Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Rogerio de Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290407906467951por
dc.contributor.advisor1Sandri, Simone-
dc.contributor.advisor-co1Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva-
dc.contributor.referee1Masson, Gisele-
dc.contributor.referee2Favoreto, Aparecida-
dc.date.accessioned2024-10-02T19:45:49Z-
dc.date.issued2024-07-22-
dc.identifier.citationSouza, Rogerio de Almeida de. Interfaces entre as políticas de formação de professores na Ditadura Militar (1964-1985) e a BNC-Formação Inicial (2019). 2024. 153 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7391-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo principal o de analisar as interfaces entre políticas de formação de professores da Ditadura Militar (1964-1985) e as atuais diretrizes para formação docente, a BNC-Formação (2019). Os objetivos específicos são: I- Caracterizar a configuração do Estado e da política de formação de professores, com ênfase no curso de Pedagogia, do período da Ditadura Militar; II- Identificar a configuração do Estado e da política de formação de professores na atualidade, com ênfase no curso de Pedagogia, de acordo com a BNC-Formação Inicial (2019); III- analisar as interfaces entre as políticas de formação de professores do período da Ditadura Militar e a BNC-Formação Inicial (2019). Para a realização deste trabalho, optamos pela abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica e documental. O presente texto se desenvolve a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de documentos e revisão bibliográfica. A abordagem teórico metodológica apoia-se nas contribuições de Antonio Gramsci (1891-1937), especialmente nos conceitos de Estado e hegemonia. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as principais interfaces entre as duas políticas são as seguintes: a fragmentação, o utilitarismo, a ênfase comportamental e o controle. Essas interfaces ocorrem por conta da busca, construção e aprofundamento da hegemonia da classe dominante e dirigente que observa na política de formação de professores a possibilidade de disseminação da sua direção política, ideológica e cultural.por
dc.description.abstractThis research has as main objective to analyze the interfaces between the teacher formation politics on the Military Dictatorship (1964-1985) and the current guidelines for teacher training, that is, the Common Core National Curriculum for the Initial Teacher’s Education. The specific objectives are: I- Characterize the configuration of the State and the teacher training policy, with an emphasis on the Pedagogy course, during the Military Dictatorship period; II- Identify the configuration of the State and the current teacher training policy, with an emphasis on the Pedagogy course, according to the BNC-Initial Training (2019); III- analyze the interfaces between the teacher training policies during the Military Dictatorship period and the Common Core National Curriculum-Initial education (2019). . As to carry out this research, we opted for a qualitative approach according to a bibliographic and documental research. Thus, the text is developed from the following methodological procedures: data collection, analysis and bibliographic review. The theoretical-methodological approach is based on the contributions of Antonio Gramsci (1891-1937), especially on the concepts of State and hegemony. The results of this research highlight that the main interfaces between both political periods are fragmentation, utilitarianism, behavioral emphasis and control. These interfaces occur due to the search, construction and deepening of the hegemony of the dominant and ruling class that sees in the teacher training policy the possibility of disseminating its political, ideological and cultural direction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-10-02T19:45:49Z No. of bitstreams: 1 Rogerio de Almeida Souza.pdf: 1694202 bytes, checksum: 3347571a5e2a79fc77e3b51493e5e8b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T19:45:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rogerio de Almeida Souza.pdf: 1694202 bytes, checksum: 3347571a5e2a79fc77e3b51493e5e8b1 (MD5) Previous issue date: 2024-07-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDitadura Militarpor
dc.subjectBNC-Formação Inicialpor
dc.subjectKeywords: Teacher’s education politicseng
dc.subjectMilitary Dictatorshipeng
dc.subjectCommon Core Nationaleng
dc.subjectCurriculum-Initial educationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇ~~AOpor
dc.titleInterfaces entre as políticas de formação de professores na Ditadura Militar (1964-1985) e a BNC-Formação Inicial (2019)por
dc.title.alternativeInterfaces between teacher education policies during the Military Dictatorship (1964-1985) and the Common Core National Curriculum for the Initialeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogerio de Almeida Souza.pdfARQUIVO COMPLETO1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.