Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarçal, Cleonice-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5296953806079049por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Volpato, Elaine Cristina Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1634648588795499por
dc.contributor.referee2Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee3Franzi, Juliana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0814985490012311por
dc.contributor.referee4França, Eliacir Neves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624947030735477por
dc.date.accessioned2024-06-19T14:27:24Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationMarçal, Cleonice. A curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paraná. 2024. 118 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7255-
dc.description.resumoA tese apresenta uma análise qualitativa e teórica sobre o ensino das habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (PPC/AMOP). O objetivo geral é problematizar a proposta para a Educação Infantil quanto ao desenvolvimento das emoções e sentimentos. A referência para esta investigação está na comparação da adequação da Proposta Pedagógica Curricular do Oeste do Paraná (AMOP) com a BNCC quanto à introdução das habilidades socioemocionais na Educação Infantil. A partir do método dialético, analisa-se a introdução das habilidades socioemocionais com relação às propostas de políticas públicas educacionais brasileiras referentes ao currículo para a Educação Infantil, contrapondo concepções materialistas e idealistas. Conclui-se que o ensino pautado nas competências socioemocionais é delineado na BNCC como idealista, por projetar uma sociedade futura. Por esta razão, a possibilidade de um currículo que fomente o desenvolvimento das emoções e sentimentos por meio das concepções materialista e dialética possui significativa importância pelo aspecto que priorize o desenvolvimento humano, a partir das condições materiais encontradas na realidade. Quanto à proposta curricular do Oeste do Paraná (PPC/AMOP), evidencia-se que, apesar de esta englobar os aspectos das concepções da Teoria Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural nos seus pressupostos teóricos filosóficos, pedagógicos e psicológicos, na prática evidencia o currículo idealista e comportamental concebido na Pedagogia das Competências, tal qual a BNCC.por
dc.description.abstractThe thesis presents a qualitative and theoretical analysis on the teaching of socio-emotional skills in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the Pedagogical Proposal of the Association of Municipalities of Western Paraná (PPC/AMOP). The general objective is to problematize the proposal for Early Childhood Education regarding the development of emotions and feelings. The reference for this investigation is in the comparison of the adequacy of the Curricular Pedagogical Proposal of Western Paraná (AMOP) with the BNCC regarding the introduction of socio-emotional skills in Early Childhood Education. From the dialectical method, the introduction of socio-emotional skills is analyzed in relation to the proposals of Brazilian educational public policies regarding the curriculum for Early Childhood Education, opposing materialistic and idealistic conceptions. It is concluded that teaching based on socio-emotional competencies is outlined in the BNCC as idealistic, for projecting a future society. For this reason, the possibility of a curriculum that fosters the development of emotions and feelings through materialist and dialectical conceptions is of significant importance because of the aspect that prioritizes human development, based on the material conditions found in reality. As for the curricular proposal of the West of Paraná (PPC/AMOP), it is evident that, although it encompasses the aspects of the conceptions of the Historical-Critical Theory and the Historical-Cultural Theory in its philosophical, pedagogical and psychological theoretical assumptions, in practice it evidences the idealistic and behavioral curriculum conceived in the Pedagogy of Competences, such as the BNCC.eng
dc.description.abstractLa tesis presenta un análisis cualitativo y teórico sobre la enseñanza de habilidades socioemocionales en la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y en la Propuesta Pedagógica de la Asociación de Municipios del Oeste de Paraná (PPC/AMOP). El objetivo general es problematizar la propuesta de Educación Infantil en cuanto al desarrollo de las emociones y los sentimientos. La referencia para esta investigación está en la comparación de la adecuación de la Propuesta Pedagógica Curricular del Oeste de Paraná (AMOP) con la BNCC en cuanto a la introducción de habilidades socioemocionales en la Educación Infantil. Desde el método dialéctico, se analiza la introducción de habilidades socioemocionales en relación con las propuestas de políticas públicas educativas brasileñas sobre el currículo para la Educación Parvularia, oponiéndose a concepciones materialistas e idealistas. Se concluye que la enseñanza basada en competencias socioemocionales es perfilada en el BNCC como idealista, para proyectar una sociedad futura. Por esta razón, la posibilidad de un currículo que fomente el desarrollo de emociones y sentimientos a través de concepciones materialistas y dialécticas es de significativa importancia por el aspecto que prioriza el desarrollo humano, a partir de las condiciones materiales que se encuentran en la realidad. En cuanto a la propuesta curricular del Oeste de Paraná (PPC/AMOP), es evidente que, a pesar de abarcar los aspectos de las concepciones de la Teoría Histórico-Crítica y de la Teoría Histórico-Cultural en sus supuestos teóricos filosóficos, pedagógicos y psicológicos, en la práctica evidencia el currículo idealista y conductista concebido en la Pedagogía de las Competencias, como la BNCC.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-06-19T14:27:24Z No. of bitstreams: 1 Cleonice_Marçal_2024.pdf: 916821 bytes, checksum: 38421e8cebbeffe92f5f757d2a949660 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-19T14:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cleonice_Marçal_2024.pdf: 916821 bytes, checksum: 38421e8cebbeffe92f5f757d2a949660 (MD5) Previous issue date: 2024-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectHabilidades socioemocionaispor
dc.subjectAnálise de Políticas Educacionaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSocial-emotional skillseng
dc.subjectEducational Policy Analysiseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEducación infantilspa
dc.subjectHabilidades socioemocionalesspa
dc.subjectAnálisis de Políticas Educativasspa
dc.subjectCurrículospa
dc.subject.cnpqCURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA curricularização das habilidades socioemocionais na educação infantil da região oeste do Paranápor
dc.title.alternativeThe curricularization of socio-emotional skills in early childhood education in the western region of Paranáeng
dc.title.alternativeLa curricularización de las habilidades socioemocionales en la educación parvularia en la región oeste de Paranáspa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleonice_Marçal_2024.pdfDocumento principal895.33 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.