Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Jessica Alessandra da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2743652438493446por
dc.contributor.advisor1Mehanna, Najla da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314353938713666por
dc.contributor.referee1Mehanna, Najla da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314353938713666por
dc.contributor.referee2Bauab, Fabrício Pedroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.referee3Farias, Maria Isabel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2415043117493558por
dc.date.accessioned2025-02-07T12:56:40Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jessica Alessandra da Silva. Proposta multianos e sua implementação nas escolas estaduais do campo do município de São Jorge do Oeste: possibilidades ao ensino de geografia. 2024. 78 f. Dissertação (Dissertação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7590-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a Proposta Multianos, compreender seus fundamentos teóricos e metodológicos, e examinar seu processo de implementação nas escolas do município de São Jorge do Oeste, Paraná. A pesquisa busca entender como essa proposta impacta o ensino de Geografia, considerando a interdisciplinaridade e as mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. A pesquisa visa identificar as bases teóricas que fundamentam os Multianos e oferecer alternativas para os professores de Geografia, auxiliando na adaptação ao novo formato de organização escolar. Além disso, a pesquisa também aborda a interdisciplinaridade e os desafios enfrentados pelos professores, especialmente em relação à formação e adaptação às mudanças pedagógicas. A pesquisa será dividida em três capítulos: o primeiro aborda a formação histórica da Região Sudoeste do Paraná e a organização das Escolas do Campo no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos, com foco na Educação do Campo no estado do Paraná; o segundo apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos da Proposta Multianos e a implementação nas escolas do município de São Jorge do Oeste - PR; o terceiro propõe uma sequência didática para o ensino de Geografia, destacando a interdisciplinaridade. A pesquisa visa fornecer suporte teórico e propõe uma possibilidade para professores de geografia trabalharem interdisciplinarmente nas escolas Multianos, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade e para o fortalecimento da Educação do Campo.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the Multianos Proposal, understand its theoretical and methodological foundations, and examine its implementation process in the schools of São Jorge do Oeste - PR. The research seeks to understand how this proposal impacts Geography teaching, considering interdisciplinarity and changes in the Pedagogical Political Project (PPP) of the schools. The study aims to identify the theoretical bases that underpin the Multianos and offer alternatives for Geography teachers, assisting them in adapting to the new school organization model. Additionally, the research addresses interdisciplinarity and the challenges faced by teachers, particularly regarding training and adapting to pedagogical changes. The research is divided into three chapters: the first discusses the historical formation of the Southwestern Paraná region and the organization of rural schools in the Regional Education Nucleus (NRE) of Dois Vizinhos, focusing on Rural Education in the state of Paraná; the second presents the theoretical and methodological foundations of the Multianos Proposal and its implementation in the schools of São Jorge do Oeste; the third proposes a didactic sequence for teaching Geography, emphasizing interdisciplinarity. The research aims to provide theoretical support and propose possibilities for Geography teachers to work interdisciplinarily in Multianos schools, contributing to the development of quality public education and strengthening Rural Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-02-07T12:56:40Z No. of bitstreams: 1 Jessica A. S. Oliveira 24.pdf: 1095335 bytes, checksum: 728b5580a8a72fa27dc70c0197be6ae0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T12:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessica A. S. Oliveira 24.pdf: 1095335 bytes, checksum: 728b5580a8a72fa27dc70c0197be6ae0 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMultianospor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMultianoseng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleProposta multianos e sua implementação nas escolas estaduais do campo do município de São Jorge do Oeste: possibilidades ao ensino de geografiapor
dc.title.alternativeMultiano proposal and its implementation in state schools in the countryside of São Jorge do Oeste: possibilities for teaching geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica A. S. Oliveira 24.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.