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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7361
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste |
Other Titles: | Tthe trajectory of students with disabilities and their inclusion at the State University of Western Paraná - Unioeste |
Autor: | Vieira, Sheila Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Bondezan, Andreia Nakamura |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Denise Rosana da Silva |
Segundo membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Terceiro membro da banca: | Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida |
Quarto membro da banca: | Silva, Sandra Salete de Camargo |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo geral apresentar o processo de inclusão desses estudantes na instância universitária, no campus de Foz do Iguaçu, desde o acesso pelo processo de vestibular, o ingresso e a permanência até a conclusão dos cursos de graduação. Os objetivos específicos consistem em compartilhar as principais políticas públicas de inclusão para estudantes com deficiência no processo educacional brasileiro e no Estado do Paraná e compreender o processo de inclusão na UNIOESTE, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um estudo qualitativo, com vistas a analisar como se dá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e inclusão na UNIOESTE, e identificar quais os fatores que contribuíram para a inclusão dos estudantes com deficiência, bem como os desafios enfrentados por estudantes com deficiência para permanecerem e concluírem os cursos de graduação na UNIOESTE. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação na UNIOESTE durante o segundo semestre de 2023. Conclui-se que a UNIOESTE possui o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) bem consolidado, o qual realiza diversas ações que envolvem atendimento individualizado aos estudantes com deficiência, como professor de atendimento educacional especializado, profissional tradutor intérprete de Libras, publicação de pesquisas, participação da comunidade externa e atividades de formação de professores. No entanto, apesar de haver amparo legal que garante a eliminação de barreiras para o ingresso de pessoas com deficiência na Universidade abordada, ainda é perceptível a necessidade de suporte para garantir a permanência destes estudantes no Ensino Superior. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o processo de inclusão, assegurando um ensino de qualidade para todos. |
Abstract: | This research addresses the trajectory of students with disabilities and their inclusion at the State University of Western Paraná (UNIOESTE). Its general objective is to present the process of inclusion of these students at UNIOESTE, on the Foz do Iguaçu campus, from access through the entrance exam process, entry and stay until the completion of undergraduate courses. The specific objectives consist of sharing the main public inclusion policies for students with disabilities in the Brazilian educational process and in the state of Paraná and understanding the inclusion process at UNIOESTE, in Foz do Iguaçu. This is a qualitative study, with a view to analyzing how Specialized Educational Assistance (AEE) is provided at UNIOESTE, and identifying which factors contributed to the inclusion of students with disabilities, as well as the challenges they encounter in Higher Education. Semi-structured interviews were conducted with five students with disabilities enrolled in undergraduate courses at UNIOESTE during the second semester of 2023. It is concluded that UNIOESTE has a well-established Institutional Program for Actions Relating to People with Special Needs (PEE), which carries out various actions that involve individualized assistance to students with disabilities, such as specialized educational service teacher, professional Libras interpreter, publication of research, participation of the external community and teacher training activities. However, despite there being legal support that guarantees the elimination of barriers to the entry of people with disabilities into the University in question, the need for support to guarantee the permanence of these students in Higher Education is still noticeable. It is expected that the results of this research will contribute to the development of public policies that promote the inclusion process, ensuring quality education for all. |
Keywords: | Inclusão Ensino superior Pessoa com deficiência Universidade pública Educação Inclusion Higher education People with disabilities Public university Education |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Vieira, Sheila Rodrigues. A trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. 2024. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7361 |
Issue Date: | 28-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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File | Description | Size | Format | |
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Sheila_Rodrigues_Vieira_2024.pdf | Documento principal | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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