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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6344
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A inclusão educacional de alunos com deficiência visual: contribuições das tecnologias assistivas para o processo de escolarização |
Other Titles: | The Educational Inclusion of Students with Visual Impairments: contributions of assistive technologies to the schooling process |
Autor: | Silva, Felipe Bento da ![]() |
Primeiro orientador: | Tureck, Lucia Terezinha Zanato |
Primeiro membro da banca: | Tureck, Lucia Terezinha Zanato |
Segundo membro da banca: | Deitos, Roberto Antonio |
Terceiro membro da banca: | Cirino, Roseneide Maria Batista |
Resumo: | O processo educacional inclusivo e a Educação Especial têm sido pauta em diversos espaços de formação de professores, seja na graduação, na pós-graduação ou em cursos de aperfeiçoamento, instigando o aprofundamento de estudos. Nesse sentido, é objetivo dessa pesquisa entender como se deu a trajetória histórica da educação especial até o processo de inclusão escolar, tendo como principal enfoque a análise dos determinantes que influenciaram a escolarização dos alunos com deficiência visual nos diversos períodos da humanidade, considerando as tecnologias assistivas como ferramentas presentes nesse processo. Para tanto, fazendo uso do método do materialismo histórico-dialético e com base na teoria histórico-cultural, através de pesquisa bibliográfica buscou-se identificar as concepções que permearam o entendimento dos responsáveis pela elaboração das políticas educacionais e/ou dos profissionais que atuaram com alunos com deficiência visual, desde a concepção mística de deficiência, a qual inicialmente era justificativa de todos os defeitos, passando pela biológica ingênua e chegando à sociopsicológica. As tecnologias assistivas para o processo de escolarização das pessoas com deficiência visual são apresentadas e, mediante pesquisa de campo com aplicação de questionário analisadas a partir das respostas de 24 pessoas com deficiência visual a respeito do acesso e contribuições dessas em seu processo de estudos escolares com ênfase no ensino superior, e também informações de 10 professores de ensino médio e superior a respeito da utilização dessas ferramentas. Como resultados tem-se que as contribuições dessas ferramentas são fundamentais por possuírem potencial para a autonomia desses alunos em sala de aula, demonstrando o quanto possibilitam a condição de participação no processo de apropriação dos conhecimentos científicos, historicamente acumulados, assim como para a vida autônoma, social e laboral. Os limites apontados sobre o uso das tecnologias assistivas referem-se às condições impostas pelo atual modelo societário capitalista. |
Abstract: | The inclusive educational process and Special Education have been the agenda in several areas of teacher training, whether in undergraduate, graduate or improvement courses, encouraging further studies. In this sense, the objective of this research is to understand how the historical trajectory of special education took place until the school inclusion process, having as main focus the analysis of the determinants that influenced the schooling of students with visual impairment in the different periods of humanity, considering the technologies assistive devices as tools present in this process. In order to do so, using the method of historical-dialectical materialism and based on historical-cultural theory, through bibliographic research, we sought to identify the conceptions that permeated the understanding of those responsible for the elaboration of educational policies and/or professionals who worked with visually impaired students, from the mystical conception of disability, which initially was the justification of all defects, going through the naive biological and reaching the sociopsychological. Assistive technologies for the schooling process of people with visual impairments are presented and, through field research with application of a questionnaire, analyzed from the responses of 24 people with visual impairments regarding access and contributions of these in their process of school studies with emphasis on higher education, as well as information from 10 secondary and higher education teachers regarding the use of these tools. As a result, the contributions of these tools are fundamental because they have the potential for the autonomy of these students in the classroom, demonstrating how much they enable the condition of participation in the process of appropriation of scientific knowledge, historically accumulated, as well as for autonomous life, social and labor. The limits pointed out on the use of assistive technologies refer to the conditions imposed by the current capitalist societal model. |
Keywords: | Inclusão educacional Pessoa com deficiência visual Tecnologia assistiva Teoria histórico-cultural Educational inclusion Visually impaired person Assistive technology Cultural-historical theory |
CNPq areas: | Sociedade e Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SILVA, Felipe Bento da. A inclusão educacional de alunos com deficiência visual: contribuições das tecnologias assistivas para o processo de escolarização. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6344 |
Issue Date: | 18-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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