Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6431
Tipo do documento: Tese
Title: Expansão do acesso à educação superior nos governos de frente popular (2003-2015): um estudo comparado entre Argentina e Brasil
Other Titles: Expánsion del acceso a la educación superior en los gobiernos del frente popular (2003-2015): un estudio comparado entre Argentina y Brasil
Expansion of access to higher education in popular front governments (2003-2015): a comparative study between Argentina and Brazil
Autor: Fernández, Ana Paula Oliveira Silva de 
Primeiro orientador: Souza, Silvana Aparecida de
Primeiro membro da banca: Martins, Fernando José
Segundo membro da banca: Silva, Regina Coeli Machado e
Terceiro membro da banca: Friggeri, Félix Pablo
Quarto membro da banca: Yannoulas, Silvia Cristina
Resumo: Durante o século XXI, a América Latina tem experienciado diversas iniciativas referentes à expansão da educação superior. Estas iniciativas foram desenvolvidas, na Argentina, pelos governos kirchneristas; e, no Brasil, pelos governos petistas. Ambos denominados nesta pesquisa como governos de frente popular. Neste sentido, o objetivo desta tese foi analisar, em perspectiva comparada, as configurações da expansão da educação superior na Argentina e no Brasil durante os governos de frente popular entre 2003-2015. A metodologia empregada para o desenvolvimento desta pesquisa é a Educação Comparada. As unidades de análise foram organizadas a partir de 5 (cinco) dimensões: contexto socioeducativo, contexto escolar, inclusão, ingresso e conclusão. A pesquisa é descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa. Os dados são referentes aos cursos presenciais de pregrado e grado na Argentina, e de graduação no Brasil. Foram coletados através de pesquisa bibliográfica e documental em fontes secundárias por meio de revisão bibliográfica e em fontes primárias nas legislações, nos regulamentos, nos Anuarios de Estadísticas Universitarias da Argentina e nos Censos da Educação Superior do Brasil do período de 2003 a 2015. A hipótese da pesquisa foi que as configurações da expansão da educação superior desenvolvida durante os governos de frente popular na Argentina e no Brasil apresentam características vinculadas às políticas de inclusão e democratização da educação superior e mantêm traços históricos constitutivos do SES nacional de ambos os países. Na Argentina, estes traços se referem à tradição pública e gratuita no desenvolvimento da educação superior, na qual o setor privado é complementar e sem fins lucrativos. No Brasil, a categoria administrativa privada é dominante no SES e se apresenta com ou sem fins lucrativos. Após a análise dos dados, constatamos que, na Argentina, as iniciativas de expansão desenvolvidas pelos governos dos Kirchner reconduzem a educação superior nacional para sua tradição pública e gratuita, comprometida com valores democráticos de inclusão e igualdade de oportunidades, no entanto, este cenário é tensionado pela expansão da categoria administrativa privada. No Brasil, apesar da expressiva expansão na categoria pública federal e no desenvolvimento de programas de democratização da educação superior nesta categoria administrativa, o tamanho do SES privado, configurado na trajetória histórica da educação superior no Brasil, e os programas desenvolvidos na categoria privada pelos governos petistas, permitiram a continuidade massiva da categoria privada no SES brasileiro. Portanto, a tese aqui defendida é a de que as configurações do processo de expansão da educação superior desenvolvido durante os governos de frente popular, na Argentina e no Brasil, apresentam características aos ciclos de expansão da educação superior nestes países baseadas numa perspectiva que combina o desenvolvimento de programas de inclusão e expansão da categoria pública e privada, porém esta última, na Argentina, de maneira complementar, e, no Brasil, de forma massiva. Desta forma foram mantidos traços históricos constitutivos do SES nacional de ambos.
