Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7361
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Sheila Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5249767052082874por
dc.contributor.advisor1Bondezan, Andreia Nakamura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661846112727279por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1778568493109521por
dc.contributor.referee3Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002703346200955por
dc.contributor.referee4Silva, Sandra Salete de Camargo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044281324055317por
dc.date.accessioned2024-09-06T13:07:24Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationVieira, Sheila Rodrigues. A trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. 2024. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7361-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo geral apresentar o processo de inclusão desses estudantes na instância universitária, no campus de Foz do Iguaçu, desde o acesso pelo processo de vestibular, o ingresso e a permanência até a conclusão dos cursos de graduação. Os objetivos específicos consistem em compartilhar as principais políticas públicas de inclusão para estudantes com deficiência no processo educacional brasileiro e no Estado do Paraná e compreender o processo de inclusão na UNIOESTE, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um estudo qualitativo, com vistas a analisar como se dá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e inclusão na UNIOESTE, e identificar quais os fatores que contribuíram para a inclusão dos estudantes com deficiência, bem como os desafios enfrentados por estudantes com deficiência para permanecerem e concluírem os cursos de graduação na UNIOESTE. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação na UNIOESTE durante o segundo semestre de 2023. Conclui-se que a UNIOESTE possui o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) bem consolidado, o qual realiza diversas ações que envolvem atendimento individualizado aos estudantes com deficiência, como professor de atendimento educacional especializado, profissional tradutor intérprete de Libras, publicação de pesquisas, participação da comunidade externa e atividades de formação de professores. No entanto, apesar de haver amparo legal que garante a eliminação de barreiras para o ingresso de pessoas com deficiência na Universidade abordada, ainda é perceptível a necessidade de suporte para garantir a permanência destes estudantes no Ensino Superior. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o processo de inclusão, assegurando um ensino de qualidade para todos.por
dc.description.abstractThis research addresses the trajectory of students with disabilities and their inclusion at the State University of Western Paraná (UNIOESTE). Its general objective is to present the process of inclusion of these students at UNIOESTE, on the Foz do Iguaçu campus, from access through the entrance exam process, entry and stay until the completion of undergraduate courses. The specific objectives consist of sharing the main public inclusion policies for students with disabilities in the Brazilian educational process and in the state of Paraná and understanding the inclusion process at UNIOESTE, in Foz do Iguaçu. This is a qualitative study, with a view to analyzing how Specialized Educational Assistance (AEE) is provided at UNIOESTE, and identifying which factors contributed to the inclusion of students with disabilities, as well as the challenges they encounter in Higher Education. Semi-structured interviews were conducted with five students with disabilities enrolled in undergraduate courses at UNIOESTE during the second semester of 2023. It is concluded that UNIOESTE has a well-established Institutional Program for Actions Relating to People with Special Needs (PEE), which carries out various actions that involve individualized assistance to students with disabilities, such as specialized educational service teacher, professional Libras interpreter, publication of research, participation of the external community and teacher training activities. However, despite there being legal support that guarantees the elimination of barriers to the entry of people with disabilities into the University in question, the need for support to guarantee the permanence of these students in Higher Education is still noticeable. It is expected that the results of this research will contribute to the development of public policies that promote the inclusion process, ensuring quality education for all.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-09-06T13:07:24Z No. of bitstreams: 1 Sheila_Rodrigues_Vieira_2024.pdf: 1682176 bytes, checksum: 18f2b747cc56d1c9b52bd0bb82cec13d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-06T13:07:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sheila_Rodrigues_Vieira_2024.pdf: 1682176 bytes, checksum: 18f2b747cc56d1c9b52bd0bb82cec13d (MD5) Previous issue date: 2024-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPeople with disabilitieseng
dc.subjectPublic universitypor
dc.subjectEducationpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleA trajetória de estudantes com deficiência e sua inclusão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioestepor
dc.title.alternativeTthe trajectory of students with disabilities and their inclusion at the State University of Western Paraná - Unioesteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sheila_Rodrigues_Vieira_2024.pdfDocumento principal1.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.