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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5959
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Dinâmicas fronteiriças e formação no colégio agrícola em Foz do Iguaçu: entre oeste do Paraná, Brasil e leste do Paraguai |
Other Titles: | Border dynamics and training at colégio agrícola in Foz do Iguaçu: between west of Paraná, Brazil and eastern of Paraguay |
Autor: | Marinoski, Laura Duarte |
Primeiro orientador: | Silva, Regina Coeli Machado e |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Denise Rosana da Silva |
Segundo membro da banca: | Santos, Maria Elena Pires |
Terceiro membro da banca: | Klauck, Samuel |
Quarto membro da banca: | Milstein, Diana |
Quinto membro da banca: | Dorfman, Adriana |
Resumo: | Tendo como enquadramento a concepção de escola como um espaço constituído por um conjunto de experiências sociais e culturais particulares, articulado a regulamentos, normas e currículos e outros documentos identificados como essenciais, meu objetivo nesta tese é evidenciar o curso de educação profissional técnica de nível médio em Agropecuária do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu – PR em contexto. Meu argumento é que a especificidade fronteiriça é constitutiva da escola, observada na complexidade das relações entre alunos, professores, pedagogos, diretores e inspetores que produzem o conteúdo para a formação técnica articulado intimamente a processos imigratórios no Oeste do Paraná e Leste do Paraguai, em movimentos de várias direções para desenvolver a agricultura familiar e de grandes empresas do agronegócio que caracterizam essa região. As relações entre os diferentes grupos estão expressas na forma de recrutamento, na organização do internato, nas relações pedagógicas, na organização dos tempos, na história e na localização física da escola. A pesquisa de campo, presencial e com recursos virtuais, ocorreu entre julho de 2019 e dezembro de 2020, período atravessado pela pandemia, acompanhando trajetórias, experiências individuais e coletivas, atenta ao particular e ao contingente das experiências intersubjetivas por meio de exercícios descritivos do sensível, da vida vivida, das memórias e dos significados da escola. A partir desta pesquisa, foi possível conceber a comunidade escolar tanto como um projeto nacional de interesse econômico e geopolítico, quanto um processo historicamente localizado e culturalmente orientado, que se (re)faz cotidianamente. O sentido de escola vincula-se às relações de fronteira, materializadas nas experiências familiares dos estudantes e nas forças extra locais – comunidade urbana e políticas de Estado. Entrecruzadas, essas relações configuram o Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu. |
Abstract: | Having as a framework the concepto f school as a space constituted by a set of particular social and cultural experiences, articulated to regulations, norms and curricula and Other documents identified as essential, my objetive in this thesis is to highlight the technical professional education course of high school level in Agriculture at Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu – PR in contexto. My argument is that the border specificity is constitutive of the school, observed in the complexity of the relationships between students, teachers, pedagogues, directors and inspectors who produce the contente for technical training closely articulated to immigration processes in western Paraná and eastern Paraguay, in movements from various directions to develop Family farming and large agribusiness companies that characterize this region. The relationship between the diferente groups are expressed in the formo f recruitment, in the organization of the boarding school, in the pedagogical relationships, in the oragnization of times, in the history and the physical location of the school. The field research, in person and with virtual resourcesm took place between July 2019 and December 2020, a period crossed by the pandemic, following trajectories, individual and collective experiences, attentive to the particular and the contingente of intersubjective experiences through descriptive exercises of the sensitive, life lived, memories and meanings of school. Based on this research, it was possible to conceive the school Community as both a national Project of economic and geopolitical interest, as well as a historically located and culturally oriented process, which is (re)done daily. The sense of school is linked to border relations, materialized in the students’ Family experiences and in extra-local forces – urban Community and State policies. Intertwined, these relationship configure the Agricultural College of Foz do Iguaçu. |
Keywords: | Antropologia Escola Fronteira Antropology School Border |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Marinoski, Laura Duarte. Dinâmicas fronteiriças e formação no colégio agrícola em Foz do Iguaçu: entre oeste do Paraná, Brasil e leste do Paraguai. 2021. 151 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/5959 |
Issue Date: | 3-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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