Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7250
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Leitura de poesia: a abertura à experiência literária na sala de aula |
Other Titles: | Lectura de poesía: la apertura a la experiencia literaria en el aula |
Autor: | Dominiak, Eliane de Camargo ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Primeiro membro da banca: | Bottos Júnio, Norival |
Segundo membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Resumo: | Nesta dissertação, apresentamos reflexões teóricas e proposições didáticas de aplicação sobre o ensino da poesia lírica em sala de aula para alunos do 4º ano, séries iniciais do Ensino Fundamental I considerando a transdisciplinaridade com as áreas dos saberes em Artes, Geografia e História. Tanto a poesia lírica, como outras manifestações literárias podem ser potências para o desenvolvimento dos discursos linguísticos do aluno, assim como da sua afetividade. As práticas pedagógicas com a poesia lírica, recepção, leitura e escrita são utilizadas em sala de aula para tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os educandos, contribuindo assim para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Por meio do fazer pedagógico com estratégias lúdicas das leituras com a poesia lírica, utilizando temas que proporcionem análises acerca da materialidade sócio-histórica dos alunos e as possiblidades de reflexão de seus enfrentamentos afetivos que possam contribuir para o fortalecimento do seu self e da formação literária. Dessa forma, um alargar das percepções de leituras de si mesmo, das suas realidades e mundo ao seu entorno, por meio das reflexões e produções desempenhadas nas atividades propostas. Entendemos que é por meio de atividades que promovam o desempenho maturacional dos educandos, apoiadas em práticas receptivas e lúdicas e a ampliação do conhecimento sobre a sua materialidade sócio-histórica, possibilitando expressar sua forma de pensar, seus sentimentos, emoções e conhecimentos, incentivando a formação e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Serviram de embasamento teórico para as nossas considerações os textos de Zilberman (1989), Winnicott (1975), Bordini (1986), Parreiras (2009), Arroyo (1990), Saraiva (2001), Mello (1995), entre outros autores. |
Abstract: | En esta disertación, presentamos reflexiones teóricas y propuestas didácticas de aplicación sobre la enseñanza de la lírica en el aula para estudiantes de 4.º año, grados iniciales de la Escuela Primaria I, considerando la transdisciplinariedad con las áreas de conocimientos en Artes, Geografía e Historia. Tanto la poesía lírica como otras manifestaciones literarias pueden ser potencialidades para el desarrollo de los discursos lingüísticos del estudiante, así como de su afectividad. Prácticas pedagógicas como la poesía lírica, la recepción, la lectura y la escritura se utilizan en el aula para hacer el aprendizaje más significativo y ameno para los estudiantes, contribuyendo así al mejoramiento del proceso de enseñanza-aprendizaje. A través de la práctica pedagógica con estrategias lúdicas de lecturas con poesía lírica, utilizando temas que brinden análisis sobre la materialidad sociohistórica de los estudiantes y las posibilidades de reflexionar sobre sus confrontaciones afectivas que pueden contribuir al fortalecimiento de su yo y de su formación literaria. De esta manera, se logra una ampliación de las percepciones de lecturas de uno mismo, de sus realidades y del mundo que lo rodea, a través de las reflexiones y producciones realizadas en las actividades propuestas. Entendemos que es a través de actividades que promuevan el desempeño madurativo de los estudiantes, apoyados en prácticas receptivas, lúdicas y la ampliación del conocimiento sobre su materialidad socio histórica, posibilitando la expresión de su forma de pensar, sus sentimientos, emociones y conocimientos, fomentando la formación y contribuyendo al desarrollo personal y social. Los textos de Zilberman (1989) sirvieron de base teórica para nuestras consideraciones; Winnicott (1975), Bordini (1986), Parreiras (2009), Arroyo (1990), Saraiva (2001), Mello (1995), entre otros autores. |
Keywords: | Gênero lírico Alfabetização Letramento literário Ensino Fundamental I Literatura Literatura Género lírico Alfabetización Alfabetización literaria Educación Primaria I |
CNPq areas: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Dominiak, Eliane de Camargo. Leitura de poesia: a abertura à experiência literária na sala de aula. 2024. 114 f. Dissertação(Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7250 |
Issue Date: | 5-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIANE DE CAMARGO DOMINIAK.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.