Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKezerle, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357156777320621por
dc.contributor.advisor1Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.advisor-co1Garcia, Aurelio Gimenes-
dc.contributor.referee1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee2Soligo, Lorivaldo-
dc.contributor.referee3Barros, Aparecida Maria Almeida-
dc.date.accessioned2025-06-12T17:29:32Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationKezerle, Ana Paula. Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023). 2024. 226 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7901-
dc.description.resumoEste trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pandemia SARS CoV-2/COVID-19). Um estudo desta natureza é essencial para fomentar o debate sobre o assunto, apontando quais foram os desdobramentos da pandemia sobre a instituição escolar e assim vislumbrarmos como será o futuro da educomunicação. Isto posto, a metodologia escolhida foi uma revisão bibliográfica, em abordagem qualitativa, cujo início se deu com um mapeamento do estado do conhecimento delineando em termos históricos e conceituais o campo da Educomunicação. Em um segundo momento o levantamento bibliométrico e a tabulação dos dados dos artigos escolhidos que foram publicados na ANPEd e na Intercom no recorte de tempo dos anos supra citados. Os resultados da pesquisa indicam uma rica diversidade de abordagens e temas explorados nos artigos dos anais da Intercom e ANPEd, com diferenças marcantes entre as duas instituições. Na Intercom, os estudos têm um foco predominante na interface entre comunicação e educação, adotando uma abordagem prática e aplicada, especialmente no contexto da adaptação ao ensino remoto e no combate à desinformação durante a pandemia de COVID-19. Já a ANPEd apresenta um equilíbrio mais pronunciado entre abordagens teóricas e aplicadas, com ênfase na formação continuada dos professores e na implementação de políticas pedagógicas. Enquanto a Intercom prioriza a resolução de problemas específicos no campo educacional através da aplicação de conceitos teóricos, a ANPEd integra a investigação teórica com práticas pedagógicas emergentes, refletindo as diferentes prioridades acadêmicas e tradições de cada instituição.por
dc.description.abstractThis study provides a general overview of research conducted on the theme of educommunication during the pandemic and aims to investigate, quantify, and analyze studies on this topic, based on articles published in the proceedings of research groups on Education and Communication affiliated with ANPEd (Brazilian National Association of Graduate Studies and Research in Education) and Intercom (Brazilian Society for Interdisciplinary Studies in Communication) from 2017 to 2023 (before/after the SARS- CoV-2/COVID-19 pandemic). This type of research is essential for fostering debate on the subject, highlighting the pandemic’s impact on educational institutions and offering insights into the future of educommunication. The chosen methodology was a bibliographic review with a qualitative approach, beginning with a knowledge mapping that outlined the historical and conceptual landscape of the field of Educommunication. Subsequently, a bibliometric analysis was conducted on selected articles published in ANPEd and Intercom during the specified time frame. The research results indicate a rich diversity of approaches and themes explored in the articles from both institutions, with notable differences between them. Intercom’s studies predominantly focus on the interface between communication and education, adopting a practical and applied approach, particularly in the context of adaptation to remote learning and combating misinformation during the COVID-19 pandemic. ANPEd, on the other hand, presents a more pronounced balance between theoretical and applied approaches, emphasizing ongoing teacher training and the implementation of pedagogical policies. While Intercom prioritizes solving specific educational issues through the application of theoretical concepts, ANPEd integrates theoretical inquiry with emerging pedagogical practices, reflecting the distinct academic priorities and traditions of each institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-12T17:29:32Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Kezerle.pdf: 393050 bytes, checksum: bcf64ff0cd2b0eed723ffb2eac4266ab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-12T17:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Kezerle.pdf: 393050 bytes, checksum: bcf64ff0cd2b0eed723ffb2eac4266ab (MD5) Previous issue date: 2024-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectEstado da artepor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectState of the knowledgeeng
dc.subjectFormal educationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleVida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)por
dc.title.alternativeAcademic life in times of pandemic: educommunication in the publications of ANPEd and Intercom (2017–2023)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Kezerle.pdfARQUIVO COMPLETO383.84 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.