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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5580
Tipo do documento: Dissertação
Title: Pensamento computacional no ensino de gramática de língua inglesa: atividade para o ensino fundamental II
Other Titles: Computational thinking in english language grammar teaching: activities for elementary school II
Autor: Lins, Thais Mazotti 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Lunardelli, Mariangela Garcia
Segundo membro da banca: Paizan, Delfina Cristina
Terceiro membro da banca: Pereira , Roberto
Resumo: Aprender um idioma é um desafio para muitos e, da mesma forma, podem aparecer obstáculos ao se ensinar uma nova língua. Alguns desses empecilhos são as dificuldades dos alunos em buscar o conhecimento de forma autônoma e do professor em desenvolver o protagonismo estudantil e em criar um ambiente dinâmico para que haja o aprendizado. O Pensamento Computacional mostra ser uma das possibilidades para auxiliar alunos e professores na busca para a concretização desses pontos, isto somado ao benefício de a resolução de suas atividades não impor a obrigatoriedade do uso de computadores e de poder ser realizada apenas com o apoio do professor, sem sua presença dominante. Surge então o seguinte questionamento: O Pensamento Computacional pode amparar os professores a ensinar a gramática da Língua Inglesa de uma forma que auxilie os alunos a entenderem melhor conteúdos que possuem dificuldade? Em busca dessa resposta estabeleceu-se o seguinte objetivo de pesquisa: propor o uso do Pensamento Computacional por meio de atividades de gramática que forneçam o suporte para os professores no ensino de conteúdos da Língua Inglesa do Ensino Fundamental II. Para descobrir quais os conteúdos gramaticais mais desafiadores no ensino, foi realizada uma pesquisa com professores de inglês da cidade de Foz do Iguaçu, e suas respostas foram usadas para a elaboração de atividades. Tais atividades serviram de base para a criação de um e-book que foi apresentado e divulgado em um curso de extensão piloto que, além de aprofundar a temática sobre o Pensamento Computacional, oportunizou aos professores participantes criarem outras atividades e as experienciarem com seus próprios alunos. Como resultado, todos os professores participantes apontaram como úteis e benéficas as atividades criadas e como instrutivo o curso ofertado, mostrando-se desejosos de participarem de futuras e seguintes Formações sobre a temática do Pensamento Computacional, pois sentiram-se motivados a incluir atividades de Pensamento Computacional em suas aulas de inglês. Acredita-se que esta pesquisa pode auxiliar os professores a construírem um ambiente educacional que priorize a independência, o engajamento e colabore para que os alunos vençam as barreiras que podem surgir na aquisição desse idioma.
Abstract: Learning a language is a challenge for many and, similarly, obstacles can arise when teaching a new language. Some of these obstacles are the students' difficulties in seeking knowledge autonomously and the teacher's in developing student protagonism and in creating a dynamic environment for learning. Computational Thinking proves to be one of the possibilities to help students and teachers in the search for the realization of these points, this added to the benefit that the resolution of their activities does not impose the mandatory use of computers and can be performed only with the support of the teacher, without its dominant presence. The following question then arises: Can Computational Thinking help teachers to teach English language grammar in a way that helps students better understand the content that they have difficulty? In search of this answer, the following research objective was established: to propose the use of Computational Thinking through grammar activities that provide support for teachers in teaching English Language content in Elementary School II. To find out which grammatical contents are the most challenging in teaching, a survey was conducted with English teachers in the city of Foz do Iguaçu, and their answers were used to prepare activities. These activities served as the basis for the creation of an e-book that was presented and disseminated in a pilot teacher development course that, in addition to deepening the theme of Computational Thinking, which gave the participating teachers the opportunity to create other activities and experience them with their own students. As a result, all participating teachers pointed out that the activities created were useful and beneficial, the course was instructive, and they wished to participate in future development courses on the theme of Computational Thinking, as they felt motivated to include Computational Thinking activities in their English lessons. It is believed that this research can help teachers to build an educational environment that prioritizes independence, engagement, and collaboration so that students overcome the barriers that may arise in the acquisition of this language.
Aprender un idioma es un desafío para muchos y, de manera similar, pueden surgir obstáculos al enseñar un nuevo idioma. Algunos de estos obstáculos son las dificultades de los estudiantes para buscar conocimientos de manera autónoma y las del profesor para desarrollar el protagonismo del estudiante y crear un entorno dinámico para el aprendizaje. El Pensamiento Computacional resulta ser una de las posibilidades para ayudar a estudiantes y docentes en la búsqueda de la realización de estos puntos, esto sumado al beneficio de que la resolución de sus actividades no impone el uso obligatorio de computadoras y se puede realizar solo con el apoyo del maestro, sin su presencia dominante. Entonces surge la siguiente pregunta: ¿Puede el Pensamiento Computacional ayudar a los maestros a enseñar gramática del idioma inglés de una manera que ayude a los estudiantes a comprender mejor el contenido que tiene dificultades? En busca de esta respuesta se estableció el siguiente objetivo de investigación: proponer el uso del Pensamiento Computacional a través de actividades gramaticales que brinden apoyo a los docentes en la enseñanza de contenidos de la Lengua Inglesa en la Escuela Primaria II. Para conocer qué contenidos gramaticales son los más desafiantes en la enseñanza, se realizó una encuesta con profesores de inglés en la ciudad de Foz do Iguaçu, y sus respuestas se utilizaron para preparar actividades. Estas actividades sirvieron de base para la creación de un libro electrónico que fue presentado y difundido en un curso de extensión piloto que, además de profundizar en la temática del Pensamiento Computacional, brindó a los docentes participantes la oportunidad de crear otras actividades y experimentarlas con sus propios alumnos. Como resultado, todos los profesores participantes señalaron como útiles y beneficiosos las actividades creadas y el curso ofrecido como instructivo, estando dispuestos a participar en capacitaciones futuras sobre el tema de Pensamiento Computacional, ya que se sintieron motivados para incluir actividades de Pensamiento Computacional en sus lecciones de inglés. Se cree que esta investigación puede ayudar a los docentes a construir un entorno educativo que priorice la independencia, el compromiso y la colaboración para que los estudiantes superen las barreras que puedan surgir en la adquisición de este idioma.
Keywords: Pensamento computacional
Organização do pensamento
Ensino de língua inglesa
Ensino de língua adicional
Computational thinking
Organization of thought
English language teaching
Additional language teaching
Pensamiento computacional
Organización del pensamiento
Enseñanza de lengua inglesa
Enseñanza adicional de idiomas
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Lins, Thais Mazotti. Pensamento computacional no ensino de gramática de língua inglesa: atividade para o ensino fundamental II. 2021. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5580
Issue Date: 29-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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