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dc.creatorCampelo, Calebe Lucas Feitosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083870602873679por
dc.contributor.advisor1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Teixeira, Lucas André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4949469318546934por
dc.date.accessioned2024-01-22T16:26:05Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationCampelo, Calebe Lucas Feitosa. Por uma concepção histórico crítica do currículo do ensino de ciências naturais: levantamento de teses e dissertações. 2023. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6961-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar dissertações e teses sobre o Ensino de Ciências Naturais fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica que têm como objeto de estudo o currículo nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: levantar elementos a partir da síntese das teses e dissertações produzidas sobre o tema Ensino de Ciências Naturais. Para tanto, foi realizado um levantamento das teses e dissertações produzidas entre 2013 e 2023, tendo sido encontrado um total de três dissertações e uma tese na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As pesquisas demonstram o esvaziamento curricular promovido pelas atuais políticas curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular, que tem como eixo norteador a Pedagogia das Competências, uma teoria pedagógica liberal. Em contraposição, o presente trabalho defende uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética proposta pela PHC e pela Psicologia Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, a função da ciência é de desantropomorfizar o conhecimento, ou seja, desvelar o real que está posto e promover nos sujeitos uma visão crítica do mundo. Ao possibilitar a mudança de uma concepção de mundo liberal, o Ensino de Ciências Naturais pautado na Pedagogia Histórico-Crítica fornece os conhecimentos necessários para que os sujeitos se percebam como agentes da transformação da realidade concreta, partícipes da construção social e histórica. Contudo, para que tais proposições sejam realizadas, é preciso que a educação seja emancipadora, distanciando da educação mercantilista proposta pelas pedagogias do “aprender a aprender”. Diante do exposto, foram encontrados nos trabalhos levantados elementos que não podem faltar na elaboração de um currículo histórico-crítico: o conhecimento clássico; a compreensão de mundo materialista, histórica e dialética, assim como a apropriação da PHC e da Psicologia Histórico-Cultural pelos professores e; conteúdos escolares que promovam o ensino crítico, pautado na ciência, de forma que os indivíduos reconheçam a ciência como produto do trabalho da classe trabalhadora.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze dissertations and theses on the Teaching of Natural Sciences based on Historical-Critical Pedagogy that have as their object of study the curriculum in the final years of Elementary School. The specific objectives are: to collect elements from the synthesis of theses and dissertations produced on the topic of Teaching Natural Sciences. To this end, a survey of theses and dissertations produced between 2013 and 2023 was carried out, and a total of three dissertations and one thesis were found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations database. Research demonstrates the curricular emptying promoted by current curricular policies, such as the National Common Curricular Base, which has as its guiding axis the Pedagogy of Competences, a liberal pedagogical theory. In contrast, this work defends a materialist, historical and dialectical conception of the world proposed by PHC and Historical-Cultural Psychology. From this perspective, the function of science is to de-anthropomorphize knowledge, that is, to reveal the reality that is posited and to promote in subjects a critical view of the world. By enabling the change of a liberal conception of the world, the Teaching of Natural Sciences based on Historical-Critical Pedagogy provides the necessary knowledge for subjects to perceive themselves as agents of the transformation of concrete reality, participants in social and historical construction. However, for such propositions to be realized, education must be emancipatory, distancing itself from the mercantilist education proposed by “learning to learn” pedagogies. In view of the above, elements were found in the works that cannot be missing in the development of a historical-critical curriculum: classical knowledge; the understanding of the materialistic, historical and dialectical world, as well as the appropriation of PHC and Historical-Cultural Psychology by teachers and; school content that promotes critical teaching, based on science, so that individuals recognize science as a product of the work of the working class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-01-22T16:26:05Z No. of bitstreams: 1 Calebe_Lucas_Feitosa_Campelo_2023.pdf: 1614955 bytes, checksum: a142b3127060b0a6f77442607dd6c80e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T16:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Calebe_Lucas_Feitosa_Campelo_2023.pdf: 1614955 bytes, checksum: a142b3127060b0a6f77442607dd6c80e (MD5) Previous issue date: 2023-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectCiências naturaispor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectNatural scienceseng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePor uma concepção histórico crítica do currículo do ensino de ciências naturais: levantamento de teses e dissertaçõespor
dc.title.alternativeFor a critical historical conception of the natural sciences teaching curriculumeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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