Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaron, Mariana Senhorini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674040002364579por
dc.contributor.advisor1Mombelli, Monica Augusta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726390053135417por
dc.contributor.referee1Zara, Reginaldo Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364por
dc.contributor.referee2Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002703346200955por
dc.contributor.referee3Bortolin, Sueli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391057804931698por
dc.date.accessioned2024-04-11T14:33:46Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationCaron, Mariana Senhorini. Biblioteca universitária da unila sob a perspectiva da comunidade acadêmica autista. 2024. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7133-
dc.description.resumoAs bibliotecas universitárias devem ser entendidas como um dos espaços integrativos de ensino e aprendizagem em todas as áreas da educação. A biblioteca universitária acessível é cada dia mais necessária e, esta vertente investigativa tem crescido entre os pesquisadores da área da biblioteconomia, não somente para com deficiência física e intelectual, mas também para pessoas com deficiências sensoriais, característica onde os autistas são incluídos. Esta investigação se propôs a compreender como a biblioteca universitária da Universidade Federal da Integração Latino Americana é percebida na perspectiva da comunidade acadêmica autista. A dissertação está alicerçada pela problemática que se resume nesta pergunta - Como a biblioteca universitária da UNILA é percebida na perspectiva dos acadêmicos autistas? A abordagem de pesquisa é a qualitativa, utilizou-se o estudo de caso. Para coleta de dados elaborou-se um instrumento com 23 questões com base na literatura. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, com auxílio do software IRAMUTEQ, o qual gerou 5 classes, que orientaram a análise, a saber: 1) perspectiva sobre inclusão; 2) proposta de melhorias; 3) mediação da informação; 4) utilização do espaço; 5) espaço físico. As classes foram nomeadas de acordo com a literatura, levando em consideração os segmentos de textos identificados pelo programa. Foi possível constatar que a comunidade acadêmica autista da UNILA, observa a biblioteca Universitária como um espaço inclusivo na configuração e organização que em que se encontra. Identificou-se que o ambiente virtual da biblioteca da UNILA é utilizado pelos autistas, porém, necessita de algumas adaptações relacionadas a navegação e atualização de informações contidas no site. Em relação as sugestões relativas a ações de acessibilidade, os participantes da pesquisa fizeram sugestões com ênfase em acessibilidade sensorial. Este estudo apresentou a perspectiva autista em relação à biblioteca universitária, elencando tópicos positivos e negativos relacionados a acessibilidade e inclusão neste espaço. A BIUNILA é percebida pela comunidade acadêmica autista como um ambiente de aprendizagem inclusivo na atual configuração em que se encontra. O espaço físico, o silêncio, o conforto, a climatização e o ambiente livre de distrações são os principais quesitos que tornam o ambiente acolhedor aos autistas. Por fim, conhecimento gerado será alicerce para futuras ações a médio prazo, fomentando a elaboração de Políticas de Inclusão para pessoas autista na Universidade.por
dc.description.abstractUniversity libraries must be understood as one of the integrative teaching and learning spaces in all areas of education. An accessible university library is increasingly necessary and this investigative aspect has grown among researchers in the field of librarianship, not only for people with physical and intellectual disabilities, but also for people with sensory disabilities, a characteristic where autistic people are included. This investigation aimed to understand how the university library of the Federal University of Latin American Integration is perceived from the perspective of the autistic academic community. The dissertation is based on the problem that is summarized in this question - How is the UNILA university library perceived from the perspective of autistic academics? The research approach is qualitative, using a case study. For data collection, an instrument was created with 23 questions based on the literature. The data were analyzed through content analysis, with the help of the IRAMUTEQ software, which generated 5 classes, which guided the analysis, namely: 1) perspective on inclusion; 2) proposal for improvements; 3) information mediation; 4) use of space; 5) physical space. The classes were named according to the literature, taking into account the text segments identified by the program. It was possible to verify that the autistic academic community at UNILA observes the University library as an inclusive space in the configuration and organization in which it is located. It was identified that the virtual environment of the UNILA library is used by autistic people, however, it requires some adaptations related to navigation