Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5744
Tipo do documento: Dissertação
Title: Grafia não convencional em textos escritos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: proposta de atividades complementares ao livro didático
Other Titles: Unconventional spelling in written texts by the 6th and 7th grades of Elementary School: a proposal of activities for complementing the textbook
Autor: Silva, Elizandra Candido da 
Primeiro orientador: Corbari, Clarice Cristina
Primeiro membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Segundo membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Terceiro membro da banca: Martiny, Franciele Maria
Resumo: Esta dissertação relata pesquisa desenvolvida com o objetivo geral de elaborar uma proposta de ensino da ortografia com atividades para complementar a abordagem do livro didático baseadas nos casos de grafia não convencional observados em produções escritas de alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A análise de dados coletados para diagnóstico indicou a presença, nos textos dos alunos, de erros ortográficos decorrentes tanto da interferência das regras fonológicas do português – vocalização, ditongação e monotongação – quanto, principalmente, decorrentes da própria natureza arbitrária do sistema de convenções da escrita – representação gráfica dos fonemas /s/, /z/ e /ʃ/ e da nasalização representada por m e n, com maior recorrência dos dois primeiros casos. Com base nos dados coletados, realizamos revisão bibliográfica de temas pertinentes à relação entre fala e escrita (BORTONIRICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO, GONDIM; BENÍCIO, 2010; CAGLIARI, 2001; TEIS-ADAMANTE, 2020), à ortografia do português (ALMEIDA, 2005; ARAGÃO, 2000; BATTISTI; MORAIS, 2016; BECHARA, 2009; BISOL, 2010; CAGLIARI, 2009; FARACO, 2012; MACHADO, 2012) e ao ensino da escrita e da ortografia (LEMLE, 2009; OLIVEIRA, 2005; CORRÊA, 2010; KOCH; ELIAS, 2017; MORAIS, 2003; MORAIS; SILVA, 2007; NÓBREGA, 2013; ROBERTO, 2016). Também desenvolvemos análise do livro didático usado nas referidas turmas para verificar como são abordados os conteúdos referentes à ortografia, de modo a balizar as necessidades de complementação do material, a partir das prioridades reveladas nos textos dos alunos. Como resultado da pesquisa, elaboramos cinco conjuntos de atividades para o trabalho com os principais problemas observados nos textos. Tratase, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, interpretativista, de caráter propositivo. O trabalho, gestado como pesquisa-ação, com perspectiva de intervenção em sala de aula, foi reformulado em razão da pandemia de Covid-19, pois as atividades escolares ocorreram de forma remota durante o período que seria destinado à aplicação da proposta pedagógica. Contudo, por oferecer uma proposta de intervenção pedagógica, este trabalho ainda corresponde ao perfil das pesquisas do Profletras, que é o de oferecer contribuições teóricas e metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente no eixo leitura-escrita.
Abstract: This Master thesis reports a research carried out with the aim to develop activities for teaching spelling to complement the textbook approach based on cases of unconventional spelling observed in written texts by students from the 6th and 7th grades of Elementary School. The analysis of data collected for diagnosis indicated the occurrence of spelling errors in the students’ texts, resulting from both the interference of phonological rules of Portuguese – vocalization, diphthongization and monophthongization – and the arbitrary nature of the writing conventions system – the graphical representation of the phonemes /s/, /z/ and /ʃ/ and nasalization represented by m and n, with greater recurrence of the first two cases. Based on the collected data, we conducted a bibliographic review on topics regarding the relationship between oral and written language (BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO, GONDIM; BENÍCIO, 2010; CAGLIARI, 2001; TEIS-ADAMANTE, 2020), the spelling of Portuguese (ALMEIDA, 2005; ARAGÃO, 2000; BATTISTI; MORAIS, 2016; BECHARA, 2009; BISOL, 2010; CAGLIARI, 2009; FARACO, 2012; MACHADO, 2012) and the teaching of writing and spelling (LEMLE, 2009; OLIVEIRA, 2005; CORRÊA, 2010; KOCH; ELIAS, 2017; MORAIS, 2003; MORAIS; SILVA, 2007; NÓBREGA, 2013; ROBERTO, 2016). We also carried out an analysis of the textbook used in the mentioned groups of students to verify how the topics related to spelling are addressed in the material, in order to guide the needs for complementing the material, based on the priorities revealed in the students’ texts. As a result, we developed five sets of activities to work with the main problems verified in the texts. It is, therefore, a qualitative, interpretive, propositional research. The study, conceived as action research, with the perspective of intervention in the classroom, was reformulated due to the Covid-19 pandemic, as school activities took place remotely during the period that would be intended for the application of the activities. Nevertheless, because it offers a proposal for pedagogical intervention, this study still corresponds to the profile of research in Profletras, which is to offer theoretical and methodological contributions to the teaching of Portuguese, especially in the reading-writing axis.
Keywords: Ortografia
Produção escrita
Livro didático
Ensino de Língua Portuguesa
Spelling
Written texts
Textbook
Portuguese teaching
CNPq areas: Linguagens e Letramentos
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: SILVA, Elizandra Candido da. Grafia não convencional em textos escritos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: proposta de atividades complementares ao livro didático. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5744
Issue Date: 8-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizandra_Silva2021.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons