Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarinoski, Laura Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940606928449647por
dc.contributor.advisor1Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee3Klauck, Samuel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473749689984547por
dc.contributor.referee4Milstein, Diana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8350066920496918por
dc.contributor.referee5Dorfman, Adriana-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094496404279879por
dc.date.accessioned2022-04-08T14:31:42Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationMarinoski, Laura Duarte. Dinâmicas fronteiriças e formação no colégio agrícola em Foz do Iguaçu: entre oeste do Paraná, Brasil e leste do Paraguai. 2021. 151 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5959-
dc.description.resumoTendo como enquadramento a concepção de escola como um espaço constituído por um conjunto de experiências sociais e culturais particulares, articulado a regulamentos, normas e currículos e outros documentos identificados como essenciais, meu objetivo nesta tese é evidenciar o curso de educação profissional técnica de nível médio em Agropecuária do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu – PR em contexto. Meu argumento é que a especificidade fronteiriça é constitutiva da escola, observada na complexidade das relações entre alunos, professores, pedagogos, diretores e inspetores que produzem o conteúdo para a formação técnica articulado intimamente a processos imigratórios no Oeste do Paraná e Leste do Paraguai, em movimentos de várias direções para desenvolver a agricultura familiar e de grandes empresas do agronegócio que caracterizam essa região. As relações entre os diferentes grupos estão expressas na forma de recrutamento, na organização do internato, nas relações pedagógicas, na organização dos tempos, na história e na localização física da escola. A pesquisa de campo, presencial e com recursos virtuais, ocorreu entre julho de 2019 e dezembro de 2020, período atravessado pela pandemia, acompanhando trajetórias, experiências individuais e coletivas, atenta ao particular e ao contingente das experiências intersubjetivas por meio de exercícios descritivos do sensível, da vida vivida, das memórias e dos significados da escola. A partir desta pesquisa, foi possível conceber a comunidade escolar tanto como um projeto nacional de interesse econômico e geopolítico, quanto um processo historicamente localizado e culturalmente orientado, que se (re)faz cotidianamente. O sentido de escola vincula-se às relações de fronteira, materializadas nas experiências familiares dos estudantes e nas forças extra locais – comunidade urbana e políticas de Estado. Entrecruzadas, essas relações configuram o Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu.por
dc.description.abstractHaving as a framework the concepto f school as a space constituted by a set of particular social and cultural experiences, articulated to regulations, norms and curricula and Other documents identified as essential, my objetive in this thesis is to highlight the technical professional education course of high school level in Agriculture at Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu – PR in contexto. My argument is that the border specificity is constitutive of the school, observed in the complexity of the relationships between students, teachers, pedagogues, directors and inspectors who produce the contente for technical training closely articulated to immigration processes in western Paraná and eastern Paraguay, in movements from various directions to develop Family farming and large agribusiness companies that characterize this region. The relationship between the diferente groups are expressed in the formo f recruitment, in the organization of the boarding school, in the pedagogical relationships, in the oragnization of times, in the history and the physical location of the school. The field research, in person and with virtual resourcesm took place between July 2019 and December 2020, a period crossed by the pandemic, following trajectories, individual and collective experiences, attentive to the particular and the contingente of intersubjective experiences through descriptive exercises of the sensitive, life lived, memories and meanings of school. Based on this research, it was possible to conceive the school Community as both a national Project of economic and geopolitical interest, as well as a historically located and culturally oriented process, which is (re)done daily. The sense of school is linked to border relations, materialized in the students’ Family experiences and in extra-local forces – urban Community and State policies. Intertwined, these relationship configure the Agricultural College of Foz do Iguaçu.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-04-08T14:31:42Z No. of bitstreams: 2 Laura_Duarte_Marinoski_2021.pdf: 1667529 bytes, checksum: 6e92ed5775e8c8fe6fcb4bff3458f78d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-08T14:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Laura_Duarte_Marinoski_2021.pdf: 1667529 bytes, checksum: 6e92ed5775e8c8fe6fcb4bff3458f78d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectAntropologyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBordereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titleDinâmicas fronteiriças e formação no colégio agrícola em Foz do Iguaçu: entre oeste do Paraná, Brasil e leste do Paraguaipor
dc.title.alternativeBorder dynamics and training at colégio agrícola in Foz do Iguaçu: between west of Paraná, Brazil and eastern of Paraguayeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laura_Duarte_Marinoski_2021.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons