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Tipo do documento: Dissertação
Title: Por uma concepção histórico crítica do currículo do ensino de ciências naturais: levantamento de teses e dissertações
Other Titles: For a critical historical conception of the natural sciences teaching curriculum
Autor: Campelo, Calebe Lucas Feitosa 
Primeiro orientador: Malanchen, Julia
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Teixeira, Lucas André
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar dissertações e teses sobre o Ensino de Ciências Naturais fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica que têm como objeto de estudo o currículo nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: levantar elementos a partir da síntese das teses e dissertações produzidas sobre o tema Ensino de Ciências Naturais. Para tanto, foi realizado um levantamento das teses e dissertações produzidas entre 2013 e 2023, tendo sido encontrado um total de três dissertações e uma tese na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As pesquisas demonstram o esvaziamento curricular promovido pelas atuais políticas curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular, que tem como eixo norteador a Pedagogia das Competências, uma teoria pedagógica liberal. Em contraposição, o presente trabalho defende uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética proposta pela PHC e pela Psicologia Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, a função da ciência é de desantropomorfizar o conhecimento, ou seja, desvelar o real que está posto e promover nos sujeitos uma visão crítica do mundo. Ao possibilitar a mudança de uma concepção de mundo liberal, o Ensino de Ciências Naturais pautado na Pedagogia Histórico-Crítica fornece os conhecimentos necessários para que os sujeitos se percebam como agentes da transformação da realidade concreta, partícipes da construção social e histórica. Contudo, para que tais proposições sejam realizadas, é preciso que a educação seja emancipadora, distanciando da educação mercantilista proposta pelas pedagogias do “aprender a aprender”. Diante do exposto, foram encontrados nos trabalhos levantados elementos que não podem faltar na elaboração de um currículo histórico-crítico: o conhecimento clássico; a compreensão de mundo materialista, histórica e dialética, assim como a apropriação da PHC e da Psicologia Histórico-Cultural pelos professores e; conteúdos escolares que promovam o ensino crítico, pautado na ciência, de forma que os indivíduos reconheçam a ciência como produto do trabalho da classe trabalhadora.
Abstract: This dissertation aims to analyze dissertations and theses on the Teaching of Natural Sciences based on Historical-Critical Pedagogy that have as their object of study the curriculum in the final years of Elementary School. The specific objectives are: to collect elements from the synthesis of theses and dissertations produced on the topic of Teaching Natural Sciences. To this end, a survey of theses and dissertations produced between 2013 and 2023 was carried out, and a total of three dissertations and one thesis were found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations database. Research demonstrates the curricular emptying promoted by current curricular policies, such as the National Common Curricular Base, which has as its guiding axis the Pedagogy of Competences, a liberal pedagogical theory. In contrast, this work defends a materialist, historical and dialectical conception of the world proposed by PHC and Historical-Cultural Psychology. From this perspective, the function of science is to de-anthropomorphize knowledge, that is, to reveal the reality that is posited and to promote in subjects a critical view of the world. By enabling the change of a liberal conception of the world, the Teaching of Natural Sciences based on Historical-Critical Pedagogy provides the necessary knowledge for subjects to perceive themselves as agents of the transformation of concrete reality, participants in social and historical construction. However, for such propositions to be realized, education must be emancipatory, distancing itself from the mercantilist education proposed by “learning to learn” pedagogies. In view of the above, elements were found in the works that cannot be missing in the development of a historical-critical curriculum: classical knowledge; the understanding of the materialistic, historical and dialectical world, as well as the appropriation of PHC and Historical-Cultural Psychology by teachers and; school content that promotes critical teaching, based on science, so that individuals recognize science as a product of the work of the working class.
Keywords: Currículo
Ensino de ciências
Ciências naturais
Pedagogia histórico-crítica
Políticas educacionais
Curriculum
Science teaching
Natural sciences
Historical-critical pedagogy
Educational policies
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Campelo, Calebe Lucas Feitosa. Por uma concepção histórico crítica do currículo do ensino de ciências naturais: levantamento de teses e dissertações. 2023. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6961
Issue Date: 6-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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