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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7106
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Insensibilidade, espetacularização e banalização do sofrimento em contos: práticas de leitura e interpretação no nono ano do Ensino Fundamental |
Other Titles: | Insensitivity, spectacularization and trivialization of suffering in short stories: reading and interpretation practices in the ninth grade of Fundamental Teaching |
Autor: | Flach, Sidnei Luiz |
Primeiro orientador: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batistia de Melo |
Segundo membro da banca: | Schroder, Luciane Thomé |
Terceiro membro da banca: | Conde, Francisco Xavier Frias |
Resumo: | A presente pesquisa nasce da convicção de que a literatura pode contribuir para a humanização das pessoas. Inseridos em uma cultura escolar em que o texto literário é comumente utilizado como pretexto para atividades metalinguísticas irreflexivas ou de mera decodificação, concorrendo com as modernas tecnologias, em uma sociedade que valoriza a leitura fast-food, praticada nas redes sociais, cabe à escola encontrar meios para desenvolver leituras críticas de mundo e, para tanto, a potência da literatura é ferramenta eficaz. A insensibilidade, que permeia as relações humanas, tem se agravado à medida que o contato vis-à-vis de outrora vai sendo substituído pelo contato virtual das redes sociais e, neste, muito comumente, o sofrimento alheio é transformado em um espetáculo a ser consumido e apreciado, exacerbando ainda mais a falta de empatia e conexão entre as pessoas. Diante do exposto, esta dissertação busca estimular o interesse pela leitura em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, aumentando a proficiência leitora em contos que abordem a insensibilidade para com o próximo, levando o leitor a questionar as atitudes individuais e sociais perante a dor alheia. As atividades propostas visam aumentar a autonomia dos alunos frente ao texto, para que se sintam também produtores de sentidos. A escolha do conto deve-se à sua brevidade, que permite a leitura integral em sala de aula, e intensidade, pela capacidade de síntese e força expressiva desse gênero. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva qualitativa interpretativista, de caráter propositivo. As reflexões teóricas de leitura embasam-se em autores como Kleiman (2002) e Solé (2014); as de interpretação em Jauss (1979), Iser (1999) e Eco (1994; 2015); acerca do conto em Poe (1993) e Cortázar (1974); sobre insensibilidade em Sontag (2003) e Bauman (2014). Após as considerações teóricas, há a proposição de uma Unidade Didática, dividida em seis módulos. Como corpus de análise, escolhidos pela abordagem da temática da insensibilidade humana, serão utilizados os contos: O monstro, Amanhã eu volto e O suicida, de Luiz Vilela; Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan; Colinas como elefantes brancos, de Ernest Hemingway; e Angústia, de Anton Tchekhov. |
Abstract: | This research stems from the conviction that literature can contribute to humanizing people. Inserted in a school culture in which the literary text is commonly used as a pretext for unreflective metalinguistic activities or mere decoding, competing with modern technologies, in a society that values fast-food reading, practiced on social networks, it is up to the school to find ways to develop critical readings of the world and, to this end, the power of literature is an effective tool. The insensitivity that permeates human relationships has worsened as the vis-à-vis contact of yesteryear has been replaced by the virtual contact of social networks, where, all too often, the suffering of others is transformed into a spectacle to be consumed and appreciated, further exacerbating the lack of empathy and connection between people. In view of the above, this dissertation seeks to stimulate interest in reading in ninth grade classes by increasing reading proficiency in short stories that deal with insensitivity towards others, leading readers to question individual and social attitudes towards the pain of others. The proposed activities aim to increase students' autonomy in relation to the text, so that they feel they are also producers of meaning. The short story was chosen because of its brevity, which allows it to be read in its entirety in the classroom, and its intensity, because of the genre's capacity for synthesis and expressive power. The research was developed from an interpretive qualitative perspective, with a propositional character. The theoretical reflections on reading are based on authors such as Kleiman (2002) and Solé (2014); on interpretation in Jauss (1979), Iser (1999) and Eco (1994; 2015); on the short story in Poe (1993) and Cortázar (1974); on insensitivity in Sontag (2003) and Bauman (2014). After the theoretical considerations, a Didactic Unit is proposed, divided into six modules. The short stories chosen for their approach to the theme of human insensitivity will be used as the corpus of analysis: O monstro, Amanhã eu volto and O suicida, by Luiz Vilela; Uma vela para Dario, by Dalton Trevisan; Colinas como elefantes brancos, by Ernest Hemingway; and Angústia, by Anton Tchekhov. |
Keywords: | Conto Insensibilidade Leitura Interpretação Fundamental II Short story Insensitivity Reading Interpretation Elementary School II |
CNPq areas: | LINGUAGENS E LETRAMENTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Flach, Sidnei Luiz. Insensibilidade, espetacularização e banalização do sofrimento em contos: práticas de leitura e interpretação no nono ano do Ensino Fundamental. 2024. 148 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7106 |
Issue Date: | 7-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
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