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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6251
Tipo do documento: Dissertação
Title: As contribuições do projeto político-pedagógico das escolas do campo na sucessão da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável
Autor: Simonetti , Kerli Tatiane Grisa 
Primeiro orientador: Ahlert, Alvori
Primeiro membro da banca: Ahlert , Alvori
Segundo membro da banca: Grandi, Adriana Maria de
Terceiro membro da banca: Leonel , Ana Paula da Silva
Quarto membro da banca: Zanini , Elaine de Oliveira
Resumo: O Projeto Político-Pedagógico – PPP – é uns dos documentos de maior relevância no ambiente escolar, uma vez que serve como orientador para compreender a organização da escola, as metas traçadas e os principais objetivos da instituição. Por isso, faz-se necessário que esteja vinculado ao contexto a que a escola pertence, ou seja, nesta pesquisa, para a Educação do Campo. Assim, com o intuito de compreender a relevância da sucessão da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender como as Escolas Municipais Rurais do Campo do município de Capitão Leônidas Marques trabalham e abordam, no Projeto Político-Pedagógico, as temáticas “sucessão familiar” e “desenvolvimento rural sustentável”. Considerou-se que existem fragilidades nas abordagens de incentivo à sucessão familiar e ao desenvolvimento rural, e que, apesar dos temas serem trabalhados, ainda se tem uma lacuna para maiores discussões e reflexões entre escola, pais e alunos sobre a necessidade e importância desses temas. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, e teve como suporte a Análise de Conteúdo de Bardin. Enfim, salienta-se que existem possiblidades para a promoção da sucessão familiar e da permanência na vida do campo, a partir do incentivo e de políticas voltadas para a melhoria das condições rurais.
Abstract: The Political-Pedagogical Project - PPP - is one of the most relevant documents regarding the school environment, since it advises how a school can be organized, its goals set and the main objectives of an institution. Thus, it is required that it should be associated to the school context, which means Rural Education in this research. So, this trial aimed at understanding how the Rural Municipal Schools in Capitão Leônidas Marques city work and approach themes such as “familiar succession” and “sustainable rural development” to comprehend the relevance of familiar agriculture and sustainable development succession in the Political-Pedagogical Project. It was considered that there are weaknesses in the approaches to encouraging familiar succession and rural development, and that, despite the themes have been worked on, there is still a gap for further discussions and reflections among school, parents and students concerning the need and importance of these themes. It is a bibliographic and field research, supported by Bardin's Content Analysis. Finally, it should be highlighted that there are possibilities to foment familiar succession and their permanence in rural fields, based on incentives and policies that must improve rural conditions.
Keywords: Sucessão na agricultura familiar
Projeto Político-Pedagógico
Educação do Campo
Desenvolvimento Sustentável
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: SIMONETTI, Kerli Tatiane Grisa. As contribuições do projeto político-pedagógico das escolas do campo na sucessão da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6251
Issue Date: 23-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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