and updating of information contained on the website. Regarding suggestions regarding accessibility actions, research participants made suggestions with an emphasis on sensory accessibility. This study presented the autistic perspective in relation to the university library, listing positive and negative topics related to accessibility and inclusion in this space. BIUNILA is perceived by the autistic academic community as an inclusive learning environment in its current configuration. Physical space, silence, comfort, air conditioning and a distraction-free environment are the main aspects that make the environment welcoming to autistic people. Finally, the knowledge generated will be the foundation for future actions in the medium term, promoting the development of Inclusion Policies for autistic people at the University.eng
dc.description.abstractLas bibliotecas universitarias deben entenderse como uno de los espacios integradores de enseñanza y aprendizaje en todos los ámbitos de la educación. Una biblioteca universitaria accesible es cada vez más necesaria y esta vertiente investigativa ha crecido entre los investigadores del campo de la biblioteconomía, no sólo para personas con discapacidad física e intelectual, sino también para personas con discapacidad sensorial, característica donde se incluyen las personas autistas. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo la biblioteca universitaria de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana es percibida desde la perspectiva de la comunidad académica autista. La disertación se basa en el problema que se resume en esta pregunta: ¿Cómo se percibe la biblioteca universitaria de UNILA desde la perspectiva de los académicos autistas? El enfoque de la investigación es cualitativo, utilizando un estudio de caso. Para la recolección de datos se creó un instrumento con 23 preguntas basadas en la literatura. Los datos fueron analizados mediante análisis de contenido, con ayuda del software IRAMUTEQ, que generó 5 clases, que guiaron el análisis, a saber: 1) perspectiva de la inclusión; 2) propuesta de mejoras; 3) mediación de información; 4) uso del espacio; 5) espacio físico. Las clases fueron nombradas según la literatura, teniendo en cuenta los segmentos de texto identificados por el programa. Se pudo comprobar que la comunidad académica autista de la UNILA observa la biblioteca de la Universidad como un espacio inclusivo en la configuración y organización en la que se ubica. Se identificó que el entorno virtual de la biblioteca de la UNILA es utilizado por personas autistas, sin embargo, requiere algunas adaptaciones relacionadas con la navegación y actualización de la información contenida en el sitio web. En cuanto a sugerencias sobre acciones de accesibilidad, los participantes de la investigación hicieron sugerencias con énfasis en la accesibilidad sensorial. Este estudio presentó la perspectiva autista en relación a la biblioteca universitaria, enumerando temas positivos y negativos relacionados con la accesibilidad y la inclusión en este espacio. BIUNILA es percibido por la comunidad académica autista como un entorno de aprendizaje inclusivo en su configuración actual. El espacio físico, el silencio, la comodidad, el aire acondicionado y un ambiente libre de distracciones son los principales aspectos que hacen que el ambiente sea acogedor para las personas autistas. Finalmente, el conocimiento generado será la base para futuras acciones en el mediano plazo, impulsando el desarrollo de Políticas de Inclusión para personas autistas en la Universidad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2024-04-11T14:33:46Z No. of bitstreams: 1 Mariana_Senhorini_Caron_2024.pdf: 2799986 bytes, checksum: 76eb4087f54715bbd687e3b33f9f0ac6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T14:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariana_Senhorini_Caron_2024.pdf: 2799986 bytes, checksum: 76eb4087f54715bbd687e3b33f9f0ac6 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectBiblioteca inclusivapor
dc.subjectUniversidade federal da integração latino americanapor
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectInclusive libraryeng
dc.subjectUniversidade federal da integração latino americanaeng
dc.subjectBiblioteca universitariaspa
dc.subjectAccesibilidadspa
dc.subjectEnseñanza-aprendizajespa
dc.subjectDesorden del espectro autistaspa
dc.subjectBiblioteca inclusivaspa
dc.subjectUniversidade Federal da Integração Latino Americanaspa
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleBiblioteca universitária da unila sob a perspeciva da comunidade acadêmica autistapor
dc.title.alternativecademic library of the Universidade Federal da Integração Latino Americana from the perspective of the autistic academic communityeng
dc.title.alternativeBiblioteca universitaria de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana desde la perspectiva de la comunidad académica autistaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana_Senhorini_Caron_2024.pdfDocumento principal2.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.