| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8170Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Aleixo, Antonio Carlos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7018298532368448 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Martins, Fernando José | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5242496231137438 | por |
| dc.contributor.referee1 | Klauck, Samuel | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048790978449306 | por |
| dc.contributor.referee2 | Bello, Mariana Eva Di | - |
| dc.contributor.referee3 | Schütz, Rosalvo | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0920572653737862 | por |
| dc.contributor.referee4 | Junior, Mario Candido de Athayde | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4077399819103782 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-12-08T13:28:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-24 | - |
| dc.identifier.citation | Aleixo, Antonio Carlos. A universidade e seu entorno no Estado do Paraná: extensão universitária na Unioeste. 2025. 236 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8170 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo sustentar a tese de que a Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, gestada a partir de movimentos da região Oeste do Estado, no entroncamento territorial de urbanização de uma região específica de fronteiras, pode ser concebida como um fenômeno social cuja concretude deu-se a partir de determinações de origem associadas à relação intensa com movimentos sociais de base, durante a Nova República, cujos reflexos podem ser percebidos, atualmente, na sua relação com o entorno social e extensionista. Esta assertiva resultou da investigação que realizamos para dar conta dos questionamentos acerca da relação entre universidade-sociedade-extensão universitária, com delimitação objetivada sobre as universidades paranaenses e a Unioeste, singularmente, tanto no período de disputas políticas por sua criação quanto no período de institucionalização, ou seja, nas décadas de 1980 e 1990, no período histórico nacional conhecido como Nova República. O procedimento metodológico que adotamos parte da concepção de que a realidade encontra-se estruturada como totalidade, em permanente movimento, cujas partes, heterogêneas, instáveis e conflitantes só podem ser compreendidas na relação com o todo, de maneira recíproca, identificando suas conexões quantitativas e qualitativas, quando categorias e conceitos se reformulam a cada incorporação do movimento anterior. A organização dos procedimentos metodológicos obedeceu ao movimento da própria investigação, partindo, inicialmente, de pesquisa bibliográfica e documental acerca do surgimento do tema “universidade - entorno social - extensão universitária”, na América Latina e no Brasil, das mudanças conceituais e práticas do que seja extensão universitária nas universidades brasileiras, de 1911 até 2018, considerando os efeitos que mudanças econômicas, ideológicas e alterações no poder de controle do estado brasileiro exerceram sobre as universidades e suas práticas. Os resultados obtidos autorizam-nos a afirmar que a Unioeste foi criada num momento de fortalecimento da sociedade civil brasileira, no interior de uma comunidade regional que pode ser classificada como “totalmente ativa” (ao planejar e executar um projeto de universidade regional), de forma politizada, contrariando a tecnocracia e os pressupostos da moderna universidade proposta pelos intelectuais da Nova República, num momento em que os parâmetros da extensão universitária encontravam-se em estado de fluidez e se diluíam no interior de atividades cujos limites conceituais podem ser classificados como “relações com a comunidade”. A análise dos documentos indicam que para mobilizar-se, no interior da sociedade política representativa paranaense e heterogênea comunidade do Oeste do Paraná foi necessário: disposição intelectual de seus agentes para elaboração de uma consciência regional; conquista de autonomia cultural relativa; superação, em saltos, de capacidades cognitivas relativas à compreensão do papel social do ensino superior; rompimento com o crescimento espontâneo e não planejado; conquista de técnicas e materiais necessários para manutenção do crescimento. A prática e os resultados de nossa investigação ampliam o universo teórico a respeito da história da universidade brasileira, com particularidade para as instituições regionais multicampi, disponibilizando material capaz de orientar possíveis decisões políticas para a educação superior brasileira. | por |
| dc.description.abstract | The aim of this paper is to support the thesis that UNIOESTE - the State University of Western Paraná, which was born out of movements in the western region of the state, at the territorial junction of the urbanization of a specific border region, can be conceived as a social phenomenon whose concreteness came about as a result of determinations of origin associated with the intense relationship with grassroots social movements, during the New Republic, whose reflections can currently be seen in its relationship with the social and extension environment. This assertion is the result of the research we carried out to answer questions about the relationship between university-society-university extension, focusing on the universities of Paraná and Unioeste in particular, both in the period of political disputes over their creation and in the period of institutionalization, i.e. in the 1980s and 1990s, during the national historical period known as the New Republic. The methodological procedure we adopted is based on the idea that reality is structured as a totality, in permanent movement, whose heterogeneous, unstable and conflicting parts can only be understood in relation to the whole, in a reciprocal way, identifying their quantitative and qualitative connections, when categories and concepts are reformulated with each incorporation of the previous movement. The organization of the methodological procedures followed the movement of the investigation itself, starting with bibliographical and documentary research on the emergence of the theme “university - social environment - university extension” in Latin America and Brazil, the conceptual and practical changes of what university extension is in Brazilian universities, from 1911 to 2018, considering the effects that economic and ideological changes and changes in the power of control of the Brazilian state have exerted on universities and their practices. The results obtained authorize us to state that Unioeste was created at a time when Brazilian civil society was being strengthened, within a regional community that can be classified as “totally active” (in planning and executing a regional university project), in a politicized way, contrary to technocracy and the assumptions of the modern university proposed by the intellectuals of the New Republic, at a time when the parameters of university extension were in a state of fluidity and were diluted within activities whose conceptual limits can be classified as “relations with the community”. An analysis of the documents shows that in order to mobilize the heterogeneous community of the west of Paraná within the political representative society of Paraná, it was necessary: for its agents to be intellectually disposed in order to develop a regional conscience; to achieve relative cultural autonomy; to overcome, in leaps and bounds, cognitive capacities related to understanding the social role of higher education; to break away from spontaneous and unplanned growth; and to acquire the techniques and materials necessary to maintain growth. The practice and results of our investigation broaden the theoretical universe regarding the history of the Brazilian university, with particular regard to regional multi-campus institutions, providing material capable of guiding possible political decisions for Brazilian higher education. | eng |
| dc.description.abstract | El objetivo de este trabajo es sustentar la tesis de que la UNIOESTE - Universidad Estadual del Oeste del Paraná, nacida de los movimientos de la región Oeste del estado, en el nudo territorial de la urbanización de una región específica de frontera, puede ser concebida como un fenómeno social cuya concreción ha surgido como resultado de determinaciones originales asociadas a la intensa relación con los movimientos sociales de base durante la Nueva República, cuyos efectos se pueden ver actualmente en su relación con su entorno social y extensionista. Esta afirmación resultó de la investigación que realizamos para responder a preguntas sobre la relación universidad-sociedad-extensión universitaria, centrándonos en las universidades de Paraná y Unioeste en particular, tanto en el período de disputas políticas por su creación como en el período de institucionalización, es decir, en las décadas de 1980 y 1990, durante el período histórico nacional conocido como Nueva República. El procedimiento metodológico que adoptamos se basa en la idea de que la realidad se estructura como una totalidad, en permanente movimiento, cuyas partes heterogéneas, inestables y conflictivas sólo pueden comprenderse en relación con el todo, de forma recíproca, identificando sus conexiones cuantitativas y cualitativas, al reformularse categorías y conceptos con cada incorporación del movimiento anterior. La organización de los procedimientos metodológicos siguió el movimiento de la propia investigación, a partir de la investigación bibliográfica y documental sobre el surgimiento del tema «universidad - medio social - extensión universitaria» en América Latina y Brasil, los cambios conceptuales y prácticos de lo que es la extensión universitaria en las universidades brasileñas de 1911 a 2018, considerando los efectos que los cambios económicos e ideológicos y los cambios en el poder de control del Estado brasileño han tenido sobre las universidades y sus prácticas. Los resultados obtenidos nos autorizan a afirmar que la Unioeste fue creada en un momento de fortalecimiento de la sociedad civil brasileña, dentro de una comunidad regional que puede ser clasificada como «totalmente activa» (en la planificación y ejecución de un proyecto universitario regional), de forma politizada, contraria a la tecnocracia y a los presupuestos de la universidad moderna propuestos por los intelectuales de la Nueva República, en un momento en que los parámetros de la extensión universitaria se encontraban en estado de fluidez y se diluían dentro de actividades cuyos límites conceptuales pueden ser clasificados como «relaciones con la comunidad». El análisis de los documentos muestra que, para movilizarse dentro de la heterogénea sociedad política y representativa del Oeste paranaense, era necesario: que sus agentes estuvieran intelectualmente dispuestos a desarrollar una conciencia regional; alcanzar una relativa autonomía cultural; superar, a pasos agigantados, las capacidades cognitivas relacionadas con la comprensión del papel social de la enseñanza superior; romper con el crecimiento espontáneo y no planificado; y adquirir las técnicas y los materiales necesarios para mantener el crecimiento. La práctica y los resultados de nuestra investigación amplían el universo teórico sobre la historia de la universidad brasileña, con especial referencia a las instituciones multicampus regionales, proporcionando material capaz de orientar posibles decisiones políticas para la enseñanza superior brasileña. | spa |
| dc.description.provenance | Submitted by Amandha Rodrigues (amandha.rodrigues@unioeste.br) on 2025-12-08T13:28:02Z No. of bitstreams: 1 Antonio_Carlos_Aleixo_2025.pdf: 1687422 bytes, checksum: 2855f517d3b0498d9d09cb6b36240d30 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-08T13:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio_Carlos_Aleixo_2025.pdf: 1687422 bytes, checksum: 2855f517d3b0498d9d09cb6b36240d30 (MD5) Previous issue date: 2025-11-24 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Centro de Educação Letras e Saúde | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| dc.subject | Extensão universitária | por |
| dc.subject | Universidades paranaenses | por |
| dc.subject | Unioeste | por |
| dc.subject | University extension | eng |
| dc.subject | Universities of Paraná | eng |
| dc.subject | Unioeste | eng |
| dc.subject | Extensión universitaria | spa |
| dc.subject | Universidades en Paraná | spa |
| dc.subject | Unioeste | spa |
| dc.subject.cnpq | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | por |
| dc.title | A universidade e seu entorno no Estado do Paraná: extensão universitária na Unioeste | por |
| dc.title.alternative | The university and its surroundings in the state of Paraná: university extension at Unioeste | eng |
| dc.title.alternative | La universidad y su entorno en el Estado de Paraná: extensión universitaria en Unioeste | spa |
| dc.type | Tese | por |
| dc.publisher.campus | Foz do Iguaçu | por |
| Appears in Collections: | Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Antonio_Carlos_Aleixo_2025.pdf | Documento principal | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
