Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLegnani, Andréa Marcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440616005823127por
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.contributor.referee1Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee3Yannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2959399879607887por
dc.contributor.referee4Friggeri, Félix Pablo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1085422914259677por
dc.date.accessioned2022-05-05T17:45:13Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationLegnani, Andréa Marcia. Instituto Federal de Fronteira: um estudo comparado entre o IFPR - Campus de Foz do Iguaçu e o IFSul - Campus Santana do Livramento. 2022. 312 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6019-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa comparada entre dois Institutos Federais de educação brasileiros, de região de fronteira, sendo eles, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Foz do Iguaçu e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Santana do Livramento. A pesquisa teve, como objetivo geral, compreender e analisar como se efetivou a implantação desses dois Institutos Federais e como se definiu o perfil de tais instituições em função de suas localizações em fronteiras, tendo, como base de fundamentação teórica para o desenvolvimento da tese apresentada, a análise das categorias de conteúdo: trabalho, educação profissional, participação da comunidade e fronteira. A metodologia utilizada está fundamentada no Materialismo Histórico Dialético. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de campo, tendo, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, na qual foram buscados elementos determinantes tais como: nível de participação da comunidade, a configuração diferenciada dos interesses dos sujeitos e dos representantes de vários segmentos da sociedade, das instituições e dos países envolvidos em cada caso; o histórico das relações entre os países; os acordos de cooperação firmados entre os países e instituições envolvidas; a política institucional para os campi localizados em fronteira. A pergunta que orientou o estudo foi: existem determinantes que fazem com que um Instituto Federal possa ter um perfil considerado de “Instituto Federal de Fronteira” ou de um “Instituto Federal na Fronteira”? A hipótese é de que a diferenciação entre “de” e “na” fronteira encontra fundamento na síntese das múltiplas determinações que foram constatadas com a realização das entrevistas e da pesquisa bibliográfica e documental. Com os resultados da pesquisa concluiu-se que o IFPR - Campus Foz do Iguaçu constitui-se em um Instituto na Fronteira e o IFSul - Campus Santana do Livramento em um Instituto de Fronteira.por
dc.description.abstractThis study presents a comparative research between two Brazilian Federal Institutes of education, in the border region, being, Federal Institute of Paraná (IFPR) Foz do Iguaçu Campus and the Federal Institute Sul-rio-grandense (IFSul) Santana do Livramento Campus. The research aimed to understand and analyze how the implementation of these two federal institutes was effected and how the profile of these institutions was defined according to their locations in borders, having as a theoretical basis for the thesis development presented the analysis of content categories: work, professional education, community participation and border. The methodology used is substantiated on Dialectical Historical Materialism. It is a research of qualitative approach, bibliographic, documentary and field based, having as an instrument of data collection the semi-structured interview, in which determinants were: level of community participation, the varied configuration of the subjects' interests and of the representatives of various segments of society, institutions and countries involved in each case; the history of relations between the countries; the cooperation agreements signed between the countries and institutions involved; the institutional policy for the campuses located on the border. The question that guided the study was: Are there determinants that make a federal institute have a profile considered to be "Federal Institute from the border” or a "Federal Institute at the border"? The hypothesis is that the differentiation between “from” and “at” the border is based on the synthesis of the multiple determinations that were found with the conduct of interviews and bibliographic and documentary research. With the results of the research it was concluded that IFPR - Foz do Iguaçu campus is an Institute at the border and IFSul - campus Santana do Livramento is an institute from a border.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-05-05T17:45:13Z No. of bitstreams: 2 Andréa_Marcia_Legnani_2022.pdf: 5498980 bytes, checksum: 16585745de4f608c01289925dd53e099 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T17:45:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Andréa_Marcia_Legnani_2022.pdf: 5498980 bytes, checksum: 16585745de4f608c01289925dd53e099 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectInstituto federalpor
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectParticipação da comunidadepor
dc.subjectRelações internacionais entre paísespor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectFederal instituteeng
dc.subjectBordereng
dc.subjectCommunity participationeng
dc.subjectInternational relations between countrieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleInstituto Federal de Fronteira: um estudo comparado entre o IFPR - Campus de Foz do Iguaçu e o IFSul - Campus Santana do Livramentopor
dc.title.alternativeA comparative study between IFPR - Foz do Iguaçu Campus and IFSUL - Santana do Livramento Campuseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andréa_Marcia_Legnani_2022.pdfDocumento principal5.37 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons