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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7921
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O protagonismo infantil nas narrativas do cotidiano em um CEIM de Chapecó-SC: entre a subversão e a resistência |
Other Titles: | Child protagonism in everyday narrativas at a CEIM in Chapecó SC: between subversion and resistance Protagonismo infantil en narrativas cotidianas en un CEIM de Chapecó-SC: entre la subversión y la resistencia |
Autor: | Angonese, Anderson ![]() |
Primeiro orientador: | Conceição, Caroline Machado Cortelini |
Primeiro membro da banca: | Conceição, Caroline Machado Cortelini |
Segundo membro da banca: | Pilonetto, Roseli de Fátima Rech |
Terceiro membro da banca: | Beltrame, Lisaura Maria |
Resumo: | A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e ao Grupo Educação, Crianças e Infância (GPECI), tem como tema central o protagonismo infantil. Nesse sentido, o estudo destaca as culturas infantis e suas inter-relações com os processos educativos em instituições de educação infantil, possibilitando subsídios para a formação de professores no curso de pedagogia. A criança ter voz, se expressar e ser ouvida ainda é um direito a ser alcançado e incorporado pelos diferentes atores sociais. No contexto educacional, é importante que os professores compreendam o que é o protagonismo e como promover o protagonismo infantil. bem como a formação continuada das professoras dos CEIMs. O objetivo da pesquisa é analisar como se estabelecem as relações de protagonismo entre crianças e professoras em uma turma de um CEIM de Chapecó-SC. Para alcançar tal objetivo realizou-se uma investigação qualitativa de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995; CORSARO, 2005), desenvolvida sob a perspectiva fenomenológica (BICUDO, 1994; MACHADO, 2013), com aporte teórico da sociologia da infância (PROUT E JAMES, 1990; CORSARO, 1997). A pesquisa foi desenvolvida em um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) de Chapecó-SC. Os sujeitos participantes foram vinte crianças da turma Crianças Bem Pequenas-B. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIOESTE e aprovada sob o parecer nº 5.976.295. Foi realizada a observação participante na turma, para registrar os observáveis, o pesquisador utilizou um diário de bordo e uma câmera fotográfica para registro das cenas. O período de observação compreendeu de 23 de maio a 30 de outubro de 2023, com sessões semanais, das 07h45 às 11h45. As metodologias visuais são importante recurso em investigações com bebês e crianças bem pequenas, pois possibilitam ao pesquisador refletir sobre o universo complexo que constitui as narrativas destes sujeitos. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com as profissionais daquele grupo, tendo em vista a importância de ouvir todos os sujeitos participantes. O trabalho acentuou a importância de os professores perceberem as crianças como sujeitos ativos, cidadãos de direitos e dotados de cultura e compreenderem a necessidade de favorecer a expressão das linguagens infantis e a participação da criança no seu próprio processo formativo. As conclusões apontam que a participação é um direito da criança e a prática pedagógica deve ser pautada nesse direito. Assim como, a pesquisa assinala a importância de as crianças terem participação ativa na pesquisa educacional que envolve crianças sendo percebidas como protagonistas. |
Abstract: | This dissertation, linked to the Postgraduate Program in Education at the State University of
Western Paraná (UNIOESTE), in the line Culture, Educational Processes and Teacher Training
and to the Education, Children and Childhood Group (GPECI), has child protagonism as its
central theme. In this sense, the study highlights children's cultures and their interrelationships
with educational processes in early childhood education institutions, providing support for
teacher training in the pedagogy course. Children having a voice, expressing themselves and
being heard is still a right to be achieved and incorporated by the different social actors. In the
educational context, it is important that teachers understand what protagonism is and how to
promote child protagonism, as well as the continuing education of CEIM teachers. The aim of
this research is to analyze how protagonist relationships are established between children and
teachers in a class at a CEIM in Chapecó-SC. In order to achieve this objective, a qualitative
ethnographic investigation was carried out (ANDRÉ, 1995; CORSARO, 2005), developed from
a phenomenological perspective (BICUDO, 1994; MACHADO, 2013), with theoretical support
from the sociology of childhood (PROUT AND JAMES, 1990; CORSARO, 1997). The
research was carried out in a Municipal Early Childhood Education Center (CEIM) in Chapecó SC. Twenty children from the Very Young Children-B class took part. The research was
submitted to UNIOESTE's Research Ethics Committee (CEP) and approved under opinion no.
5.976.295. Participant observation was carried out in the class, and to record the observables,
the researcher used a logbook and a camera to record the scenes. The observation period lasted
from May 23 to October 30, 2023, with weekly sessions from 07:45 to 11:45. Visual
methodologies are an important resource in research with babies and very young children, as
they allow the researcher to reflect on the complex universe that makes up the narratives of
these subjects. Semi-structured interviews were also carried out with the professionals in the
group, given the importance of listening to all the participants. The work highlighted the
importance of teachers perceiving children as active subjects, citizens with rights and endowed
with culture, and understanding the need to encourage the expression of children's languages
and their participation in their own educational process. The conclusions point out that
participation is a child's right and pedagogical practice must be based on this right. The research
also highlights the importance of children taking an active part in educational research that
involves children being seen as protagonists. Esta disertación, vinculada al Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Estatal del Oeste del Paraná (UNIOESTE), en la línea Cultura, Procesos Educativos y Formación Docente y al Grupo Educación, Infancia y Niñez (GPECI), tiene como tema central el protagonismo infantil. En este sentido, el estudio destaca las culturas infantiles y sus interrelaciones con los procesos educativos en las instituciones de educación infantil, sirviendo de apoyo a la formación docente en el curso de pedagogía. Que los niños tengan voz, se expresen y sean escuchados sigue siendo un derecho a ser alcanzado e incorporado por los diferentes actores sociales. En el contexto educativo, es importante que los docentes comprendan qué es el protagonismo y cómo promover el protagonismo infantil, así como la formación continua de los docentes de los CEIM. El objetivo de esta investigación es analizar cómo se establecen las relaciones de protagonismo entre niños y profesores en una clase de un CEIM de Chapecó-SC. Para lograr este objetivo, se realizó una investigación etnográfica cualitativa (ANDRÉ, 1995; CORSARO, 2005), desarrollada desde una perspectiva fenomenológica (BICUDO, 1994; MACHADO, 2013), con apoyo teórico de la sociología de la infancia (PROUT Y JAMES, 1990; CORSARO, 1997). La investigación se llevó a cabo en un Centro Municipal de Educación Infantil (CEIM) de Chapecó-SC. Participaron 20 niños de la clase Niños Muy Pequeños-B. La investigación fue sometida al Comité de Ética en Investigación (CEP) de UNIOESTE y aprobada bajo el dictamen nº 5.976.295. La observación participante fue realizada en la clase, y para registrar los observables, la investigadora utilizó un cuaderno de registro y una cámara fotográfica para grabar las escenas. El periodo de observación duró del 23 de mayo al 30 de octubre de 2023, con sesiones semanales de 07.45 a 11.45. Las metodologías visuales son un recurso importante en la investigación con bebés y niños muy pequeños, ya que permiten al investigador reflexionar sobre el complejo universo que conforma las narrativas de estos sujetos. También se realizaron entrevistas semiestructuradas a los profesionales del grupo, dada la importancia de escuchar a todos los participantes. El trabajo destacó la importancia de que los profesores perciban a los niños como sujetos activos, ciudadanos con derechos y dotados de cultura, y comprendan la necesidad de favorecer la expresión de los lenguajes infantiles y su participación en su propio proceso educativo. Las conclusiones señalan que la participación es un derecho del niño y que la práctica pedagógica debe basarse en este derecho. La investigación también subraya la importancia de que los niños tomen parte activa en la investigación educativa, que implica que los niños sean considerados protagonista. |
Keywords: | Protagonismo infantil Educação Infantil Pesquisa com crianças Child protagonism Early childhood education Research with children Protagonismo infantil Educación infantil Investigación con niños |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | ANGONESE, Anderson. O protagonismo infantil nas narrativas do cotidiano em um CEIM de Chapecó-SC: entre a subversão e a resistência. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco beltrão, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7921 |
Issue Date: | 27-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
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