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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6661
Tipo do documento: Dissertação
Title: Gênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia.
Other Titles: Gender, race/ethnicity and sexuality in the initial training of geography teachers
Autor: Silva, Ritieli Pires da 
Primeiro orientador: Mehanna, Najla da Silva
Primeiro membro da banca: Mehanna, Najla da Silva
Segundo membro da banca: Oliveira, Melissa Barbieri de
Terceiro membro da banca: Wedig , Josiane Carine
Resumo: A presente pesquisa objetiva responder a problemática se há uma proposta teórica, metodológica e pedagógica comprometida com a discussão de gênero, raça/etnia e sexualidade na formação básica de docentes de Geografia. Para tanto, tem como objetivo principal compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia ofertados pelo Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, composto atualmente por sete universidades: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). A hipótese que desenvolvemos é que as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem de forma periférica na formação básica de docentes de Geografia das universidades estaduais paranaenses. Para alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos uma análise da realidade dos cursos de formação básica de docentes de Geografia, buscando compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia das universidades estudadas. Por meio da análise dos Planos Políticos e Pedagógicos dos cursos e dos planos de ensino das disciplinas que mencionam as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade elaboramos um panorama geral de como estas temáticas aparecem nos documentos dos cursos de Geografia. Por meio desta análise foi possível observar que a UEPG destaca-se na abordagem destas temáticas. Todavia, ainda que com maior destaque para tais temáticas no Paraná, a carga horária das disciplinas obrigatórias destinada para as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidades, resume-se à 06 (seis) horas. Isso evidencia como as temáticas de gênero e sexualidade aparecem de forma superficial na formação destes profissionais.
Abstract: The present research seeks to answer the problematic if there is a theoretical, methodological and pedagogical proposal committed to the discussion of gender, race/ethnicity and sexuality in the basic training of Geography teachers. Therefore, it has as main objective to understand how the gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in the normative documents of the degree courses in Geography offered by the State System of Higher Education of Paraná, currently composed of seven universities: State University of Londrina (UEL), State University of Ponta Grossa (UEPG), State University of West Paraná (UNIOESTE), State University of Midwest Paraná (UNICENTRO), State University of North Paraná (UENP), State University of Paraná (UNESPAR) and State University of Maringá (UEM). The Hypothesis we have developed was that gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in a peripheral way in the basic training of Geography teachers at state universities in Paraná. To get the research objective, we have analyzed the basic training of Geography teachers reality, trying to comprehend how the gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in the normative documents of the degree courses in Geography of the universities studies. Through analysis of the Political and Pedagogical Plans of the courses and the subject teaching plans that mention the gender, race/ethnicity and sexuality themes we have built an overview of how these themes appear in the Geography documents courses. Through this analysis, it was possible to observe that UEPG stands out in approaching these themes. However, even with greater emphasis for such themes in Paraná, the compulsory subjects workload intended for the gender, race/ethnicity and sexuality themes comes down to 06 (six) hours. This shows how gender and sexuality themes appear in a shallow way in these professionals' training.
Keywords: Gênero
Formação de professores
Geografia
Interseccionalidade
Gender
Teacher training
Geography
Intersectionality
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SILVA, Ritieli Pires da. Gênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia.2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6661
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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