Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6117
Tipo do documento: Dissertação
Title: E essa fila, será que anda? Acesso à educação infantil no município de Cascavel (PR)
Other Titles: And this line, will it walk? Access to Early Childhood Education in the municipality of Cascavel (PR)
Autor: Neves, Antonella Marques 
Primeiro orientador: Schroeder, Tânia Maria Rechia
Primeiro coorientador: Leite, Tiago
Primeiro membro da banca: Abreu , Claudia Barcelos de Moura
Segundo membro da banca: Alves , Fábio Lopes
Resumo: Esta pesquisa tem como temática o acesso à Educação Infantil no município de Cascavel – PR. O objetivo foi o de compreender a aplicabilidade das normas constitucionais no tocante aos direitos à educação infantil. A pesquisa foi realizada em três momentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica abordaram-se os aspectos históricos e políticos das mudanças legislativas no que tange a educação infantil. Na pesquisa documental realizou-se uma análise de dados na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, Estado do Paraná sobre os registros de espera por vagas em CMEIS (fila de espera) com vistas a apresentar um diagnóstico do problema. A pesquisa de campo realizouse por meio da análise dos números de pais das crianças que se encontram na fila de espera por vagas e, também, os que conseguiram recentemente vaga nos CMEIS na cidade de Cascavel pela via judicial. São apontadas questões referentes à eficácia das leis no âmbito da educação infantil no Município, assim como as expectativas em relação à educação infantil, analisando tanto a inserção da criança nos CMEIS quanto às condições de infraestrutura. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios fenomenológicos, de descrição e análise dos dados relacionados ao acesso à Educação Infantil. Dentre os resultados encontrados, destacamos que a problemática abrange âmbito nacional com alternativas diferenciadas para a resolução dos problemas que estão longe de atender a real demanda. Em Cascavel as alternativas implementadas para o atendimento das demandas são as parcerias com ONGs, a transparência nas filas e a criação de novas vagas.
Abstract: This research has as its theme the access to Early Childhood Education in the city of Cascavel - PR. The objective was to understand the applicability of constitutional norms regarding the rights to early childhood education. The research was carried out in three moments: bibliographic research, documentary research and field research. In the bibliographic research the historical and political aspects of the legislative changes regarding the kindergarten were approached. In the documentary research, a data analysis was carried out at the Municipal Secretariat of Education of Cascavel, State of Paraná on the records of waiting for vacancies in CMEIS (queue) with a view to presenting a diagnosis of the problem. The field research was carried out by analyzing the numbers of parents of children who are waiting in line for vacancies and also those who recently got a place at CMEIS in the city of Cascavel through the court. Questions will be raised regarding the effectiveness of laws in the area of early childhood education in the municipality, as well as expectations regarding early childhood education, analyzing both the inclusion of children in the CMEIS and the conditions of infrastructure. Data analysis was performed based on the phenomenological principles of data description and analysis related to access to early childhood education. Among the results found, we highlight that the problem covers the national scope with differentiated alternatives for solving problems that are far from meeting the real demand. In Cascavel the alternatives to meet the demands are partnerships with NGOs, transparency in queues and the creation of new vacancies.
Keywords: Educação Infantil
Direito
Acesso à Educação
Judicialização de Vagas
Early Childhood Education
Law
Access to Education
Judicialization of Vacancies
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Neves, Antonella Marques . E essa fila, será que anda? Acesso à educação infantil no município de Cascavel (PR). 2019. 108 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6117
Issue Date: 27-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonella_Neves2019.pdfArquivo completo1.54 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons