Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7098
Tipo do documento: Dissertação
Title: Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento
Other Titles: Contextual Characteristics and Their Inference on IDEB Results in the Municipal Education Network of Foz do Iguaçu: A Comparative Analysis between High-Performing and Low-Performing Schools
Autor: Gonzaga, Jean Carlos 
Primeiro orientador: Soligo, Valdecir
Primeiro coorientador: Pasini, Juliana Fatima Serraglio
Primeiro membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Segundo membro da banca: Correa , João Jorge
Resumo: O presente estudo, com o tema “Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento”, foi realizado no município de Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná que, em 2019, foi destaque no cenário nacional e estadual como sendo um dos municípios que atingiu boa nota na prova do IDEB (7,1). O caminho da pesquisa efetiva-se no âmbito bibliográfico e documental (análise do Projeto PolíticoPedagógico) e em estudos comparados, em busca do entendimento do que é Educação em uma sociedade capitalista, além de conceitos como qualidade, meritocracia, performatividade, gerencialismo, avaliação em larga escala e Educação Comparada. Para tanto, foram elaborados estudos comparados das seis escolas de maior IDEB em relação às seis escolas de menor IDEB, sendo possível verificas as diversas realidades sociais, culturais e econômicas em que elas estão inseridas. Desse estudo, resta claro que um dos grandes fatores que as diferenciam e norteiam a nota maior ou menor no IDEB está no contexto socioeconômico.
Abstract: The present study, titled "Contextual Characteristics and Their Inference on IDEB Results in the Municipal Education Network of Foz do Iguaçu: A Comparative Analysis between High-Performing and Low-Performing Schools," was conducted in the city of Foz do Iguaçu, in the state of Paraná, which, in 2019, gained national and state recognition for achieving a high score on the IDEB exam (7.1). This research delves into the realms of bibliographic and documentary analysis (examining the Pedagogical Political Project) and comparative studies, seeking to understand what education means in a capitalist society, as well as concepts such as quality, meritocracy, performativity, managerialism, large-scale assessment, and Comparative Education. To this end, comparative studies were conducted on the six schools with the highest IDEB scores in contrast to the six schools with the lowest IDEB scores, revealing the diverse social, cultural, and economic contexts in which they operate. From this study, it becomes clear that one of the major factors that differentiate them and influence higher or lower IDEB scores is the socio-economic context.
Keywords: Qualidade na educação
IDEB
Avaliação em larga escala
Educação Comparada
Education quality
IDEB
Large-scale assessment
Comparative Education
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Gonzaga, Jean Carlos. Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento. 2023.95 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7098
Issue Date: 22-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jean Carlos Gonzaga.pdfArquivo completo1.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.