Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7255
Tipo do documento: | Tese |
Title: | A curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paraná |
Other Titles: | The curricularization of socio-emotional skills in early childhood education in the western region of Paraná La curricularización de las habilidades socioemocionales en la educación parvularia en la región oeste de Paraná |
Autor: | Marçal, Cleonice ![]() |
Primeiro orientador: | André, Tamara Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Volpato, Elaine Cristina Francisco |
Segundo membro da banca: | Moraes, Denise Rosana da Silva |
Terceiro membro da banca: | Franzi, Juliana |
Quarto membro da banca: | França, Eliacir Neves |
Resumo: | A tese apresenta uma análise qualitativa e teórica sobre o ensino das habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (PPC/AMOP). O objetivo geral é problematizar a proposta para a Educação Infantil quanto ao desenvolvimento das emoções e sentimentos. A referência para esta investigação está na comparação da adequação da Proposta Pedagógica Curricular do Oeste do Paraná (AMOP) com a BNCC quanto à introdução das habilidades socioemocionais na Educação Infantil. A partir do método dialético, analisa-se a introdução das habilidades socioemocionais com relação às propostas de políticas públicas educacionais brasileiras referentes ao currículo para a Educação Infantil, contrapondo concepções materialistas e idealistas. Conclui-se que o ensino pautado nas competências socioemocionais é delineado na BNCC como idealista, por projetar uma sociedade futura. Por esta razão, a possibilidade de um currículo que fomente o desenvolvimento das emoções e sentimentos por meio das concepções materialista e dialética possui significativa importância pelo aspecto que priorize o desenvolvimento humano, a partir das condições materiais encontradas na realidade. Quanto à proposta curricular do Oeste do Paraná (PPC/AMOP), evidencia-se que, apesar de esta englobar os aspectos das concepções da Teoria Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural nos seus pressupostos teóricos filosóficos, pedagógicos e psicológicos, na prática evidencia o currículo idealista e comportamental concebido na Pedagogia das Competências, tal qual a BNCC. |
Abstract: | The thesis presents a qualitative and theoretical analysis on the teaching of socio-emotional skills in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the Pedagogical Proposal of the Association of Municipalities of Western Paraná (PPC/AMOP). The general objective is to problematize the proposal for Early Childhood Education regarding the development of emotions and feelings. The reference for this investigation is in the comparison of the adequacy of the Curricular Pedagogical Proposal of Western Paraná (AMOP) with the BNCC regarding the introduction of socio-emotional skills in Early Childhood Education. From the dialectical method, the introduction of socio-emotional skills is analyzed in relation to the proposals of Brazilian educational public policies regarding the curriculum for Early Childhood Education, opposing materialistic and idealistic conceptions. It is concluded that teaching based on socio-emotional competencies is outlined in the BNCC as idealistic, for projecting a future society. For this reason, the possibility of a curriculum that fosters the development of emotions and feelings through materialist and dialectical conceptions is of significant importance because of the aspect that prioritizes human development, based on the material conditions found in reality. As for the curricular proposal of the West of Paraná (PPC/AMOP), it is evident that, although it encompasses the aspects of the conceptions of the Historical-Critical Theory and the Historical-Cultural Theory in its philosophical, pedagogical and psychological theoretical assumptions, in practice it evidences the idealistic and behavioral curriculum conceived in the Pedagogy of Competences, such as the BNCC. La tesis presenta un análisis cualitativo y teórico sobre la enseñanza de habilidades socioemocionales en la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y en la Propuesta Pedagógica de la Asociación de Municipios del Oeste de Paraná (PPC/AMOP). El objetivo general es problematizar la propuesta de Educación Infantil en cuanto al desarrollo de las emociones y los sentimientos. La referencia para esta investigación está en la comparación de la adecuación de la Propuesta Pedagógica Curricular del Oeste de Paraná (AMOP) con la BNCC en cuanto a la introducción de habilidades socioemocionales en la Educación Infantil. Desde el método dialéctico, se analiza la introducción de habilidades socioemocionales en relación con las propuestas de políticas públicas educativas brasileñas sobre el currículo para la Educación Parvularia, oponiéndose a concepciones materialistas e idealistas. Se concluye que la enseñanza basada en competencias socioemocionales es perfilada en el BNCC como idealista, para proyectar una sociedad futura. Por esta razón, la posibilidad de un currículo que fomente el desarrollo de emociones y sentimientos a través de concepciones materialistas y dialécticas es de significativa importancia por el aspecto que prioriza el desarrollo humano, a partir de las condiciones materiales que se encuentran en la realidad. En cuanto a la propuesta curricular del Oeste de Paraná (PPC/AMOP), es evidente que, a pesar de abarcar los aspectos de las concepciones de la Teoría Histórico-Crítica y de la Teoría Histórico-Cultural en sus supuestos teóricos filosóficos, pedagógicos y psicológicos, en la práctica evidencia el currículo idealista y conductista concebido en la Pedagogía de las Competencias, como la BNCC. |
Keywords: | Educação Infantil Habilidades socioemocionais Análise de Políticas Educacionais Currículo Early childhood education Social-emotional skills Educational Policy Analysis Curriculum Educación infantil Habilidades socioemocionales Análisis de Políticas Educativas Currículo |
CNPq areas: | CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Marçal, Cleonice. A curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paraná. 2024. 118 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7255 |
Issue Date: | 11-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cleonice_Marçal_2024.pdf | Documento principal | 895.33 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.