Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5906
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação de um curso on-line sobre tuberculose na perspectiva de estudantes e profissionais de enfermagem
Other Titles: Evaluation of the tuberulose online course from the perspective of nursing students and professionals in primary health care
Evaluación del curso tuberulose online desde la perspectiva de estudiantes de enfermería y profesionales de atención primaria.
Autor: Ávila, Thaís Tânia 
Primeiro orientador: Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio da
Primeiro membro da banca: Boscarioli, Clodis
Segundo membro da banca: Almeida, Maria de Lourdes de
Terceiro membro da banca: Mayer, Paulo Cesar Morales
Resumo: A tuberculose (TB) é uma doença que acomete milhares de pessoas no mundo todo, constituido-se em um importante problema de saúde pública. Nesse sentido, os trabalhadores da área da saúde devem estar preparados para a identificação, diagnóstico e tratamento dos afetados por essa doença. Para tal preparo, tem-se a Educação Permanente em Saúde como estratégia de educação contínua, de forma a aprimorar os conhecimentos na busca de uma saúde integral e um vínculo com a comunidade assistida. Objetivo: o objetivo geral deste estudo é analisar a opinião de formandos de Enfermagem e de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre um curso de capacitação em tuberculose no ambiente da Plataforma Moodle. Materiais e Métodos: a abordagem empregada no estudo é a qualitativa, com análise descritiva e exploratória, utilizando-se da técnica de Grupo Focal para coleta de dados com sete questões norteadoras. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: participaram do estudo seis formandos de enfermagem e seis profissionais da Atenção Primária em Saúde, em grupos focais distintos. Estes avaliaram o curso em diversos aspectos de forma positiva, além da maioria relatar que buscam atualizações com vistas às inovações tecnológicas, principalmente no que tange à educação a distância. Considerações Finais: as estratégias de controle da TB ainda carecem de uma dimensão integral de assistência, e para tal, ações educativas, nomeadamente a educação permanente, voltadas aos graduandos e profissionais de enfermagem são fundamentais; as capacitações na modalidade a distância possibilitam o acesso a novos conhecimentos de maneira igualitária.
Abstract: Tuberculosis is a disease that affects thousands of people worldwide, being an important public health problem, health workers must be prepared for the identification, diagnosis and treatment of those affected by tuberculosis. For such preparation, Permanent Health Education is a continuous education strategy, in order to improve knowledge, in the search for integral health and a link with the assisted community. Objective: The general objective of this study is to analyze the opinion of nursing students and professionals of Primary Health Care about a training course in tuberculosis, in the environment of the Moodle platform. Materials and methods: The approach used in this study is qualitative, with descriptive and exploratory analysis, using the Focus Group technique for data collection with seven guiding questions. For data analysis, the Content Analysis technique was used. Results and discussion: Six nursing graduates and six primary health care professionals participated in the study, in different focus groups. Where it was found that the participants evaluated the course in several aspects in a positive way, in addition to the majority reporting that they seek updates with a view to technological innovations, especially with regard to distance education. Final Considerations: TB control strategies still lack an integral dimension of assistance, and for this, educational actions, namely permanent education, aimed at undergraduate and nursing professionals are essential, training through distance education has characteristics that allow access to new knowledge on an equal basis.
La tuberculosis es una enfermedad que afecta a miles de personas en todo el mundo, siendo un importante problema de salud pública, los trabajadores de la salud deben estar preparados para la identificación, diagnóstico y tratamiento de los afectados por la tuberculosis. Para tal preparación, la Educación Permanente en Salud es una estrategia de educación continua, con el fin de mejorar el conocimiento, en la búsqueda de la salud integral y el vínculo con la comunidad asistida. Objetivo: El objetivo general de este estudio es analizar la opinión de estudiantes de enfermería y profesionales de Atención Primaria de Salud sobre un curso de formación en tuberculosis, en el entorno de la plataforma Moodle. Materiales y métodos: El enfoque utilizado en este estudio es cualitativo, con análisis descriptivo y exploratorio, utilizando la técnica de Focus Group para la recolección de datos con siete preguntas orientadoras. Para el análisis de los datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido. Resultados y discusión: participaron del estudio seis licenciados en enfermería y seis profesionales de la atención primaria de salud, en diferentes grupos focales. Donde se encontró que los participantes evaluaron el curso en varios aspectos de manera positiva, además de que la mayoría reportó que buscan actualizaciones con miras a innovaciones tecnológicas, especialmente en lo que respecta a la educación a distancia. Consideraciones finales: Las estrategias de control de la TB aún carecen de una dimensión integral de atención, por lo que las acciones educativas, es decir, la educación permanente, dirigida a profesionales de pregrado y enfermería, son fundamentales, la formación a través de la educación a distancia tiene características que permiten el acceso a nuevos conocimientos en igualdad de condiciones.
Keywords: Educação a distância
Educação permanente em saúde
Serviços de saúde
Tríplice fronteira
Tuberculose
Distance education
Health services
Permanent health education
Triple border
Tuberculosis
Educación a distancia
Educación en salud permanente
Servicios de salud
Triple frontera
Tuberculosis
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Ávila, Thaís Tânia. Avaliação de um curso on-line sobre tuberculose na perspectiva de estudantes e profissionais de enfermagem. 2020. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5906
Issue Date: 13-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais_Tania_Avila_2020.pdfDocumento principal1.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons