Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, João Enzio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365908660291562por
dc.contributor.advisor1Schröder, Tânia Maria Rechia-
dc.contributor.referee1Silva, Luzia Batista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lucila Maria Pesce de-
dc.contributor.referee3Alves, Fabio Lopes-
dc.contributor.referee4Soligo, Valdecir-
dc.date.accessioned2025-05-22T20:02:42Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationGomes, João Enzio. A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva. 2025. 206 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7854-
dc.description.resumoEsta tese investiga a relação entre emoções e cognição a partir de uma abordagem fenomenológica e neurocientífica. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a integração entre fenomenologia e neurociência pode contribuir para a compreensão dos processos emocionais e cognitivos na aprendizagem e na adaptação cerebral? O estudo examina como a experiência subjetiva influencia e complementa a compreensão dos processos emocionais e cognitivos no contexto da aprendizagem. Argumentamos que a fenomenologia oferece um aporte teórico relevante ao considerar a intencionalidade da consciência e a percepção incorporada como elementos fundamentais da cognição. Além disso, integramos perspectivas neurocientíficas para analisar como a neuroplasticidade e as bases biológicas das emoções impactam o desempenho cognitivo. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica que contempla autores clássicos da fenomenologia, como Husserl e Merleau-Ponty, bem como estudos contemporâneos em neurociência cognitiva. Como procedimentos analíticos, utilizamos a epoché, a análise eidética e a variação imaginativa para examinar a interdependência entre emoções e cognição e suas implicações para práticas pedagógicas. Os resultados indicam que compreender a aprendizagem a partir da inter-relação entre emoção e cognição possibilita o desenvolvimento de Práticas sensíveis à experiência vivida no aprender e no ensinar mais adaptativas. Evidenciamos que abordagens educacionais que consideram tanto os aspectos subjetivos da experiência quanto os fundamentos neurobiológicos da cognição promovem um ensino mais eficaz e engajador. Além disso, a pesquisa reforça a hipótese de que a integração entre neurociência e fenomenologia amplia a compreensão dos processos cognitivos, fornecendo um modelo mais abrangente para o ensino e a aprendizagem. Por fim, o estudo destaca que respostas emocionais influenciam na aquisição e retenção do conhecimento. Compreender essa dinâmica de modo holístico pode contribuir significativamente para o aprimoramento de metodologias educacionais, tornando-as mais alinhadas às necessidades dos estudantes e favorecendo um aprendizado mais profundo e significativo.por
dc.description.abstractThis thesis investigates the relationship between emotions and cognition from a phenomenological and neuroscientific approach. The guiding question of the research is: how can the integration between phenomenology and neuroscience contribute to understanding emotional and cognitive processes in learning and brain adaptation? The study examines how subjective experience influences and complements the understanding of emotional and cognitive processes in the learning context. We argue that phenomenology provides a relevant theoretical framework by considering the intentionality of consciousness and embodied perception as fundamental elements of cognition. Additionally, we integrate neuroscientific perspectives to analyze how neuroplasticity and the biological foundations of emotions impact cognitive performance. The research follows a qualitative approach, based on a bibliographic review that includes classical phenomenology authors, such as Husserl and Merleau- Ponty, as well as contemporary studies in cognitive neuroscience. As analytical procedures, we use epoché, eidetic analysis, and imaginative variation to examine the interdependence between emotions and cognition and their implications for pedagogical practices. The results indicate that understanding learning through the interrelation between emotion and cognition enables the development of more adaptive pedagogical strategies. We demonstrate that educational approaches that consider both the subjective aspects of experience and the neurobiological foundations of cognition promote more effective and engaging teaching. Moreover, the research reinforces the hypothesis that integrating neuroscience and phenomenology enhances the understanding of cognitive processes, providing a more comprehensive model for teaching and learning. Finally, the study highlights that emotional responses influence knowledge acquisition and retention. Understanding this dynamic holistically can significantly contribute to improving educational methodologies, making them more aligned with students’ needs and fostering deeper and more meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-05-22T20:02:42Z No. of bitstreams: 1 João Enzio Gomes.pdf: 22121597 bytes, checksum: de8b253e27858a76dbe16259526a13d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T20:02:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 João Enzio Gomes.pdf: 22121597 bytes, checksum: de8b253e27858a76dbe16259526a13d8 (MD5) Previous issue date: 2025-04-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectNeurociência cognitivapor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPercepção incorporadapor
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectCognitive neuroscienceeng
dc.subjectEmotions; Learningeng
dc.subjectEmbodied perceptioneng
dc.subject.cnpqFORMAÇÃO DE PROFESSORESpor
dc.titleA fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitivapor
dc.title.alternativeThe Phenomenology of Emotion in Learning: Subjectivity, Body, and Perception in the Cognitive Experience/Lived Experienceeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Enzio Gomes.pdfARQUIVO COMPLETO21.6 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.