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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6741
Tipo do documento: Dissertação
Title: Língua portuguesa para surdos do ensino médio: uma proposta de sequência didática bilíngue com o gênero textual "charge"
Other Titles: Portuguese language for the deaf in high school: a proposal for a bilingual didatic sequence with textual charge genre
Autor: Rosa, Maiara Scherer Machado 
Primeiro orientador: Martins, Maridelma Laperuta
Primeiro membro da banca: André, Tamara Cardoso
Segundo membro da banca: Cezar, Kelly Priscilla Lóddo
Terceiro membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue para aprendizes surdos do ensino médio envolvendo o ensino de língua portuguesa como L2. Para atender ao objetivo, optou-se pela teoria dos gêneros textuais, apresentada pelo estudioso e linguista Marcuschi, articulada aos estudos bilíngues para surdos. No que tange à criação da proposta de sequência didática, parte-se dos teóricos Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e da ampliação desses conceitos para línguas de sinais, defendida por Cezar (2018) e seus posteriores orientandos (ALMEIDA, 2018; INÁCIO, 2018; THAYSE 2019; SOUZA, 2020). A temática educacional e os dados motivadores das dificuldades apresentadas pelos aprendizes surdos são provenientes da coleta de dados do projeto de extensão “Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (L2) para Surdos”, projeto protocolado junto à assessoria de extensão da UNIOESTE/Foz, em 2016. Os resultados das análises mostraram a necessidade de se refletir sobre como propor um ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita que respeite as diferenças linguísticas do povo surdo. Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, compomos uma sequência didática bilíngue (SDB), uma vez que, nesta proposta, destacam-se os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos da Libras. A partir de estudos e conhecimento empírico sobre a temática, surgiram os seguintes questionamentos que nortearam essa pesquisa: Quais as especificidades do ensino de língua portuguesa para alunos surdos numa perspectiva bilingue? Como criar uma sequência didática bilingue para ensinar o gênero charge, respeitando as peculiaridades do aluno surdo? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização é que o objetivo geral se centra na SDB e toda a possível proposta de ensino com gêneros textuais. Esse material será um recurso para professores bilíngues. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Os resultados demonstram que todas as especificidades, como: ensino bilingue, professor/aluno bilingue, aspectos visuais, conforto linguístico, ensino relevante/sensível, olhar para conhecimento de mundo do aluno e a partir dele conduzir o trabalho, leva os alunos e professores a trabalhar com duas línguas de modalidades distintas de forma mais leve e com resultados mais satisfatórios.
Abstract: This master's thesis aims to present a proposal for a bilingual didactic sequence for deaf high school learners involving the teaching of Portuguese as L2. To meet the objective, we opted for the theory of textual genres, presented by the scholar and linguist Marcuschi, articulated to bilingual studies for the deaf. With regard to the creation of the proposal for a didactic sequence, it starts with theorists Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) and the expansion of these concepts to sign languages, defended by Cezar (2018) and his later advisees (ALMEIDA, 2018; INÁCIO , 2018; THAYSE 2019; SOUZA, 2020). The educational theme and data motivating the difficulties presented by deaf learners come from the collection of data from the extension project “Teaching-Learning of the Portuguese Language in Written Modality (L2) for the Deaf”, a project filed with the UNIOESTE/ Foz, in 2016. The results of the analyzes showed the need to reflect on how to propose a Portuguese language teaching in the written modality that respects the linguistic differences of the deaf people. With the purpose of finding answers to this problematization, we composed a bilingual didactic sequence (SDB), since, in this proposal, the visual elements that converge with the linguistic aspects of Libras stand out. From studies and empirical knowledge on the subject, the following questions emerged that guided this research: What are the specificities of teaching Portuguese to deaf students in a bilingual perspective? How to create a bilingual didactic sequence to teach the cartoon genre, respecting the peculiarities of the deaf student? With the purpose of finding answers to this problematization, the general objective is centered on the SDB and all possible teaching proposals with textual genres. This material will be a resource for bilingual teachers. It is, therefore, a qualitative and bibliographic research. The results demonstrate that all specificities, such as: bilingual teaching, bilingual teacher/student, visual aspects, linguistic comfort, relevant/sensitive teaching, looking at the student's knowledge of the world and conducting work based on it, leads students and teachers to work with two languages of different modalities in a lighter way and with more satisfactory results.
Keywords: Bilinguismo
Libras
Português
Charge
Bilingualism
Pounds
Portuguese
Cartoon
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Rosa, Maiara Scherer Machado. Língua portuguesa para surdos do ensino médio: uma proposta de sequência didática bilíngue com o gênero textual "charge". 2021. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6741
Issue Date: 9-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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