Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonzaga, Jean Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171092700445446por
dc.contributor.advisor1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.advisor-co1Pasini, Juliana Fatima Serraglio-
dc.contributor.referee1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee2Correa , João Jorge-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:25:18Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationGonzaga, Jean Carlos. Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento. 2023.95 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7098-
dc.description.resumoO presente estudo, com o tema “Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento”, foi realizado no município de Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná que, em 2019, foi destaque no cenário nacional e estadual como sendo um dos municípios que atingiu boa nota na prova do IDEB (7,1). O caminho da pesquisa efetiva-se no âmbito bibliográfico e documental (análise do Projeto PolíticoPedagógico) e em estudos comparados, em busca do entendimento do que é Educação em uma sociedade capitalista, além de conceitos como qualidade, meritocracia, performatividade, gerencialismo, avaliação em larga escala e Educação Comparada. Para tanto, foram elaborados estudos comparados das seis escolas de maior IDEB em relação às seis escolas de menor IDEB, sendo possível verificas as diversas realidades sociais, culturais e econômicas em que elas estão inseridas. Desse estudo, resta claro que um dos grandes fatores que as diferenciam e norteiam a nota maior ou menor no IDEB está no contexto socioeconômico.por
dc.description.abstractThe present study, titled "Contextual Characteristics and Their Inference on IDEB Results in the Municipal Education Network of Foz do Iguaçu: A Comparative Analysis between High-Performing and Low-Performing Schools," was conducted in the city of Foz do Iguaçu, in the state of Paraná, which, in 2019, gained national and state recognition for achieving a high score on the IDEB exam (7.1). This research delves into the realms of bibliographic and documentary analysis (examining the Pedagogical Political Project) and comparative studies, seeking to understand what education means in a capitalist society, as well as concepts such as quality, meritocracy, performativity, managerialism, large-scale assessment, and Comparative Education. To this end, comparative studies were conducted on the six schools with the highest IDEB scores in contrast to the six schools with the lowest IDEB scores, revealing the diverse social, cultural, and economic contexts in which they operate. From this study, it becomes clear that one of the major factors that differentiate them and influence higher or lower IDEB scores is the socio-economic context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-03-25T17:25:18Z No. of bitstreams: 1 Jean Carlos Gonzaga.pdf: 1110908 bytes, checksum: f556a1963383e811989b3256e52ea016 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-25T17:25:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jean Carlos Gonzaga.pdf: 1110908 bytes, checksum: f556a1963383e811989b3256e52ea016 (MD5) Previous issue date: 2023-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQualidade na educaçãopor
dc.subjectIDEBpor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectEducação Comparadapor
dc.subjectEducation qualityeng
dc.subjectIDEBeng
dc.subjectLarge-scale assessmenteng
dc.subjectComparative Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleCaracterísticas de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimentopor
dc.title.alternativeContextual Characteristics and Their Inference on IDEB Results in the Municipal Education Network of Foz do Iguaçu: A Comparative Analysis between High-Performing and Low-Performing Schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jean Carlos Gonzaga.pdfArquivo completo1.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.