Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6661
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ritieli Pires da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2594908483877011 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mehanna, Najla da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314353938713666 | por |
dc.contributor.referee1 | Mehanna, Najla da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314353938713666 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Melissa Barbieri de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2198671549450434 | por |
dc.contributor.referee3 | Wedig , Josiane Carine | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1237451314892734 | por |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T17:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ritieli Pires da. Gênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia.2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6661 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva responder a problemática se há uma proposta teórica, metodológica e pedagógica comprometida com a discussão de gênero, raça/etnia e sexualidade na formação básica de docentes de Geografia. Para tanto, tem como objetivo principal compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia ofertados pelo Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, composto atualmente por sete universidades: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). A hipótese que desenvolvemos é que as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem de forma periférica na formação básica de docentes de Geografia das universidades estaduais paranaenses. Para alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos uma análise da realidade dos cursos de formação básica de docentes de Geografia, buscando compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia das universidades estudadas. Por meio da análise dos Planos Políticos e Pedagógicos dos cursos e dos planos de ensino das disciplinas que mencionam as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade elaboramos um panorama geral de como estas temáticas aparecem nos documentos dos cursos de Geografia. Por meio desta análise foi possível observar que a UEPG destaca-se na abordagem destas temáticas. Todavia, ainda que com maior destaque para tais temáticas no Paraná, a carga horária das disciplinas obrigatórias destinada para as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidades, resume-se à 06 (seis) horas. Isso evidencia como as temáticas de gênero e sexualidade aparecem de forma superficial na formação destes profissionais. | por |
dc.description.abstract | The present research seeks to answer the problematic if there is a theoretical, methodological and pedagogical proposal committed to the discussion of gender, race/ethnicity and sexuality in the basic training of Geography teachers. Therefore, it has as main objective to understand how the gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in the normative documents of the degree courses in Geography offered by the State System of Higher Education of Paraná, currently composed of seven universities: State University of Londrina (UEL), State University of Ponta Grossa (UEPG), State University of West Paraná (UNIOESTE), State University of Midwest Paraná (UNICENTRO), State University of North Paraná (UENP), State University of Paraná (UNESPAR) and State University of Maringá (UEM). The Hypothesis we have developed was that gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in a peripheral way in the basic training of Geography teachers at state universities in Paraná. To get the research objective, we have analyzed the basic training of Geography teachers reality, trying to comprehend how the gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in the normative documents of the degree courses in Geography of the universities studies. Through analysis of the Political and Pedagogical Plans of the courses and the subject teaching plans that mention the gender, race/ethnicity and sexuality themes we have built an overview of how these themes appear in the Geography documents courses. Through this analysis, it was possible to observe that UEPG stands out in approaching these themes. However, even with greater emphasis for such themes in Paraná, the compulsory subjects workload intended for the gender, race/ethnicity and sexuality themes comes down to 06 (six) hours. This shows how gender and sexuality themes appear in a shallow way in these professionals' training. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-05-30T17:56:49Z No. of bitstreams: 2 Ritieli P. da Silva 2022.pdf: 2062970 bytes, checksum: 1e9106937392d5b7f7a2d6ba2e757b8a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-30T17:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ritieli P. da Silva 2022.pdf: 2062970 bytes, checksum: 1e9106937392d5b7f7a2d6ba2e757b8a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-02-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Interseccionalidade | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Geography | eng |
dc.subject | Intersectionality | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA | por |
dc.title | Gênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia. | por |
dc.title.alternative | Gender, race/ethnicity and sexuality in the initial training of geography teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ritieli P. da Silva 2022.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License