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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7261
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A formação continuada na educação infantil da rede pública municipal de Foz do Iguaçu: uma análise histórico-crítica |
Other Titles: | Continued training in early childhood education in the municipal public network of Foz do Iguaçu: a historical-critical analysis Formación continua en educación infantil en la red pública municipal de Foz do Iguaçu: un análisis histórico-crítico. |
Autor: | Lippert, Vanilda Silva |
Primeiro orientador: | Sousa, Joceli de Fátima Arruda |
Primeiro membro da banca: | Malanchen, Julia |
Segundo membro da banca: | Lunardelli, Mariangela Garcia |
Terceiro membro da banca: | Pasini, Juliana Fátima Serraglio |
Resumo: | A educação pública no Brasil enfrenta, há algumas décadas, um vasto processo de desmonte com as políticas neoliberais introduzidas no país desde 1990. Diante do atual contexto e considerando a proposta pedagógica da Educação Infantil do município de Foz do Iguaçu, Paraná, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa tem como objetivo analisar e apontar em que medida a Pedagogia Histórico-Crítica tem sido estudada, discutida, refletida e posta em prática nas formações continuadas dos professores da Educação Infantil. Para a elaboração do estudo, pretendeu-se investigar, por meio de revisão bibliográfica, como se manifestam as políticas educacionais neoliberais relacionadas à formação continuada de professores desde a década de 1990; mostrar o referencial teórico e a teoria pedagógica que pauta o currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e suas alterações causadas pelos documentos oficiais vigentes, discorrendo sobre a importância de se trabalhar com um currículo pautado na Pedagogia Histórico-Crítica; desvelar, com pesquisa de campo com professores, coordenadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato dos Professores e Profissionais de Educação, como se dá a formação continuada dos docentes da Educação Infantil da rede pública de Foz do Iguaçu. A escolha pela Pedagogia Histórico-Crítica, enquadrada no campo contra-hegemônico, justifica-se por sua base de fundamentação pautada no Materialismo Histórico-Dialético. O estudo foi realizado com pesquisa bibliográfica, análise documental e com entrevista semiestruturada com professores, coordenadores pedagógicos, equipe da SMED e SINPREFI. Os resultados obtidos evidenciam que as políticas neoliberais influenciam as formações continuadas de professores, interferindo nos documentos educacionais em vigor nos níveis federal, estadual e municipal, com propostas alinhadas à lógica do capital. A análise dos dados revela contradições na Proposta Pedagógica Curricular de Foz do Iguaçu, colocando em questionamento a presença da Pedagogia Histórico-Crítica no currículo e na formação continuada de professores da rede pública municipal. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou aprofundar e analisar essa temática relevante, destacando a importância de uma formação sólida para os docentes da Educação Infantil, alinhada ao referencial teórico de uma proposta pedagógica que seja transformadora. Assim, comprometemo-nos com o viés ético-político de ocupar esse espaço de formação e emancipação humana. |
Abstract: | Public education in Brazil has been facing, for some decades, a vast process of dismantling in consequence of the neoliberal policies introduced in the country since 1990. Given the current context and considering the pedagogical proposal of Early
Childhood Education in the municipality of Foz do Iguaçu, Paraná, based on HistoricalCritical Pedagogy and Historical-Cultural Theory, this research aims to analyze the extent to which Historical-Critical Pedagogy has been studied, discussed, reflected
upon, and put into practice in the continuing education of Early Childhood Education teachers. To initiate the study, the proposal included investigating how neoliberal educational policies related to the continuing education of teachers have manifested since the 1990s through a bibliographical review; illustrating the theoretical framework and pedagogical theory that guides the curriculum of the Association of Municipalities of Western Paraná and its changes caused by current official documents, discussing the importance of working with a curriculum based on Historical-Critical Pedagogy; and, unveiling, with field research amid teachers, coordinators and representatives of the Municipal Department of Education and the Union of Teachers and Education Professionals, how the continued training of Early Childhood Education teachers in the public network of Foz do Iguaçu takes place. The choice of Historical-Critical Pedagogy, framed within the counter-hegemonic field, is justified by its foundation in Historical-Dialectic Materialism. The study was carried out with bibliographic research, document analysis and semi-structured interviews with teachers, pedagogical coordinators, the SMED and SINPREFI team. The results obtained show that neoliberal policies influence the continued training of teachers, interfering with the educational documents in force at the federal, state, and municipal levels, with proposals aligned with the logic of capital. Data analysis reveals contradictions in the Curricular Pedagogical Proposal of Foz do Iguaçu, raising questions about the presence of Historical-Critical Pedagogy in the curriculum and in the continued training of teachers in the municipal public network. Given this scenario, this research sought to deepen and analyze this relevant topic, highlighting the importance of solid training for Early Childhood Education teachers, aligned with the theoretical framework of a pedagogical proposal that is transformative. Thus, we commit to the ethical-political bias of occupying this space of human formation and emancipation. La educación pública en Brasil enfrenta, desde hace algunas décadas, un vasto proceso de desmantelamiento debido a las políticas neoliberales introducidas en el país desde 1990. Dado el contexto actual y considerando la propuesta pedagógica de la Educación Infantil en el municipio de Foz do Iguaçu, Paraná, basada en la Pedagogía Histórico-Crítica y la Teoría Histórico-Cultural, esta investigación tiene como objetivo analizar en qué medida la Pedagogía Histórico-Crítica ha sido estudiada, discutida, reflexionada y aplicada en la formación continua de los docentes de Educación Infantil. Para llevar a cabo el estudio, se propuso investigar, a través de una revisión bibliográfica, cómo se han manifestado las políticas educativas neoliberales relacionadas con la formación continua de los docentes desde la década de 1990. Además, se ilustra el marco teórico y la teoría pedagógica que orienta el currículo de la Asociación de Municipios del Oeste de Paraná y sus cambios provocados por los documentos oficiales vigentes. Se discute la importancia de trabajar con un currículo basado en la Pedagogía Histórico-Crítica. A través de la investigación de campo con docentes, coordinadores y representantes de la Secretaría Municipal de Educación y del Sindicato de Docentes y Profesionales de la Educación, se revela cómo se lleva a cabo la formación continua de docentes de Educación Infantil en la red pública de Foz do Iguaçu. La elección de la Pedagogía Histórico-Crítica, enmarcada en el campo contrahegemónico, se justifica por su fundamentación en el Materialismo Histórico-Dialéctico. El estudio se llevó a cabo mediante investigación bibliográfica, análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas a docentes, coordinadores pedagógicos y al equipo SMED y SINPREFI. Los resultados obtenidos muestran que las políticas neoliberales influyen en la formación continua de los docentes, interfiriendo con los documentos educativos vigentes a nivel federal, estatal y municipal, alineándose con la lógica del capital. El análisis de los datos revela contradicciones en la Propuesta Pedagógica Curricular de Foz do Iguaçu, cuestionando la presencia de la Pedagogía Histórico-Crítica en el currículo y la formación continua de docentes de la red pública municipal. Ante este escenario, la investigación buscó profundizar y analizar este relevante tema, resaltando la importancia de una formación sólida para los docentes de Educación Infantil, alineada con el marco teórico de una propuesta pedagógica transformadora. Así, nos comprometemos con el sesgo ético-político de ocupar este espacio de formación y emancipación humana. |
Keywords: | Pedagogia Histórico-Crítica Formação de professores Educação infantil Foz do Iguaçu Historical-Critical Pedagogy Teacher training Early childhood education Foz do Iguaçu Pedagogía Histórico-Crítica Formación de profesores Educación infantil Foz do Iguaçu |
CNPq areas: | CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Lippert, Vanilda Silva. A formação continuada na educação infantil da rede pública municipal de Foz do Iguaçu: uma análise histórico-crítica. 2024. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7261 |
Issue Date: | 21-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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