Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Maiara Scherer Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623534072032718por
dc.contributor.advisor1Martins, Maridelma Laperuta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009498366480094por
dc.contributor.referee1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee2Cezar, Kelly Priscilla Lóddo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6431119398016499por
dc.contributor.referee3Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.date.accessioned2023-07-27T13:08:34Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationRosa, Maiara Scherer Machado. Língua portuguesa para surdos do ensino médio: uma proposta de sequência didática bilíngue com o gênero textual "charge". 2021. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6741-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue para aprendizes surdos do ensino médio envolvendo o ensino de língua portuguesa como L2. Para atender ao objetivo, optou-se pela teoria dos gêneros textuais, apresentada pelo estudioso e linguista Marcuschi, articulada aos estudos bilíngues para surdos. No que tange à criação da proposta de sequência didática, parte-se dos teóricos Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e da ampliação desses conceitos para línguas de sinais, defendida por Cezar (2018) e seus posteriores orientandos (ALMEIDA, 2018; INÁCIO, 2018; THAYSE 2019; SOUZA, 2020). A temática educacional e os dados motivadores das dificuldades apresentadas pelos aprendizes surdos são provenientes da coleta de dados do projeto de extensão “Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (L2) para Surdos”, projeto protocolado junto à assessoria de extensão da UNIOESTE/Foz, em 2016. Os resultados das análises mostraram a necessidade de se refletir sobre como propor um ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita que respeite as diferenças linguísticas do povo surdo. Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, compomos uma sequência didática bilíngue (SDB), uma vez que, nesta proposta, destacam-se os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos da Libras. A partir de estudos e conhecimento empírico sobre a temática, surgiram os seguintes questionamentos que nortearam essa pesquisa: Quais as especificidades do ensino de língua portuguesa para alunos surdos numa perspectiva bilingue? Como criar uma sequência didática bilingue para ensinar o gênero charge, respeitando as peculiaridades do aluno surdo? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização é que o objetivo geral se centra na SDB e toda a possível proposta de ensino com gêneros textuais. Esse material será um recurso para professores bilíngues. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Os resultados demonstram que todas as especificidades, como: ensino bilingue, professor/aluno bilingue, aspectos visuais, conforto linguístico, ensino relevante/sensível, olhar para conhecimento de mundo do aluno e a partir dele conduzir o trabalho, leva os alunos e professores a trabalhar com duas línguas de modalidades distintas de forma mais leve e com resultados mais satisfatórios.por
dc.description.abstractThis master's thesis aims to present a proposal for a bilingual didactic sequence for deaf high school learners involving the teaching of Portuguese as L2. To meet the objective, we opted for the theory of textual genres, presented by the scholar and linguist Marcuschi, articulated to bilingual studies for the deaf. With regard to the creation of the proposal for a didactic sequence, it starts with theorists Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) and the expansion of these concepts to sign languages, defended by Cezar (2018) and his later advisees (ALMEIDA, 2018; INÁCIO , 2018; THAYSE 2019; SOUZA, 2020). The educational theme and data motivating the difficulties presented by deaf learners come from the collection of data from the extension project “Teaching-Learning of the Portuguese Language in Written Modality (L2) for the Deaf”, a project filed with the UNIOESTE/ Foz, in 2016. The results of the analyzes showed the need to reflect on how to propose a Portuguese language teaching in the written modality that respects the linguistic differences of the deaf people. With the purpose of finding answers to this problematization, we composed a bilingual didactic sequence (SDB), since, in this proposal, the visual elements that converge with the linguistic aspects of Libras stand out. From studies and empirical knowledge on the subject, the following questions emerged that guided this research: What are the specificities of teaching Portuguese to deaf students in a bilingual perspective? How to create a bilingual didactic sequence to teach the cartoon genre, respecting the peculiarities of the deaf student? With the purpose of finding answers to this problematization, the general objective is centered on the SDB and all possible teaching proposals with textual genres. This material will be a resource for bilingual teachers. It is, therefore, a qualitative and bibliographic research. The results demonstrate that all specificities, such as: bilingual teaching, bilingual teacher/student, visual aspects, linguistic comfort, relevant/sensitive teaching, looking at the student's knowledge of the world and conducting work based on it, leads students and teachers to work with two languages of different modalities in a lighter way and with more satisfactory results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-07-27T13:08:34Z No. of bitstreams: 2 Maiara_Scherer_Machado_da_Rosa_2021.pdf: 2138020 bytes, checksum: e88f66fea7ba5163c50f2cec58f4e156 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T13:08:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maiara_Scherer_Machado_da_Rosa_2021.pdf: 2138020 bytes, checksum: e88f66fea7ba5163c50f2cec58f4e156 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectChargepor
dc.subjectBilingualismeng
dc.subjectPoundseng
dc.subjectPortugueseeng
dc.subjectCartooneng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleLíngua portuguesa para surdos do ensino médio: uma proposta de sequência didática bilíngue com o gênero textual "charge"por
dc.title.alternativePortuguese language for the deaf in high school: a proposal for a bilingual didatic sequence with textual charge genreeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maiara_Scherer_Machado_da_Rosa_2021.pdfDocumento principal2.09 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons