Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7391
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Interfaces entre as políticas de formação de professores na Ditadura Militar (1964-1985) e a BNC-Formação Inicial (2019) |
Other Titles: | Interfaces between teacher education policies during the Military Dictatorship (1964-1985) and the Common Core National Curriculum for the Initial |
Autor: | Souza, Rogerio de Almeida de ![]() |
Primeiro orientador: | Sandri, Simone |
Primeiro coorientador: | Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva |
Primeiro membro da banca: | Masson, Gisele |
Segundo membro da banca: | Favoreto, Aparecida |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo principal o de analisar as interfaces entre políticas de formação de professores da Ditadura Militar (1964-1985) e as atuais diretrizes para formação docente, a BNC-Formação (2019). Os objetivos específicos são: I- Caracterizar a configuração do Estado e da política de formação de professores, com ênfase no curso de Pedagogia, do período da Ditadura Militar; II- Identificar a configuração do Estado e da política de formação de professores na atualidade, com ênfase no curso de Pedagogia, de acordo com a BNC-Formação Inicial (2019); III- analisar as interfaces entre as políticas de formação de professores do período da Ditadura Militar e a BNC-Formação Inicial (2019). Para a realização deste trabalho, optamos pela abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica e documental. O presente texto se desenvolve a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de documentos e revisão bibliográfica. A abordagem teórico metodológica apoia-se nas contribuições de Antonio Gramsci (1891-1937), especialmente nos conceitos de Estado e hegemonia. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as principais interfaces entre as duas políticas são as seguintes: a fragmentação, o utilitarismo, a ênfase comportamental e o controle. Essas interfaces ocorrem por conta da busca, construção e aprofundamento da hegemonia da classe dominante e dirigente que observa na política de formação de professores a possibilidade de disseminação da sua direção política, ideológica e cultural. |
Abstract: | This research has as main objective to analyze the interfaces between the teacher formation politics on the Military Dictatorship (1964-1985) and the current guidelines for teacher training, that is, the Common Core National Curriculum for the Initial Teacher’s Education. The specific objectives are: I- Characterize the configuration of the State and the teacher training policy, with an emphasis on the Pedagogy course, during the Military Dictatorship period; II- Identify the configuration of the State and the current teacher training policy, with an emphasis on the Pedagogy course, according to the BNC-Initial Training (2019); III- analyze the interfaces between the teacher training policies during the Military Dictatorship period and the Common Core National Curriculum-Initial education (2019). . As to carry out this research, we opted for a qualitative approach according to a bibliographic and documental research. Thus, the text is developed from the following methodological procedures: data collection, analysis and bibliographic review. The theoretical-methodological approach is based on the contributions of Antonio Gramsci (1891-1937), especially on the concepts of State and hegemony. The results of this research highlight that the main interfaces between both political periods are fragmentation, utilitarianism, behavioral emphasis and control. These interfaces occur due to the search, construction and deepening of the hegemony of the dominant and ruling class that sees in the teacher training policy the possibility of disseminating its political, ideological and cultural direction. |
Keywords: | Políticas educacionais Formação de professores Ditadura Militar BNC-Formação Inicial Keywords: Teacher’s education politics Military Dictatorship Common Core National Curriculum-Initial education |
CNPq areas: | EDUCAÇ~~AO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Souza, Rogerio de Almeida de. Interfaces entre as políticas de formação de professores na Ditadura Militar (1964-1985) e a BNC-Formação Inicial (2019). 2024. 153 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7391 |
Issue Date: | 22-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rogerio de Almeida Souza.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.