Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ritieli Pires da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594908483877011por
dc.contributor.advisor1Mehanna, Najla da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314353938713666por
dc.contributor.referee1Mehanna, Najla da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314353938713666por
dc.contributor.referee2Oliveira, Melissa Barbieri de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2198671549450434por
dc.contributor.referee3Wedig , Josiane Carine-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237451314892734por
dc.date.accessioned2023-05-30T17:56:49Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ritieli Pires da. Gênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia.2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6661-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva responder a problemática se há uma proposta teórica, metodológica e pedagógica comprometida com a discussão de gênero, raça/etnia e sexualidade na formação básica de docentes de Geografia. Para tanto, tem como objetivo principal compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia ofertados pelo Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, composto atualmente por sete universidades: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). A hipótese que desenvolvemos é que as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem de forma periférica na formação básica de docentes de Geografia das universidades estaduais paranaenses. Para alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos uma análise da realidade dos cursos de formação básica de docentes de Geografia, buscando compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia das universidades estudadas. Por meio da análise dos Planos Políticos e Pedagógicos dos cursos e dos planos de ensino das disciplinas que mencionam as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade elaboramos um panorama geral de como estas temáticas aparecem nos documentos dos cursos de Geografia. Por meio desta análise foi possível observar que a UEPG destaca-se na abordagem destas temáticas. Todavia, ainda que com maior destaque para tais temáticas no Paraná, a carga horária das disciplinas obrigatórias destinada para as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidades, resume-se à 06 (seis) horas. Isso evidencia como as temáticas de gênero e sexualidade aparecem de forma superficial na formação destes profissionais.por
dc.description.abstractThe present research seeks to answer the problematic if there is a theoretical, methodological and pedagogical proposal committed to the discussion of gender, race/ethnicity and sexuality in the basic training of Geography teachers. Therefore, it has as main objective to understand how the gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in the normative documents of the degree courses in Geography offered by the State System of Higher Education of Paraná, currently composed of seven universities: State University of Londrina (UEL), State University of Ponta Grossa (UEPG), State University of West Paraná (UNIOESTE), State University of Midwest Paraná (UNICENTRO), State University of North Paraná (UENP), State University of Paraná (UNESPAR) and State University of Maringá (UEM). The Hypothesis we have developed was that gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in a peripheral way in the basic training of Geography teachers at state universities in Paraná. To get the research objective, we have analyzed the basic training of Geography teachers reality, trying to comprehend how the gender, race/ethnicity and sexuality themes appear in the normative documents of the degree courses in Geography of the universities studies. Through analysis of the Political and Pedagogical Plans of the courses and the subject teaching plans that mention the gender, race/ethnicity and sexuality themes we have built an overview of how these themes appear in the Geography documents courses. Through this analysis, it was possible to observe that UEPG stands out in approaching these themes. However, even with greater emphasis for such themes in Paraná, the compulsory subjects workload intended for the gender, race/ethnicity and sexuality themes comes down to 06 (six) hours. This shows how gender and sexuality themes appear in a shallow way in these professionals' training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-05-30T17:56:49Z No. of bitstreams: 2 Ritieli P. da Silva 2022.pdf: 2062970 bytes, checksum: 1e9106937392d5b7f7a2d6ba2e757b8a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T17:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ritieli P. da Silva 2022.pdf: 2062970 bytes, checksum: 1e9106937392d5b7f7a2d6ba2e757b8a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGêneropor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectGendereng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleGênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia.por
dc.title.alternativeGender, race/ethnicity and sexuality in the initial training of geography teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ritieli P. da Silva 2022.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons