Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6698
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Proposta de ensino sobre contos e causos e aspectos da intertextualidade |
Other Titles: | Propuesta de enseñanza sobre cuentos e historias y aspectos de la intertextualidad |
Autor: | Diana, Géssica Cristiane ![]() |
Primeiro orientador: | Sella, Aparecida Feola |
Primeiro membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Segundo membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Quarto membro da banca: | Mendonça, Sonia Cristina Poltronieri |
Quinto membro da banca: | Orcírio Thiago de, Oliveira |
Resumo: | Nesta pesquisa, o objetivo geral corresponde à elaboração de uma unidade didática para alunos do sétimo ano sobre o ensino da intertextualidade e sobre textos que constituem exemplos de contos e causos, inclusive sobre textos produzidos por ex alunos de uma escola estadual do campo, localizada no Sudoeste do Paraná, publicados no livro Contos e Causos do Ouro Verde em 2004, com a intenção de ressaltar a produção textual local. Propõem-se atividades sobre os seguintes subtipos de intertextualidade: alusões, détournement, paródia e paráfrase, por serem considerados mais sugestivos para exemplificações a alunos do sétimo ano. Este estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa interpretativista e seguiu a abordagem sobre a intertextualidade como uma categoria da coerência textual viável para processos de leitura. Seguem-se, principalmente, as contribuições de Koch (1991; 2003), Moisés (2006), Oliveira (2006) e Marcuschi (2007; 2008). Enfocam-se textos variados para exemplificação juntamente com textos específicos para o resgate de elementos ligados à escola da comunidade e sua respectiva história. Percebeu-se que a intertextualidade está presente nos gêneros abordados ao estabelecer correlações entre os textos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com o trabalho do professor e promover uma ressignificação dos gêneros causo e conto, por meio da análise de elementos intertextuais e interdiscursivos nos textos em questão. |
Abstract: | En esta investigación, el objetivo general es la elaboración de una unidad didáctica para estudiantes de séptimo grado sobre la enseñanza de la intertextualidad y sobre textos que constituyen ejemplos de cuentos e historias, incluyendo textos producidos por exalumnos de una escuela pública del interior, ubicada en el sudoeste de Paraná, publicado en el libro Contos e Causos do Ouro Verde en 2004, con la intención de resaltar la producción textual local. Se proponen actividades sobre los siguientes subtipos de intertextualidad: alusiones, détournement, parodia y paráfrasis, por considerarse más sugerentes de ejemplificación para estudiantes de séptimo grado. El presente estudio corresponde a una investigación cualitativa interpretativa y siguió el enfoque de la intertextualidad como categoría de coherencia textual viable para los procesos de lectura. Les siguen principalmente las contribuciones de Koch (1991; 2003), Marcuschi (2007; 2008), Moisés (2006) y Oliveira (2006). Se enfocan textos variados como ejemplos junto con textos específicos para rescatar elementos vinculados a la escuela local y su respectiva historia. Se notó que la intertextualidad está presente en los géneros abordados al establecer correlaciones entre los textos. Se espera que esta investigación pueda contribuir con el trabajo del docente y promover una resignificación de los géneros narrativos causo y cuento, a través del análisis de elementos intertextuales e interdiscursivos en los textos en cuestión. |
Keywords: | Causo Conto Ensino Fundamental Intertextualidade Causo Cuento Enseñanza Fundamental Intertextualidad |
CNPq areas: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Diana, Géssica Cristiane. Proposta de ensino sobre contos e causos e aspectos da intertextualidade. 2023. 129 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras (CVL) ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6698 |
Issue Date: | 27-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GÉSSICA_DIANA.2023.pdf | Arquivo completo | 993.38 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License