Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6275
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: elaboração de material de psicoeducação para crianças |
Other Titles: | Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: development of psychoeducational material for children Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad: desarrollo de material psicoeducativo para niños |
Autor: | Kojo, Josiane Teixeira da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Moura, Cynthia Borges de |
Primeiro membro da banca: | Zoéga, Maria Rita |
Segundo membro da banca: | Mombelli, Mônica Augusta |
Resumo: | No tratamento adequado e continuado do TDAH, a psicoeducação tem papel fundamental, visto que trabalha com o fornecimento de informações claras e relevantes aos pacientes e familiares. Quando se trata do atendimento de crianças com TDAH, verifica-se uma escassez de pesquisas sobre essa temática dirigida exclusivamente ao público infantil. O objetivo deste estudo, foi elaborar um material escrito e ilustrado para a psicoeducação do TDAH, a ser utilizado por crianças na faixa etária entre 06 e 10 anos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, realizada através de levantamento de dados, sendo assim, optou-se por procedimentos mistos que buscam a integração entre dados qualitativos e quantitativos, sendo dividido em três etapas: elaboração de checklist de metas comportamentais; aplicação do checklist de metas comportamentais a pais de crianças com TDAH e profissionais especialistas de diferentes áreas que atuam com esse público específico e por fim, a elaboração do material de psicoeducação. Após análise dos dados e com base neles, produziu-se um livro infantil denominado “Eu quero, eu posso, eu consigo: Psicoeducação para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade”, para servir de ferramenta de apoio às crianças, oferecendo o suporte necessário na orientação e cuidados referentes ao TDAH, visando além da qualidade de vida, o bem-estar das mesmas. |
Abstract: | In the adequate and continued treatment of ADHD, psychoeducation has a fundamental role, since it works with the provision of clear and relevant information to patients and families. When it comes to the care of children with ADHD, there is a lack of research on this topic aimed exclusively at children. The objective of this study was to develop a written and illustrated material for the psychoeducation of ADHD, to be used by children aged between 06 and 10 years. The study was characterized as an applied research, carried out through data collection, thus, we opted for mixed procedures that seek the integration between qualitative and quantitative data, being divided into three stages: elaboration of a checklist of behavioral goals; application of the behavioral goals checklist to parents of children with ADHD and specialist professionals from different areas who work with this specific audience and, finally, the elaboration of psychoeducation material. After analyzing the data and based on them, a children's book called "I want, I can, I can: Psychoeducation for children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder" was produced to serve as a support tool for children, offering the necessary support in the orientation and care related to ADHD, aiming beyond the quality of life, the well-being of the same. En el tratamiento adecuado y continuado del TDAH, la psicoeducación tiene un papel fundamental, ya que trabaja con el suministro de información clara y pertinente a pacientes y familiares. Cuando se trata del cuidado de los niños con TDAH, faltan investigaciones sobre este tema dirigidas exclusivamente a los niños. El objetivo de este estudio fue desarrollar un material escrito e ilustrado para la psicoeducación del TDAH, para ser utilizado por niños de 06 a 10 años. El estudio se caracterizó como una investigación aplicada, realizada a través de la recolección de datos, por lo que se optó por procedimientos mixtos que buscan la integración entre datos cualitativos y cuantitativos, siendo dividido en tres etapas: elaboración de una lista de verificación de metas de comportamiento; aplicación de la lista de verificación de metas conductuales a padres de niños con TDAH y profesionales especialistas de diferentes áreas que trabajan con este público específico y, finalmente, la elaboración de material psicoeducativo. Luego del análisis de los datos y en base a ellos se elaboró un libro infantil denominado “Quiero, puedo, puedo: Psicoeducación para niños con Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad” que sirva como herramienta de apoyo a los niños, brindando el apoyo necesario en la orientación. y cuidados relacionados con el TDAH, visando más allá de la calidad de vida, el bienestar de los mismos. |
Keywords: | TDAH Psicoeducação Pesquisa aplicada Literatura para crianças ADHD Psychoeducation Applied research Children's literature TDAH Psicoeducación Investigación aplicada Literatura infantil |
CNPq areas: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Kojo, Josiane Teixeira da Silva. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: elaboração de material de psicoeducação para crianças. 2022. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6275 |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Josiane_Teixeira_da_Silva_Kojo_2022.pdf | Documento principal | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License