Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7883
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As tirinhas no livro didático Aprender Juntos Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental: reflexões para uma leitura discursiva na sala de aula |
Other Titles: | Las historietas en el libro de texto Aprender juntos Língua Portuguesa del 5º ano de la Educación Primaria: reflexiones para una lectura discursiva en el aula |
Autor: | Furtado, Marcos Dias ![]() |
Primeiro orientador: | França, uliana de Sá |
Primeiro membro da banca: | Schröder, Luciane Thomé |
Segundo membro da banca: | Orsatto, Franciele Luzia de Oliveira |
Resumo: | Dada a popularidade do gênero tira – tanto no contexto escolar como fora dele – e sua constante presença em materiais didático-pedagógicos, o presente trabalho possui como objetivo a proposição e a aplicação de uma unidade didática, para uma turma de 5º ano, orientada à leitura discursiva de tiras, com base na Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Compreendendo a leitura como um processo discursivo, o estudo demonstra que as tirinhas podem fomentar um ensino mais significativo ao instigar os estudantes a perceberem a complexidade dos discursos e suas implicações na construção de sentidos. Tomou-se como objeto de pesquisa o livro didático Aprender juntos Língua Portuguesa – 5° ano do EF com o intuito de verificar de que forma as tiras eram mobilizadas no material e se a abordagem favorecia a leitura e a construção de sentidos. Apesar de sua presença constante, observou-se que o gênero era mobilizado, de forma predominante, para subsidiar exercícios voltados a normas da língua, o que caracteriza subutilização das tiras e limitação do trabalho com a leitura. Frente a esta constatação, selecionaram-se as tiras do personagem Armandinho – as mais recorrentes no material – para que fossem analisadas e tomadas como base para a elaboração de uma unidade didática orientada à leitura discursiva. Essa proposta se estruturou a partir da reflexão sobre os gestos de leitura e os efeitos de sentidos mobilizados pelas tiras, abrindo espaço para que os estudantes interpretassem os discursos nelas inscritos e os relacionassem com sua realidade. A aplicação da unidade didática demonstrou que, ao deslocar o foco da análise estrutural para uma abordagem discursiva, os estudantes foram capazes de perceber como a linguagem opera na produção de sentidos, rompendo com uma concepção de leitura pautada apenas na localização de informações explícitas ou na identificação da aplicação de normais linguísticas. Dessa forma, este trabalho reforça a importância de se investir em práticas de leitura que ultrapassem a decodificação e a compreensão literal dos textos, oportunizando espaços de reflexão e de diálogo, estimulando os estudantes a perceberem a multiplicidade de sentidos do texto e contribuindo para a formação de leitores mais críticos, reflexivos e autônomos desde os primeiros anos escolares. Além disso, o estudo pode contribuir para a (re)significação do trabalho do professor na sala de aula, estimulando-o a estabelecer um olhar mais crítico e reflexivo sobre as propostas e abordagens da leitura contidas em livros didáticos de Língua Portuguesa. |
Abstract: | Dada la popularidad del género historieta - tanto en el contexto escolar como fuera de él - y su constante presencia en materiales didáctico-pedagógicos, el presente estudio tiene como objetivo la propuesta y aplicación de una unidad didáctica, para um grupo meta de 5º año, orientada a la lectura discursiva de historietas, basada en el Análisis del Discurso (AD) de línea francesa. Al concebir la lectura como un proceso discursivo, el estudio demuestra que las historietas pueden fomentar una enseñanza más significativa al estimular a los estudiantes a percibir la complejidad de los discursos y sus implicaciones en la construcción de significados. Se tomó como objeto de investigación el libro de texto Aprender Juntos Língua Portuguesa – 5º año de EF con el propósito de verificar cómo se movilizaban las historietas en el material y si el enfoque favorecía la lectura y la construcción de sentidos. Pese su presencia constante en el material, se observó que el género se utilizaba predominantemente como apoyo para ejercicios de normas lingüísticas, lo que caracteriza una subutilización de las historietas y una limitación del trabajo con la lectura. Ante esta constatación, se seleccionaron las historietas del personaje Armandinho, las más recurrentes en el material, para que fueran analizadas y tomadas como base en la elaboración de una unidad didáctica orientada a la lectura discursiva. Esta propuesta se estructuró a partir de la reflexión sobre los gestos de lectura y los efectos de sentido movilizados por las historietas, abriendo espacio para que los estudiantes interpretaran los discursos presentes en ellas y establecieran relaciones con su realidad social. La aplicación de la unidad didáctica demostró que, al desplazar el foco del análisis estructural a un enfoque discursivo, los estudiantes fueron capaces de percibir cómo opera el lenguaje en la producción de sentidos, rompiendo con una concepción de lectura basada únicamente en la localización de información explícita o en la identificación de la aplicación de normas lingüísticas. De esta manera, este estudio refuerza la importancia de invertir en prácticas de lectura que vayan más allá de la decodificación y la comprensión literal de los textos, creando espacios de reflexión y diálogo, estimulando a los estudiantes a percibir la multiplicidad de sentidos del texto y contribuyendo a la formación de lectores más críticos, reflexivos y autónomos desde los primeros años escolares. Además, el estudio puede contribuir a la (re)significación del trabajo docente en el aula, promoviendo una mirada más crítica y reflexiva sobre las propuestas y enfoques presentes en los libros de texto de Lengua Portuguesa en relación con la lectura. |
Keywords: | Leitura Análise de discurso Tiras Armandinho. Lectura Análisis del discurso Historietas Armandinho |
CNPq areas: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Furtado, Marcos Dias. As tirinhas no livro didático Aprender Juntos Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental: reflexões para uma leitura discursiva na sala de aula. 2025. 135 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7883 |
Issue Date: | 28-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcos Dias Furtado.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 4.76 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.