Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Marcieli Ribeiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403326593382789por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee2Pasini, Juliana Fatima Serraglio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0755566438950766por
dc.contributor.referee3Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.date.accessioned2022-03-25T12:51:53Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcieli Ribeiro dos. Nível de proficiência do IDEB de matemática: um Estudo comparativo entre escolas municipais e estaduais de Cascavel. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5932-
dc.description.resumoA presente pesquisa “Nível de Proficiência do IDEB de Matemática: Um Estudo Comparativo Entre Escolas Municipais e Estaduais de Cascavel”, desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel/PR, na linha de pesquisa “Educação, Políticas Sociais e Estado”, tem por objetivo principal compreender quais os possíveis fatores que podem resultar na disparidade do nível de proficiência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de matemática nas escolas da rede municipal e estadual de Cascavel, nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Essa temática é relevante tendo em vista o desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações externas em larga escala que, apesar de ter evoluído significativamente, ainda está muito distante do ideal para ser considerada uma educação de qualidade. A metodologia adotada no presente trabalho é o estudo comparado, realizando levantamento bibliográfico e documental buscando compreender o contexto histórico de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), as mudanças ocorridas desde a implantação das avaliações em larga escala no país, o implantação de metas para a educação com a criação do Plano Nacional da Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a qual é um documento norteador do ensino que define quais as aprendizagens devem ser trabalhadas nas escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio visando garantir a equidade na educação.por
dc.description.abstractThe present research “IDEB Mathematics Proficiency Level: a Comparative Study Between Municipal and State Schools in Cascavel”, developed at Western Parana State University – UNIOESTE, Cascavel/PR campus, which takes as a line of research “Education, Social Policies and the State”, seeks the comprehension of what are the possible factors that may result in the disparity in the level of proficiency of the Basic Education Development Index (IDEB) in mathematics subject of the municipal and state schools in Cascavel, in the 5th and 9th grades of Elementary School, Initial and Final Years. This theme is relevant when considering the performance of Brazilian students in large-scale external assessments, which, despite having significantly evolved, it is still far from the ideal to be considered as a quality education. The metodology used in the present work is the comparative study, carrying out a bibliographic and documental survey seeking to understand the historical context of the implementation of the National System for the Evaluation of Basic Education (SAEB), the changes that have taken place since the implementation of large-scale assessments in the country, the implementation of goals for education with the creation of the National Education Plan (PNE), Common National Curriculum Base (BNCC) which is a guiding document for teaching that defines what learning should be worked on in public and private schools of Early Childhood Education, Elementary School and High School, in order to guarantee equity in education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-25T12:51:52Z No. of bitstreams: 2 Marcieli_Santos2021.pdf: 2492543 bytes, checksum: e1fde62c1a11b96cf7efa621033165dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T12:51:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marcieli_Santos2021.pdf: 2492543 bytes, checksum: e1fde62c1a11b96cf7efa621033165dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliação em Larga Escalapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)por
dc.subjectLarge-scale Assessmentseng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectBasic Education Development Index (IDEB)eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleNível de proficiência do IDEB de matemática: um Estudo comparativo entre escolas municipais e estaduais de Cascavelpor
dc.title.alternativeIDEB mathematics proficiency level: a comparative study between municipal and state schools in Cascaveleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcieli_Santos2021.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons