Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7245
Tipo do documento: Tese
Title: Políticas pública educacionais de prevenção às drogas na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina
Other Titles: Public educational policies for drug prevention in the triple border Brazil-Paraguai-Argentina
Políticas públicas para la prevención de drogas en la Triple Frontera Brazil – Paraguay – Argentina
Autor: Oliveira, Sergio Paulo de 
Primeiro orientador: Cury, Mauro José Ferreira
Primeiro membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Segundo membro da banca: Alves, Fábio Lopes
Terceiro membro da banca: Oliveira, Gilson Batista de
Quarto membro da banca: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Resumo: Na atualidade, as drogas se constituem um dos maiores desafios à sociedade mundial. As consequências desse fenômeno se disseminam por diversas esferas da vida. Desse modo, o tráfico, a violência, os homicídios, o encarceramento e a dependência são apenas alguns resultados visíveis dessa situação. Por sua vez, a Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina, devido à sua localização geográfica e à intensa circulação de veículos, pessoas e mercadorias, encontra-se em situação de acentuada vulnerabilidade aos reflexos dessa problemática. De um modo geral, as principais estratégias de enfrentamento da drogadição ocorrem no âmbito da repressão. No entanto, em função da nossa vasta experiência pessoal na área, temos plena convicção de que a prevenção produz resultados mais efetivos. Assim sendo, visando contribuir nesse processo, a presente investigação científica apresenta como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Como a implementação de políticas públicas educacionais de prevenção às drogas de forma conjunta pelos municípios da Tríplice Fronteira Brasil – Paraguai – Argentina pode contribuir de forma eficaz para o enfrentamento dos riscos relativos à iniciação e à dependência de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes? Na busca por respostas, procuramos identificar e analisar as políticas públicas (ações, programas e projetos) de prevenção ao uso indevido de drogas na área da educação implementadas nos municípios de Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguai e Puerto Iguazú-Argentina. Com vistas a levantar esses dados, a principal ferramenta utilizada se trata da pesquisa de campo. Destarte, efetuou-se aplicação de entrevista semiestruturada a gestores e executores dessas políticas públicas. Nesse prisma, ressalte-se que essa pesquisa se caracteriza como qualitativa quanto à abordagem, descritiva conforme a natureza e bibliográfica, documental e de campo no que diz respeito aos procedimentos. Na interpretação dos dados, a Análise de Conteúdo. Enfatize-se que Bardin (2016), Yin (2016), Flick (2004) e Creswell (2007; 2014) são os autores mais utilizados com vistas à análise do material coletado. Ademais, nesse processo, utiliza-se o software IRAMUTEQ. Ao final de todas as etapas do trabalho, são elaboradas algumas propostas de políticas públicas educacionais de prevenção às drogas passíveis de adoção conjunta pelos três municípios que compõem este território pleno de belezas e possibilidades e, paradoxalmente, riscos e desafios. O produto definitivo desse estudo será disponibilizado aos gestores públicos das áreas afins dos três municípios, dos três países.
Abstract: Currently, drugs constitute one of the biggest challenges facing global society. The consequences of this phenomenon spread across different spheres of life. Thus, trafficking, violence, homicides, incarceration, and addiction are just some visible results of this situation. In turn, the Brazil – Paraguay – Argentina Triple Border, due to its geographic location and the intense circulation of vehicles, people, and goods, is in a situation of marked vulnerability to the consequences of this problem. In general, the main strategies for coping with drug addiction occur within the scope of repression. However, based on our vast personal experience in the area, we are fully convinced that prevention produces more effective results. Therefore, aiming to contribute to this process, this scientific investigation presents as a research problem the following question: How can the implementation of public educational policies for drug prevention jointly by the municipalities of the Triple Border contribute effectively to confronting the relative risks the initiation and dependence on psychoactive substances by children and adolescents? In the search for answers, we sought to identify and analyze public policies (actions, programs, and projects) to prevent the misuse of drugs in education implemented in the municipalities of Foz do Iguaçu-Brazil, Ciudad del Este-Paraguay, and Puerto Iguazú-Argentina. To collect this data, the main tool used is field research. Therefore, a semi-structured interview was carried out with managers and executors of these public policies. In this light, it should be noted that this research is characterized as qualitative in terms of approach, descriptive according to its nature and bibliographical, documentary and fieldwork in terms of procedures. In the analysis and interpretation of the data, the Content Analyses is used. It should be emphasized that Bardin (2016), Yin (2016), Flick (2004) and Creswell (2007; 2014) are the authors most used to interpret the collected material. Furthermore, in this analysis process, the IRAMUTEQ software is used. At the end of all stages of the work, some proposals for educational public policies for drug prevention are drawn up that can be adopted jointly by the three municipalities that make up this territory full of beauty and possibilities and, paradoxically, risks and challenges. The definitive product of this study will be made available to public managers in related areas in the three municipalities, in the three countries.
Actualmente, las drogas constituyen uno de los mayores desafíos que enfrenta la sociedad global. Las consecuencias de este fenómeno se extienden a diferentes ámbitos de la vida. Así, la trata, la violencia, los homicidios, el encarcelamiento y la adicción son sólo algunos de los resultados visibles de esta situación. A su vez, la Triple Frontera Brasil – Paraguay – Argentina, por su ubicación geográfica y la intensa circulación de vehículos, personas y mercancías, se encuentra en una situación de marcada vulnerabilidad a las consecuencias de este problema. En general, las principales estrategias para afrontar la drogadicción se dan en el ámbito de la represión. Sin embargo, basándonos en nuestra amplia experiencia personal en el área, estamos plenamente convencidos de que la prevención produce resultados más efectivos. Por lo tanto, con el objetivo de contribuir a este proceso, esta investigación científica presenta como problema de investigación la siguiente pregunta: ¿Cómo puede la implementación de políticas públicas educativas para la prevención de drogas de manera conjunta por parte de los municipios de la Triple Frontera contribuir de manera efectiva a enfrentar los riesgos relativos a la iniciación y la dependencia sobre sustancias psicoactivas por parte de niños y adolescentes? En la búsqueda de respuestas, buscamos identificar y analizar políticas públicas (acciones, programas y proyectos) para prevenir el uso indebido de drogas en el área de educación implementadas en los municipios de Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguay y Puerto Iguazú-Argentina. Para recolectar estos datos la principal herramienta utilizada es la investigación de campo. Por ello, se realizó una entrevista semiestructurada a gestores y ejecutores de estas políticas públicas. En este sentido, cabe señalar que esta investigación se caracteriza por ser cualitativa en cuanto al enfoque, descriptiva según su naturaleza y bibliográfica, documental y de campo en cuanto a los procedimientos. Al analizar e interpretar datos, se utiliza el Análisis de Contenido. Cabe destacar que Bardin (2016), Yin (2016), Flick (2004) y Creswell (2007; 2014) son los autores más utilizados para interpretar el material recopilado. Además, en este proceso de análisis se utiliza el software IRAMUTEQ. Al final de todas las etapas del trabajo, se elaboran unas propuestas de políticas públicas educativas para la prevención de drogas, susceptibles de adopción conjunta por los tres municipios que conforman este territorio lleno de belleza y posibilidades y, paradójicamente, riesgos y desafíos. El producto definitivo de este estudio será puesto a disposición de los gestores públicos de áreas afines en los tres municipios, de los tres países.
Keywords: Políticas públicas
Prevenção
Drogas
Educação
Tríplice fronteira
Public policies
Prevention
Drugs
Education
Triple frontier
Políticas públicas
Prevención
Drogas
Educación
Triple frontera
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Oliveira, Sergio Paulo de. Políticas pública educacionais de prevenção às drogas na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. 2024. 221 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7245
Issue Date: 12-Apr-2024
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sergio_Paulo_de_Oliveira_2024.pdfDocumento principal7.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.