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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6954
Tipo do documento: Tese
Title: Cultura digital e educação supeiror: a percepção dos docentes da universidade estadual do oeste do paraná sobre a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação durante o ensino remoto emergencial
Other Titles: Digital culture and higher education: the perception of teachers at the state university of western Paraná on the use of digital information and comunication technologies during emergency remote teaching
Autor: Oliveira, Raíza Brustolin de 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Segundo membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Terceiro membro da banca: Teruya, Teresa Kazuko
Quarto membro da banca: Walker, Maristela Rosso
Resumo: A cultura, como um conjunto de hábitos e valores de uma sociedade, sofreu uma influência relevante das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que foram desenvolvidas a partir da década de 1970. No bojo desse desenvolvimento, a criação da internet e do computador pessoal, integram o que foi denominado de cibercultura ou cultura digital, uma cultura marcada, não só pela evolução tecnológica digital, mas também pela emergência de novos valores e atitudes decorrentes desse novo contexto. Essas tecnologias tiveram um protagonismo ainda maior durante a pandemia da Covid-19 entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Nesse contexto, para conter a proliferação do vírus, as interações presenciais foram limitadas para evitar o contágio da doença, e as TDIC passaram a mediar ainda mais grande parte das relações, impactando os mais diversos aspectos da vida cotidiana, inclusive a educação. As instituições educacionais - escolas, colégios e instituições do ensino superior - em grande parte desenvolveram de forma emergencial uma transposição da educação presencial de forma mediada por ferramentas de chamada de vídeo e ambientes virtuais ao qual se deu o nome de Ensino Emergencial Remoto. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) adotou esse sistema, que demandou muito da organização da instituição bem como de seus discentes, e docentes, necessitando uma rápida adaptação que exigia um uso mais intenso das TDIC do que como se dava anteriormente no ensino presencial convencional. Ancorada nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos docentes da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o ensino remoto emergencial ocorrido devido a pandemia de Covid-19. Buscou-se alcançar esse objetivo com base na coleta de dados através de um formulário eletrônico em que a fala dos docentes foi analisada fundamentada na análise de conteúdo Bardin (2011) e triangulação ancorada em documentos institucionais. De modo geral, a percepção dos docentes da Unioeste quanto ao uso das TDIC durante o ERE é que é necessário que haja um investimento em formações que considerem as suas realidades de trabalho, e que estejam pautadas na reflexão sobre a própria prática para que, alicerçado nessas ações, esses professores sejam incentivados e amparados a utilizarem as TDIC com intencionalidade pedagógica, diminuindo as resistências que possam existir. Essas iniciativas formativas se mostram como um meio para que as práticas pedagógicas mediadas pelas TDIC, e coerentes com a cultura digital, estejam cada vez mais presentes no cotidiano do ensino presencial na educação superior, diminuindo a percepção dos docentes de que há um descompasso entre o contexto sociocultural e a formação fornecida pela universidade pública.
Abstract: Culture, as a set of habits and values of a society, was significantly influenced by information and communication technologies (ICT) and digital information and communication technologies (TDIC) that were developed from the 1970s onwards. These technologies had an even greater role during the covid-19 pandemic between the years 2020, 2021 and 2022. In this context, to contain the proliferation of the virus, face-to-face interactions were limited to avoid contagion of the disease, and TDIC began to mediate even more in most relationships, impacting the most diverse aspects of everyday life, including education. Educational institutions - schools, colleges and higher education institutions - have largely developed, in an emergency way, a transposition of face-to-face education mediated by video call tools and virtual environments, which was called Remote Emergency Teaching. The Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) adopted this system, which demanded a lot from the organization of the institution as well as from its students and professors, requiring a quick adaptation that required a more intense use of DICTs than what was previously done in conventional face-to-face teaching. From this context, the main objective of this research was to investigate the perception of Unioeste teachers about the use of Digital Information and Communication Technologies during emergency remote teaching that occurred due to the Covid-19 pandemic. We sought to achieve this objective from data collection through an electronic form in which the teachers' speeches were analyzed from the Bardin content analysis (2011), and triangulation from institutional documents. In general, the perception of professors at Unioeste regarding the use of DICTs during the ERE is that it is necessary to invest in training that considers their work realities, and that are based on reflection on their own practice so that, based on these actions, these teachers are encouraged and supported to use the DICTs with pedagogical intent, reducing any resistance that may exist. These training initiatives are shown to be a means for pedagogical practices mediated by TDICs, and consistent with the digital culture, to be increasingly present in the daily life of face-to-face teaching in higher education, reducing the perception of teachers that there is a mismatch between the sociocultural context and the training provided by the public university.
Keywords: Cultura digital
Ensino superior
Ensino emergencial remoto
Digital culture
University education
Remote emergency teaching
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Oliveira, Raíza Brustolin de. Cultura digital e educação supeiror: a percepção dos docentes da universidade estadual do oeste do paraná sobre a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação durante o ensino remoto emergencial. 2023. 149 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6954
Issue Date: 12-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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