Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7106
Tipo do documento: Dissertação
Title: Insensibilidade, espetacularização e banalização do sofrimento em contos: práticas de leitura e interpretação no nono ano do Ensino Fundamental
Other Titles: Insensitivity, spectacularization and trivialization of suffering in short stories: reading and interpretation practices in the ninth grade of Fundamental Teaching
Autor: Flach, Sidnei Luiz 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valdeci Batistia de Melo
Segundo membro da banca: Schroder, Luciane Thomé
Terceiro membro da banca: Conde, Francisco Xavier Frias
Resumo: A presente pesquisa nasce da convicção de que a literatura pode contribuir para a humanização das pessoas. Inseridos em uma cultura escolar em que o texto literário é comumente utilizado como pretexto para atividades metalinguísticas irreflexivas ou de mera decodificação, concorrendo com as modernas tecnologias, em uma sociedade que valoriza a leitura fast-food, praticada nas redes sociais, cabe à escola encontrar meios para desenvolver leituras críticas de mundo e, para tanto, a potência da literatura é ferramenta eficaz. A insensibilidade, que permeia as relações humanas, tem se agravado à medida que o contato vis-à-vis de outrora vai sendo substituído pelo contato virtual das redes sociais e, neste, muito comumente, o sofrimento alheio é transformado em um espetáculo a ser consumido e apreciado, exacerbando ainda mais a falta de empatia e conexão entre as pessoas. Diante do exposto, esta dissertação busca estimular o interesse pela leitura em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, aumentando a proficiência leitora em contos que abordem a insensibilidade para com o próximo, levando o leitor a questionar as atitudes individuais e sociais perante a dor alheia. As atividades propostas visam aumentar a autonomia dos alunos frente ao texto, para que se sintam também produtores de sentidos. A escolha do conto deve-se à sua brevidade, que permite a leitura integral em sala de aula, e intensidade, pela capacidade de síntese e força expressiva desse gênero. A pesquisa foi desenvolvida dentro da perspectiva qualitativa interpretativista, de caráter propositivo. As reflexões teóricas de leitura embasam-se em autores como Kleiman (2002) e Solé (2014); as de interpretação em Jauss (1979), Iser (1999) e Eco (1994; 2015); acerca do conto em Poe (1993) e Cortázar (1974); sobre insensibilidade em Sontag (2003) e Bauman (2014). Após as considerações teóricas, há a proposição de uma Unidade Didática, dividida em seis módulos. Como corpus de análise, escolhidos pela abordagem da temática da insensibilidade humana, serão utilizados os contos: O monstro, Amanhã eu volto e O suicida, de Luiz Vilela; Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan; Colinas como elefantes brancos, de Ernest Hemingway; e Angústia, de Anton Tchekhov.
Abstract: This research stems from the conviction that literature can contribute to humanizing people. Inserted in a school culture in which the literary text is commonly used as a pretext for unreflective metalinguistic activities or mere decoding, competing with modern technologies, in a society that values fast-food reading, practiced on social networks, it is up to the school to find ways to develop critical readings of the world and, to this end, the power of literature is an effective tool. The insensitivity that permeates human relationships has worsened as the vis-à-vis contact of yesteryear has been replaced by the virtual contact of social networks, where, all too often, the suffering of others is transformed into a spectacle to be consumed and appreciated, further exacerbating the lack of empathy and connection between people. In view of the above, this dissertation seeks to stimulate interest in reading in ninth grade classes by increasing reading proficiency in short stories that deal with insensitivity towards others, leading readers to question individual and social attitudes towards the pain of others. The proposed activities aim to increase students' autonomy in relation to the text, so that they feel they are also producers of meaning. The short story was chosen because of its brevity, which allows it to be read in its entirety in the classroom, and its intensity, because of the genre's capacity for synthesis and expressive power. The research was developed from an interpretive qualitative perspective, with a propositional character. The theoretical reflections on reading are based on authors such as Kleiman (2002) and Solé (2014); on interpretation in Jauss (1979), Iser (1999) and Eco (1994; 2015); on the short story in Poe (1993) and Cortázar (1974); on insensitivity in Sontag (2003) and Bauman (2014). After the theoretical considerations, a Didactic Unit is proposed, divided into six modules. The short stories chosen for their approach to the theme of human insensitivity will be used as the corpus of analysis: O monstro, Amanhã eu volto and O suicida, by Luiz Vilela; Uma vela para Dario, by Dalton Trevisan; Colinas como elefantes brancos, by Ernest Hemingway; and Angústia, by Anton Tchekhov.
Keywords: Conto
Insensibilidade
Leitura
Interpretação
Fundamental II
Short story
Insensitivity
Reading
Interpretation
Elementary School II
CNPq areas: LINGUAGENS E LETRAMENTO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Flach, Sidnei Luiz. Insensibilidade, espetacularização e banalização do sofrimento em contos: práticas de leitura e interpretação no nono ano do Ensino Fundamental. 2024. 148 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7106
Issue Date: 7-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sidnei Luiz Flach.pdfArquivo completo12.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.