, tal como los definen Kleiman (2004), Orlandi (2015) Foucambert (1994) Freire (1989), Fleck (2003), Martins (2006) y Periseé (2005), entre otros. Sobre la importancia de la literatura nos anclamos en Dalvi (2021), Petit (2009) Fleck (2019) Jouve (2012), Vargas Llosa (2015) y Candido (1995). Las prácticas lectoras en forma de Talleres Literarios Temáticos se basan en la Estética de la Recepción, de Jauss (2002) e Iser (1996), y en la concepción de la Literatura Comparada, de Mendoza Fillola (1994), así como en las proximidades con los objetos culturales de Zucki (2015), Fant (2022) y Côrrea (2023). Con esta propuesta metodológica, creemos que hay un camino que puede ayudar al docente-investigador y a los estudiantes a que sean más reflexivos en sus lecturas. La investigación realizada por el grupo Ressignificação, antes mencionado, revela que la enseñanza de la literatura en los Talleres Literarios se ofrece como un recurso que potencia el aprendizaje descolonial de los estudiantes, y en esta disertación con novelas históricas que dan un nuevo significado a las raíces culturales del público objetivo, es una oportunidad metodológica para el aprendizaje.
Keywords: Ensino Fundamental
Formação do leitor literário decolonial
Romance histórico contemporâneo de mediação
Oficinas Literárias Temáticas
Enseñanza fundamental
Formación del lector literario decolonial
Novela histórica contemporánea de mediación
Talleres Literarios Temáticos
CNPq areas: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Schmidt, Robson Rosa. A formação do leitor literário no Ensino Fundamental – anos finais: Leituras de romances históricos em Oficinas Literárias Temáticas. 2023. 135 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7229
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Robson Rosa Schmidt.pdfArquivo completo3.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.