Abstract: Durante el siglo XXI, América Latina ha vivido varias iniciativas en cuanto a la expansión de la educación superior. Estas iniciativas fueron desarrolladas, en Argentina, por gobiernos kirchneristas; y, en Brasil, por los gobiernos petistas. Ambos denominados en esta investigación como gobiernos de frente popular. En este sentido, el objetivo de esta tesis fue analizar, en una perspectiva comparada, las configuraciones de la expansión de la educación superior en Argentina y Brasil durante los gobiernos de frente popular entre 2003-2015. La metodología utilizada para el desarrollo de esta investigación es la Educación Comparada. Las unidades de análisis se organizaron a partir de 5 (cinco) dimensiones: contexto socioeducativo, contexto escolar, inclusión, acceso y conclusión. La investigación es descriptiva y de carácter cuantitativo y cualitativo. Los datos se refieren a carreras presenciales de pregrado y grado en Argentina, y de grado en Brasil. Fueron recolectados a través de investigación bibliográfica y documental en fuentes secundarias mediante revisión bibliográfica y en fuentes primarias en leyes, reglamentos, en los Anuarios de Estadísticas Universitarias de Argentina y en los Censos de Educación Superior en Brasil de 2003 hasta 2015. La hipótesis de la investigación fue que las configuraciones de expansión de la educación superior desarrolladas durante los gobiernos de frente popular en Argentina y Brasil presentan características vinculadas a las políticas de inclusión y democratización de la educación superior y mantienen rasgos históricos constitutivos del SES nacional de ambos países. En Argentina, estos rasgos hacen referencia a la tradición pública y gratuita de la educación superior, en la que el sector privado es complementario y sin fines de lucro. En Brasil, el sector privado es dominante y es con o sin fines de lucro. Tras analizar los datos, encontramos que, en Argentina, las iniciativas de expansión desarrolladas por los gobiernos Kirchner llevan a la educación superior a su tradición pública y gratuita, comprometida con los valores democráticos de inclusión e igualdad de oportunidades, sin embargo, este escenario se ve tensionado por la expansión del sector privado. En Brasil, a pesar de la expresiva expansión en la categoría pública federal y el desarrollo de programas de democratización de la educación superior en esta categoría administrativa, el tamaño del SES privado, configurado en la trayectoria histórica de la educación superior en Brasil, y los programas desarrollados en la categoría privada por los gobiernos petistas, permitió la continuidad masiva de la categoría privada en el SES brasileño. Por lo tanto, la tesis defendida aquí es que las configuraciones del proceso de expansión de la educación superior desarrolladas durante los gobiernos de frente popular en Argentina y Brasil, presentan características a los ciclos de expansión de la educación superior en estos países a partir de una perspectiva que conjuga el desarrollo de programas de inclusión y expansión del rubro público y privado, pero este último, en Argentina, de manera complementaria, y, en Brasil, de manera masiva. De esta manera, se mantuvieron rasgos históricos constitutivos del SES nacional de ambos.
During the 21st century, Latin America has experienced several initiatives regarding the expansion of higher education. These initiatives were developed, in Argentina, by Kirchnerist governments; and, in Brazil, by PT governments. Both denominated in this research as popular front governments. In this sense, the objective of this thesis was to analyze, in a comparative perspective, the configurations of the expansion of higher education in Argentina and Brazil during the popular front governments between 2003- 2015. The methodology used for the development of this research is Comparative Education. The units of analysis were organized based on 5 (five) dimensions: socioeducational context, school context, inclusion, acess and conclusion. The research is descriptive and of a quantitative and qualitative nature. The data refer to face-to-face undergraduate courses in Argentina, and undergraduate courses in Brazil. They were collected through bibliographical and documentary research in secondary sources through bibliographic review and in primary sources in legislation, regulations, in the Anuarios de Estadísticas Universitarias of Argentina and in the Census of Higher Education in Brazil from 2003 to 2015. The hypothesis of the research was that the configurations of the expansion of higher education developed during the popular front governments in Argentina and Brazil present characteristics linked to the policies of inclusion and democratization of higher education and maintain constitutive historical traits of the national SES of both countries. In Argentina, these traits refer to the public and free tradition in the development of higher education, in which the private sector is complementary and non-profit. In Brazil, the private administrative category is dominant in the SES and is for-profit or not-for-profit. After analyzing the data, we found that, in Argentina, the expansion initiatives developed by the Kirchner governments lead national higher education back to its public and free tradition, committed to democratic values of inclusion and equal opportunities, however, this scenario is strained by the expansion of the private administrative category. In Brazil, despite the expressive expansion in the federal public category and the development of higher education democratization programs in this administrative category, the size of the private SES, configured in the historical trajectory of higher education in Brazil, and the programs developed in the private category by the governments petistas, allowed the massive continuity of the private category in the Brazilian SES. Therefore, the thesis defended here is that the configurations of the process of expansion of higher education developed during the popular front governments in Argentina and Brazil, present characteristics to the cycles of expansion of higher education in these countries based on a perspective that combines the development of inclusion programs and expansion of the public and private category, but the latter, in Argentina, in a complementary way, and, in Brazil, in a massive way. In this way, historic traits constituting the national SES of both were maintained.
Keywords: Expansão da educação superior
Educação comparada Argentina e Brasil
Governos de frente popular Argentina e Brasil
Expansión de la educación superior
Educación comparada Argentina y Brasil
Gobiernos de frente popular Argentina y Brasil
Expansion of higher education
Comparative education Argentina and Brazil
Popular front governments of Argentina and Brazil
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Fernández, Ana Paula Oliveira Silva de. Expansão do acesso à educação superior nos governos de frente popular (2003-2015): um estudo comparado entre Argentina e Brasil. 2022.259 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6431
Issue Date: 13-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Paula_Oliveira_Silva_de_Fernández_2022.pdfDocumento principal7.61 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons