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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5932
Tipo do documento: Dissertação
Title: Nível de proficiência do IDEB de matemática: um Estudo comparativo entre escolas municipais e estaduais de Cascavel
Other Titles: IDEB mathematics proficiency level: a comparative study between municipal and state schools in Cascavel
Autor: Santos, Marcieli Ribeiro dos 
Primeiro orientador: Estrada, Adrian Alvarez
Primeiro membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Segundo membro da banca: Pasini, Juliana Fatima Serraglio
Terceiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Resumo: A presente pesquisa “Nível de Proficiência do IDEB de Matemática: Um Estudo Comparativo Entre Escolas Municipais e Estaduais de Cascavel”, desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel/PR, na linha de pesquisa “Educação, Políticas Sociais e Estado”, tem por objetivo principal compreender quais os possíveis fatores que podem resultar na disparidade do nível de proficiência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de matemática nas escolas da rede municipal e estadual de Cascavel, nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Essa temática é relevante tendo em vista o desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações externas em larga escala que, apesar de ter evoluído significativamente, ainda está muito distante do ideal para ser considerada uma educação de qualidade. A metodologia adotada no presente trabalho é o estudo comparado, realizando levantamento bibliográfico e documental buscando compreender o contexto histórico de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), as mudanças ocorridas desde a implantação das avaliações em larga escala no país, o implantação de metas para a educação com a criação do Plano Nacional da Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a qual é um documento norteador do ensino que define quais as aprendizagens devem ser trabalhadas nas escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio visando garantir a equidade na educação.
Abstract: The present research “IDEB Mathematics Proficiency Level: a Comparative Study Between Municipal and State Schools in Cascavel”, developed at Western Parana State University – UNIOESTE, Cascavel/PR campus, which takes as a line of research “Education, Social Policies and the State”, seeks the comprehension of what are the possible factors that may result in the disparity in the level of proficiency of the Basic Education Development Index (IDEB) in mathematics subject of the municipal and state schools in Cascavel, in the 5th and 9th grades of Elementary School, Initial and Final Years. This theme is relevant when considering the performance of Brazilian students in large-scale external assessments, which, despite having significantly evolved, it is still far from the ideal to be considered as a quality education. The metodology used in the present work is the comparative study, carrying out a bibliographic and documental survey seeking to understand the historical context of the implementation of the National System for the Evaluation of Basic Education (SAEB), the changes that have taken place since the implementation of large-scale assessments in the country, the implementation of goals for education with the creation of the National Education Plan (PNE), Common National Curriculum Base (BNCC) which is a guiding document for teaching that defines what learning should be worked on in public and private schools of Early Childhood Education, Elementary School and High School, in order to guarantee equity in education.
Keywords: Avaliação em Larga Escala
Ensino Fundamental
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Large-scale Assessments
Elementary School
Basic Education Development Index (IDEB)
CNPq areas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: SANTOS, Marcieli Ribeiro dos. Nível de proficiência do IDEB de matemática: um Estudo comparativo entre escolas municipais e estaduais de Cascavel. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5932
Issue Date: 19-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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