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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6019
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Instituto Federal de Fronteira: um estudo comparado entre o IFPR - Campus de Foz do Iguaçu e o IFSul - Campus Santana do Livramento |
Other Titles: | A comparative study between IFPR - Foz do Iguaçu Campus and IFSUL - Santana do Livramento Campus |
Autor: | Legnani, Andréa Marcia |
Primeiro orientador: | Souza, Silvana Aparecida de |
Primeiro membro da banca: | Martins, Fernando José |
Segundo membro da banca: | Silva, Regina Coeli Machado e |
Terceiro membro da banca: | Yannoulas, Silvia Cristina |
Quarto membro da banca: | Friggeri, Félix Pablo |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa comparada entre dois Institutos Federais de educação brasileiros, de região de fronteira, sendo eles, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Foz do Iguaçu e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Santana do Livramento. A pesquisa teve, como objetivo geral, compreender e analisar como se efetivou a implantação desses dois Institutos Federais e como se definiu o perfil de tais instituições em função de suas localizações em fronteiras, tendo, como base de fundamentação teórica para o desenvolvimento da tese apresentada, a análise das categorias de conteúdo: trabalho, educação profissional, participação da comunidade e fronteira. A metodologia utilizada está fundamentada no Materialismo Histórico Dialético. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de campo, tendo, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, na qual foram buscados elementos determinantes tais como: nível de participação da comunidade, a configuração diferenciada dos interesses dos sujeitos e dos representantes de vários segmentos da sociedade, das instituições e dos países envolvidos em cada caso; o histórico das relações entre os países; os acordos de cooperação firmados entre os países e instituições envolvidas; a política institucional para os campi localizados em fronteira. A pergunta que orientou o estudo foi: existem determinantes que fazem com que um Instituto Federal possa ter um perfil considerado de “Instituto Federal de Fronteira” ou de um “Instituto Federal na Fronteira”? A hipótese é de que a diferenciação entre “de” e “na” fronteira encontra fundamento na síntese das múltiplas determinações que foram constatadas com a realização das entrevistas e da pesquisa bibliográfica e documental. Com os resultados da pesquisa concluiu-se que o IFPR - Campus Foz do Iguaçu constitui-se em um Instituto na Fronteira e o IFSul - Campus Santana do Livramento em um Instituto de Fronteira. |
Abstract: | This study presents a comparative research between two Brazilian Federal Institutes of education, in the border region, being, Federal Institute of Paraná (IFPR) Foz do Iguaçu Campus and the Federal Institute Sul-rio-grandense (IFSul) Santana do Livramento Campus. The research aimed to understand and analyze how the implementation of these two federal institutes was effected and how the profile of these institutions was defined according to their locations in borders, having as a theoretical basis for the thesis development presented the analysis of content categories: work, professional education, community participation and border. The methodology used is substantiated on Dialectical Historical Materialism. It is a research of qualitative approach, bibliographic, documentary and field based, having as an instrument of data collection the semi-structured interview, in which determinants were: level of community participation, the varied configuration of the subjects' interests and of the representatives of various segments of society, institutions and countries involved in each case; the history of relations between the countries; the cooperation agreements signed between the countries and institutions involved; the institutional policy for the campuses located on the border. The question that guided the study was: Are there determinants that make a federal institute have a profile considered to be "Federal Institute from the border” or a "Federal Institute at the border"? The hypothesis is that the differentiation between “from” and “at” the border is based on the synthesis of the multiple determinations that were found with the conduct of interviews and bibliographic and documentary research. With the results of the research it was concluded that IFPR - Foz do Iguaçu campus is an Institute at the border and IFSul - campus Santana do Livramento is an institute from a border. |
Keywords: | Educação profissional Instituto federal Fronteira Participação da comunidade Relações internacionais entre países Professional education Federal institute Border Community participation International relations between countries |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Legnani, Andréa Marcia. Instituto Federal de Fronteira: um estudo comparado entre o IFPR - Campus de Foz do Iguaçu e o IFSul - Campus Santana do Livramento. 2022. 312 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6019 |
Issue Date: | 28-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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Andréa_Marcia_Legnani_2022.pdf | Documento principal | 5.37 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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