Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6861
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estratégias de aprendizagem efetivas no ensino médio segundo os professores por áreas do conhecimento
Other Titles: Effective learning strategies in high school according to teachers by areas of knowledge
Autor: Nascimento, Katiane Santos dos 
Primeiro orientador: Moura, Cynthia Borges de
Primeiro membro da banca: Almeida, Janaina Aparecida de Matos
Segundo membro da banca: Cardoso, Fabrício Bruno
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de aprendizagem para o Ensino Médio apontadas por professores como efetivas considerando o caráter cognitivo e metacognitivo, por áreas de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram coletados junto aos professores do ensino médio de três escolas públicas e três escolas particulares da rede estadual do munícipio de Foz do Iguaçu, Paraná. O instrumento utilizado foi adaptado da Escala Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, comparando-se as maiores porcentagens de indicações dos professores de escolas públicas com as privadas e vice-versa. Como resultado deste estudo, identificou-se, que na área de Linguagens dentre as estratégias apontadas pelos professores como efetivas sobressaem estratégias metacognitivas, na área de ciências humanas e matemática sobressaem as indicações de estratégias cognitivas e na área de ciências da natureza houve praticamente um empate entre as estratégias cognitivas e as metacognitivas. Conclui-se que, no Ensino Médio, na amostra estudada, professores valorizam tanto estratégias cognitivas, quanto as autorreguladoras. Também podese concluir que há a necessidade de haver um avanço nas pesquisas e produções acerca deste tema, tanto nas formações de professores para que eles possam aprender a ensinar aos alunos a serem autorregulados, quanto no campo das áreas do conhecimento.
Abstract: The present research has the objective to identify and analyze the learning strategies for High School pointed out by teachers as being effective considering the cognitive and meta cognitive character, by area of knowledge. It comprises applied research, of quality-quantitative approach, of descriptive and exploratory character. The data was collected from teachers in High School from three public schools and three private schools from the State Education network in Foz do Iguassu City, Paraná, Brazil. We used adapted instrument from the Scale of Learning Strategies Assessment for Basic Education (EAVAP-EF). We analyzed the data through descriptive statistics, comparing the highest percentages of teachers’ indications of their strategies applied to public schools to those applied to private schools and viceversa. As a result of this study, we identified that in the Languages field, among the strategies teachers pointed out as being effective, the meta cognitive strategies overlap; in the human sciences and math fields, the indications of cognitive strategies overlap; and in the nature sci ence field there was practically a draw between the cognitive and the meta cognitive strategies. We have concluded that, in High School, in the sample we studied, teachers value the cognitive strategies as much as the self-regulatory ones. We can also conclude that there need to be advances in research and productions concerning this theme, not only in teachers’ graduation so that they can learn how to teach students to be self-regulated but also in the areas of knowledge field.
Esta investigación tuvo como objetivo identificar y analizar las estratégias de aprendizaje para la educación secundaria identificadas por los docentes como efectivas considerando el carácter cognitivo y metacognitivo, por áreas de conocimiento. Se trata de uma investigación aplicada, con enfoque cualitativo y cuantitativo de carácter descriptivo y exploratorio. Se recolectaron datos de profesores de la educación secundaria de três escuelas públicas y três escuelas privadas de la red estatal del municipio de Foz do Iguaçu, Paraná. El instrumento utilizado fue adaptado de la Escala de Evaluación de Estrategias de Aprendizaje para Educación Primaria (EVAP-EF). Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva, comparando los mayores porcentajes de indicaciones de profesores de escuelas públicas con las privadas y viceversa. Como resultado de este estudio, se identificó que en el área de linguagens entre las estrategias señaladas por los docentes como estrategias metacognitivas efectivas se destacan, en el área de humanidades y matemáticas destacan las indicaciones de estragias cognitivas y en el área de las ciencias naturales existía prácticamente un vínculo entre las estrategias cognitivas y metacognitivas. Se concluiye que, en el bachillerato, en la muestra estudiada, los docentes valoran tanto las estrategias cognitivas como las autorreguladoras. También se puede concluir que existe la necesidad de avanzae en la investigación y producción sobre este tema, tanto en la formación del profesorado para que aprendan a enseñar a los alumnos a autorregularse, como en el campo de las áreas del conocimiento.
Keywords: Desempenho escolar
Estratégias de aprendizagem
Ensino médio
School performance
Learning strategies
High school
Rendimiento escolar
Estrategias de aprendizaje
Enseño secundario
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Nascimento, Katiane Santos dos. Estratégias de aprendizagem efetivas no ensino médio segundo os professores por áreas do conhecimento. 2021. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6861
Issue Date: 9-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katiane_Santos_do_Nascimento_2021.pdfDocumento principal2.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons